TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peixes

Tese: Peixes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

Peixes

Os peixes representam a maior classe em número de espécies conhecidas entre os vertebrados. Acredita-se que os peixes tenham surgido por volta de 45 milhões de anos atrás. Eles ocupam as águas salgadas dos mares e oceanos e as águas doces dos rios, lagos e açudes. Nesse grupo, existem cerca de 24 mil espécies, das quais mais da metade vive em água salgada. O tamanho médio dos peixes pode variar de um centímetro a até cerca de 18 metros.

Provavelmente foram os primeiros vertebrados a surgir na Terra, e eram pequenos, sem mandíbula, com coluna vertebral cartilaginosa e uma carapaça revestindo seus corpos. Na evolução houve uma série de adaptações em seu habitat como não ter a couraça pesada, ser nadadores velozes, ter mandíbulas e poder morder.

Antes limitados à filtração de partículas nutritivas suspensas na água ou depositadas no fundo e sendo presas de alguns tipos de invertebrados, os peixes tornaram-se também eficientes predadores. Desde que surgiram, já ocupavam com sucesso os ambientes aquáticos salgado e doce, e continuam assim até hoje.

Classificação

Existem duas classes de peixes: a classe dos cartilaginosos e a classe dos peixes ósseos.

Os peixes cartilaginosos

Os peixes cartilaginosos, como o tubarão e a raia, vivem principalmente em água salgada. Mas algumas espécies de raia vivem em água doce.

Entre as características dos peixes cartilaginosos, podemos considerar:

• esqueleto cartilaginoso e relativamente leve;

• presença de cinco pares de fendas branquiais e um orifício chamado espiráculo, por onde entra a água e banha as brânquias;

• boca localizada ventralmente e intestino terminando em uma espécie de bolsa chamada cloaca - nela, convergem os dutos finais do sistema digestório, urinário e genital.

Os peixes ósseos

Os peixes ósseos são abundantes tanto em água salgada (tainhas, robalos, cavalos-marinhos, pescadas, etc.) como em água doce (lambaris, dourados, pintados, pacus, acarás-bandeiras, etc.).

Vamos considerar algumas características dos peixes ósseos:

• esqueleto predominantemente ósseo;

• presença de quatro pares de fendas branquiais e ausência de espiráculo, brânquias protegidas por uma estrutura denominada opérculo;

• boca localizada na região anterior e intestino terminado no ânus, não há cloaca;

• presença, em muitas espécies, de uma vesícula armazenadora de gases chamada bexiga natatória ou vesícula gasosa.

Ausente nos peixes cartilaginosos, a bexiga natatória - que pode aumentar e diminuir de volume de acordo com a profundidade em que o peixe se encontra - favorece a flutuação e, com isso, permite ao animal economizar energia, já que ele pode permanecer mais ou menos estável numa determinada profundidade sem que para isso necessite de grande esforço muscular para a natação.

Características que favorecem a vida na água

Os peixes apresentam várias características que favorecem o desempenho de suas atividades no ambiente em que vivem. Entre elas, destacam-se:

• corpo com formato, em geral, hidrodinâmico, isto é, achatado lateralmente e alongado, o que favorece seu deslocamento na água;

• presença de nadadeiras, estruturas de locomoção que, quanto à localização, podem ser peitorais, ventrais, dorsais, caudais e anais;

• corpo geralmente recoberto por escamas lisas, cuja organização diminui o atrito com a água enquanto o animal se desloca; além disso , a pele é dotada de glândulas produtoras de muco, o que também contribui para diminuir o atrito com a água;

• musculatura do tronco segmentada, o que permite a realização de movimentos ondulatórios.

Temperatura

Tal como os anfíbios e répteis, a maioria dos peixes, ao contrário dos pássaros e mamíferos, não tem uma temperatura corporal constante. Estes adaptam-se à temperatura do seu ambiente, pelo que são designados pecilotérmicos. Por isso, é importante que a temperatura no seu aquário seja sempre adequada às necessidades dos peixes, ainda que cada espécie tolere oscilações de poucos graus.

Se a temperatura se situar abaixo deste nível de tolerância, os peixes arrefecem. Eles mostram menos atividade e o sistema imunológico enfraquece, facilitando o aparecimento de infecções.

Quando a temperatura constantemente elevada, havendo ainda oxigénio suficiente na água, a expectativa de vida dos peixes diminui consideravelmente

Se a temperatura da água for claramente demasiado elevada, os peixes podem sufocar.

Respiração

Os peixes respiram absorvendo o oxigênio presente na água. Por isso, eles precisam ficar continuamente engolindo a água dos rios ou do mar, que segue para um órgão respiratório, as brânquias. Quando chega às brânquias (também conhecidas como guelras), a água passa primeiro por pequenos cílios existentes no órgão, que servem para filtrar impurezas, como restos de alimento, areia ou detritos.

Em seguida, a água filtrada atravessa as brânquias, que têm minúsculas estruturas formadas por filamentos e lamelas lâminas muito finas e maleáveis. É nos filamentos e nas lamelas que ocorre a troca gasosa que no corpo humano rola nos alvéolos pulmonares. Ambos têm vasos muito finos, chamados capilares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com