TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos: estrutura geral e fisiologia

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

FAA – Faculdade Anhanguera de Anápolis

Coordenação do Curso de Ciências Biológicas

Zoologia dos invertebrados

        

Cleyne Rodrigues dos Santos RA: 6274236018

Matheus de Godoi RA: 6622354729

Taynara Cristina de Oliveira Lima RA: 6658402996

Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos: estrutura geral e fisiologia.

Profª Camilla Leite

Anápolis – GO

5º Período/ 21 de Abril de 2015

Sumario

Introdução................................................................................................. 3

Objetivo..................................................................................................... 4

Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos: estrutura geral e fisiologia......5

Conclusão.................................................................................................. 7

Bibliografia................................................................................................ 8

Introdução

No reino animal existem diversas classes que reúnem os que possuem as mesm características. É um reino com enorme diversidade, com seres pluricelulares e eucariontes. Os vocábulos platelmintos e nematelmintos surgiram do termo grego helmin que significa verme. Esses vermes podem se alojar no organismo do homem. Para respirar as células ficam juntas ao meio externo de seu corpo e próximas ao intestino. São causadores de sérias doenças, mas para que possamos prevenir é necessário lavar sempre os alimentos e as mãos antes das refeições.

3

Objetivo

Identificar a evolução das estruturas anatomofuncionais e dos ganhos adaptativos dos vermes achatados, em relação aos vermes cilíndricos e metamerizados.

4

Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos: estrutura geral e fisiologia.

Os vermes achatados, os cilíndricos e os segmentados são triblásticos, sendo compostos por três folhetos germinativos, o ectoderme, o mesoderme e a endoderme. Os habitat dos vermes achatados são de diferentes ambientes, sendo principalmente aquática, tais como oceanos, rios, lagos além de ambientes úmidos. Algumas têm vidas livre e outras são parasitas. Os Cilíndricos habitam o solo úmido, a areia dos desertos e das praias, a água estagnada, o mar. Já os segmentados habitam conforme suas classes, a Polychaeta é os únicos anelídeos que secretam e vivem dento de um tubo, podendo ser aberto em uma ou ambas as extremidades e parcialmente enterrada no substrato ou aderida à superfície. Os Oligochaeta vivem tanto em água doce quanto em ambiente terrestres úmidos. Os Hirudinea são encontrados geralmente em água doce, mais existem espécies marinhas e outras que vivem na lama.

Os vermes achatados vivem arrastando- se pelo chão, sobre um muco que produz na parte ventral do corpo, desta forma podemos dizer que alguns contem vida livre e outros parasitas vivem em animais diversos, sendo encontrados mais constantemente nos vertebrados. Nos vermes cilíndricos a maioria é de vida livre,  e infestam os animais e as raízes, frutos e outras partes das plantas. Todos possuem o corpo protegido por uma película ou cutícula resistente, em função da qual foi dado o nome do filo. Nos vermes segmentados a classe Polychaeta pode viver permanente em seu tubo ou abandonado, caminhar para outro lugar e secretam novos tubos, desta forma o tubo é uma proteína fibrosa que tem a aparência e a textura de celofane. Os tubos também são umas tocas que o animal emerge e captura suas presas que passam pelo local.        A classe Oligochaeta escavam os solos úmido e fértil, saindo à noite para explorarem os seus arredores durante o período úmido ou de muita chuva eles se posicionam próximos da superfície, na maioria das vezes com a boca ou o anus protraindo das galerias. Durante o período da seca elas podem enterrar se em câmeras mucosas e entrar em dormência. Já a classe Hirudinea são animais hermafroditos, não possuem cerdas e possuem ventosas para sua fixação, eles se alimenta geralmente do sangue de outros animais, embora muitas sanguessugas sejam predadoras carnívoras e não hematófagas.

        Os vermes achatados são formados por uma rede de túbulos denominados protonefrídeos, culminando em um poro terminal localizado na região dorsal do animal.

Os vermes cilíndricos e os segmentados são protostômios que originam a boca. Os achatados são acelomados, pois não possuem celoma. Já os Cilíndricos são pseudocelomados, tendo a cavidade do corpo não revestida por folhetos mesodérmicos. Essa cavidade é limitada, por um lado, por músculos, mas, por outro lado, ela é limitada pela parede do tubo digestivo. Logo, nestes animais, não existe um celoma verdadeiro, e sim um falso celoma ou pseudoceloma. E todas as classes dos vermes segmentados possuem celoma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com