TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas E Resposta

Monografias: Perguntas E Resposta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 6

1. Qual a importância dos carboidratos para os seres vivos ?

São importantes porque estão relacionados com o fornecimento de energia imediata para a célula e estão presentes em diversos tipos de alimentos. Os carboidratos são os principais produtos a fotossíntese. Além de função energética, também possuem uma função estrutural, atuando como o esqueleto de alguns tipos de células, como por exemplo, a celulose e a quitina, que fazem parte do esqueleto vegetal e animal, respectivamente. Os carboidratos participam da estruturas dos ácidos nucléicos (RNA e DNA), sob a forma de ribose e desoxirribose, que são monossacarídeos com 5 átomos de carbono em sua fórmula.

2. Descreva a digestão e absorção dos carboidratos, comente sobre os adoçantes dietéticos.

A digestão dos carboidratos inicia-se na boca com a saliva que contêm a enzima amilase ( ptialina) que catalisa a hidrólise (reação química de quebra de uma molécula por água.Reação de alteração envolvendo fluido aquoso com íons de hidrogênio (H+) ou de hidroxila (OH-) substituindo íons que são liberados para a solução) do amido, liberando a maltose. A amilase salivar continua atuando até chegar no estômago, onde sua ação é inibida pelo pH ácido. Já no intestino delgado, a enzima amilase pancreática forma principalmente maltose, oligossacarídeos (dextrinas) e determinada quantidade de isomaltose. A maior parte da digestão de carboidratos acontece no intestino delgado (duodeno) e esta digestão ocorre não só no lúmen, mas também na borda em escova do enterócito, onde a enzima maltase transforma a maltose em duas glicoses. Nessa superfície epitelial há as enzimas sacarase (quebra as ligações alfa e beta 1→2), lactase (fornece glicose) e isomaltase (quebra as ligações alfa 1→6 da isomaltose), que atuam na quebra até chegar aos monossacarídeos dos seguintes substratos: sacarose, lactose e isomaltose. Após todas as etapas da digestão, encontramos os seguintes monossacarídeos:glicose,frutose e galactose, que podem ser absorvidos pelo enterócito. A absorção é o transporte de moléculas do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea. Após a absorção, o fígado libera uma parte da glicose para a corrente sanguínea e o restante é armazenado na forma de glicogênio. Na boa.....amilase, no estômago...dextrina/maltose ph 1,5- 2,0 acida, e no intestino amilase pancreática ph 6,5 – 7,0 base.

Já os adoçantes dietéticos são constituídos a partir de edulcorantes(Esteviosídeo, Sorbitol, Manitol) que conferem doçura sem possuir sacarose na composição, uma vez que são elaborados para atender às necessidades de pessoas com restrição de carboidratos simples (diabéticso). Tipos de adoçantes:

Sacarina - é cerca de 300 a 700 vezes mais doce que a sacarose. Apresenta gosto residual amargo em altas concentrações. Pode ir ao fogo.

Ciclamato - é uma substância não calórica, aproximadamente 40 vezes mais doce que o açúcar, tendo um sabor muito próximo à este. Se mantém inalterado durante prolongados períodos de cocção. Seu poder edulcorante é bem menor do que o de outros edulcorantes de baixa caloria. Desta forma uma maior quantidade deve ser empregada para alcançar o mesmo efeito. Deve ser consumido com moderação pelas pessoas com hipertensão arterial, pois contem sódio.

Aspartame - é 150 - 200 vezes mais doce que o açúcar permitindo significativa redução calórica nos alimentos. A estabilidade do aspartame diminui com o aumento da temperatura. Para o preparo de produtos que vão ser pouco aquecidos, como gelatinas, pudins, achocolatados, e recheios de bolos, não há qualquer perda perceptível de poder adoçante. Não deixa sabor residual amargo, não é calórico. Não pode ser usado por pessoas portadores de fenilcetonúria (doença genética rara que atinge 1/1000 indivíduos).

Acesulfame-K - o poder adoçante é 180 - 200 vezes maior do que o da sacarose. A doçura não diminui com o aumento da temperatura, como acontece com outros edulcorantes artificiais. É um edulcorante não calórico.

3. Diferencie monossacarídeo, dissacarídeos e polissacarídeos e dê exemplos.

Como se dá a ligação que une os polissacarídeos ?

Monossacarídeos: são as mais simples, e denominadas de acordo com o número de carbonos que possuem. Triose, tetrose, pentose, hexose e heptose são os nomes dados a monossacarídeos de três, quatro, cinco, seis e sete carbonos, respectivamente. Glicose, desoxirribose e ribose

dissacarídeos são o resultado da união entre dois monossacarídeos por meio de uma ligação denominada glicosídica, com liberação de uma molécula de água - processo este conhecido como “síntese por desidratação”. A sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose), e maltose (glicose + glicose) são as mais conhecidas.

polissacarídeos, moléculas formadas por um grande número de monossacarídeos, formam grandes cadeias orgânicas, podendo apresentar outros elementos, além dos três principais já citados, em sua estrutura. São insolúveis em água, permitindo que alguns destes, como o amido e glicogênio

São ligadas com ligações glicosídeas. a ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carbohidrato com um álcool, que pode ser outro carbohidrato.

Especificamente, o que ocorre é combinação da hidroxila de um carbono anomérico (Carbono ligado ao oxigenio cetal e a uma hidroxila livre) de um monossacarídeo ( grupo hemiacetal) com a hidroxila de uma álcool ou com a hidroxila de qualquer carbono de outro monossacarídeo, produzindo água. As valências livres de ambas as moléculas se unem produzindo a ligação glicosídica (-O-)

4. Por que os seres humanos não digerem celulose ?

Defina fibras e a sua importância no auxílio da digestão. Comente sobre o quitosan.

A celulose é um homopolissacarídeo linear de glicose, ou seja, é formada por monômeros de glicose unidos por ligações glicosídicas do tipo beta. Nosso organismo não possui a enzima celulase que quebra esta ligação. Ruminantes e insetos, como cupins, possuem no seu trato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com