TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Moluscos

Exames: Pesquisa Sobre Moluscos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

MOLUSCO CONTAGIOSO

Blog de informsação sobre o molusco contagioso, uma infecção da pele muito contagiosa, podendo aparecer em qualquer pessoa.

Terça-feira, 19.04.11

Molusco Contagioso: Uma Infecção da Pele

O molusco contagioso é uma infecção da pele causada por um vírus que é encontrado em crianças, mas também em adultos. O molusco contagioso aparece como pequenas bolhas, que normalmente não causam qualquer dor.

O molusco contagioso pode ser passado através do contacto da pele ou do contacto de toalhas, panos e brinquedos infectados, etc. A infecção de molusco contagioso não é um perigo de saúde, mas deverá desaparecer no período entre os 12 e os 18 meses.

O aspecto do molusco contagioso

Na pele aparecem bolhas pequenas que são ou de cor rosa (ou algo parecido) ou de cor branca ou esbranquiçada. Cada bolha (molusco) parece-se com uma verruga, sendo arredondada, firme e com cerca de 1-5 milímetros de diâmetro.

Se você apertar o molusco, um líquido esbranquiçado irá sair dele. Na maior parte dos casos, aparecem menos de 20 moluscos em cada pessoa. Por vezes, muitos moluscos aparecem em várias partes da pele, aparecendo em grupos ou aglomerados. Qualquer parte do corpo pode ser afetado, mas é muito raro aparecerem moluscos contagiosos nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

Causas do molusco contagioso

O molusco contagioso é causado por um vírus que é passado através do contacto entre as peles, de pessoa para pessoa. Também se pode ficar infectado tocando em coisas que foram previamente contaminadas pelo vírus, como por exemplo toalhas, panos ou outros objectos que foram tocados por alguém que tenha molusco contagioso.

Assim que uma parte da pele seja infectada pelo molusco contagioso, uma vermelhidão pode propagar-se para outras partes da sua pele. No entanto, a maior parte das pessoas é imune ao vírus de molusco contagioso. Logo, a maior parte das pessoas que entrarem em contacto com pessoas infectadas não irão ter molusco contagioso.

O risco de se ter molusco contagioso aumenta por falta de higiene e em climas muito quentes. As infecções de molusco contagioso também são mais comuns em pessoas com o seu sistema imunitário fraco ou a não funcionar propriamente.

O molusco contagioso pode afetar qualquer pessoa de qualquer faixa etária. No entanto, 8 em cada 10 casos de molusco contagioso ocorrem em pessoas menores de 15 anos de idade. A maior parte dos casos acontece em crianças entre 1 e 4 anos de idade.

Como se desenvolve o molusco contagioso

O molusco contagioso (aquelas bolhas pequenas) desenvolve-se em 2-8 semanas depois de se estar infectado com o vírus. Normalmente, cada molusco contagioso dura por cerca de 6-12 semanas, forma uma crosta e depois desaparece.

No entanto, novas bolhas começarão a aparecer, pois foram passadas para outras áreas da pele. Logo, grupos de molusco contagioso poderão aparecer, levando vários meses para serem tratados e desaparecerem.

Normalmente levam 12 a 18 meses até que o molusco contagioso desapareça completamente. Ocasionalmente, a condição dura por muito mais que 2 anos, por vezes até mesmo 5 anos! Para algumas pessoas, a principal preocupação é que o molusco contagioso pode parecer feio. No caso das crianças, a maior parte não se incomoda com isto.

O molusco contagioso é sério ou perigoso?

O molusco contagioso normalmente não provoca comichão, não é doloroso nem uma infecção séria da pele. Ao contrário de algumas outras infecções da pele, com o molusco contagioso não se verificam cicatrizes, mas por vezes poderá deixar como que um pequeno buraco.

Em algumas pessoas, a pele poderá ficar mais clara onde o molusco contagioso apareceu. Por vezes, a pele próxima do molusco contagioso fica infectada com bactéria, podendo ser tratada com antibióticos. Em casos raros, o molusco contagioso numa pálpebra (do olho) poderá causar uma inflamação do olho (consulte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com