TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platelmintos

Resenha: Platelmintos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Características Gerais

Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e subreino Metazoa. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratório e circulatório. Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos).

Sistema digestivo dos platelmintos

Ocorre de forma intra e extracelular. O sistema é incompleto, apresentando apenas uma abertura em todo sistema. Possuem boca, faringe e intestino.

Sistema nervoso

Possuem sistema nervoso central formado por um anel. Possuem filetes nervosos que percorrem o corpo todo através de ramificações.

Sistema excretor

A excreção é realizada através das células-flama (protonefrídios), que realizam a excreção para a superfície do corpo. Os platelmintos secretam amônia.

Sistema respiratório

Não possuem sistema respiratório. Nos platelmintos de vida livre as trocas são feitas por difusão. Já nos parasitas ela é feita de forma anaeróbica, ou seja, não utiliza oxigênio.

Sistema circulatório

Também não possuem sistema circulatório. Os alimentos são distribuídos pelo corpo através das ramificações do sistema digestivo.

Classes de platelmintos

O filo dos platelmintos é segmentado em três classes chamadas turbellaria, trematoda e cestoda.

• Classe turbellaria é a classe a que pertencem os vermes de vida livre. A planária é um exemplo de platelminto dessa classe. Usam os cílios para a locomoção, são hermafroditas e fazem fecundação cruzada, ou seja, os dois platelmintos que estão cruzando ficam conectados pelos poros genitais até que a troca dos espermatozoides esteja completa, e então se separam. Além disso, as planárias se reproduzem assexuadamente e possuem um poder de regeneração muito grande. Ao cortar uma planária em diversos pedaços, você dará origem a diversas planárias novas.

• Classe trematoda são os platelmintos que possuem corpo revestido por uma cutícula, tendo ausência da epiderme e dos cílios. Além disso, sua boca é anterior e seu intestino é bifurcado em dois ramos. Fixam-se por meio das ventosas e são hermafroditas. A fêmea vive em uma cavidade do macho, e fazem fecundação cruzada e interna.

• Classe Cestoda são os parasitas que vivem, normalmente, em intestinos dos vertebrados. Entre suas características estão a ausência de boca e aparelho digestivo, revestimento do corpo por uma cutícula e segmentação por proglotes. Alimentam-se por difusão dos alimentos ingeridos anteriormente pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com