TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platelmintos,nematoides E Moluscos

Ensaios: Platelmintos,nematoides E Moluscos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 10

1) Cite quatro características dos animais do Filo Plathyelminthes.

São também conhecidos como vermes

De corpo achatado dorso-ventralmente

Podem ser parasitas ou de vida livre,

São acelomados (não possuem celoma) e triblásticos (possuem os três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme). Possuem simetria bilateral.

Os sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus.

2) Explique o que significa um animal ser:

a) Triblástico ou tripoblástico - E que possuem os três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme. b) Monoico- São aqueles em que os dois sexos estão presentes no mesmo indivíduo (hermafroditas)

c) Acelomado - Não possuem celoma d) Simetria bilateral-Quando existe um único plano que divide o ser vivo em duas partes iguais

e) Celomado- É uma cavidade embrionária preenchida por fluído celômico e revestida por mesoderme. No adulto, o celoma formará a cavidade abdominal e torácica recoberta por tecido seroso (peritônio, pleura e pericárdio). Essas cavidades alojam diversos órgãos do animal em questão, que neste caso recebe o nome de celomado (com cavidade central totalmente revestida pela mesoderme). f) Dioico- Áquela em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes.

2) Quais as classes do Filo Plathyelminthes e cite espécies de vermes de cada uma

delas.

Turbellaria-Dugesia tigrina

Trematoda-Faciola hepatica

Cestoda-Schistosoma mansoni

• Classe Cestoda - endoparasitas, geralmente com hospedeiros intermediários. Exemplo: tênias

• Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos ciclos de vida inclui a presença de um hospedeiro intermediário. Exemplo: Schistosoma mansoni;

• Classe Turbellaria - animais de vida livre, sendo a maioria de ambiente aquático, apenas alguns terrestres, são predadores e necrófagos. Exemplo: planárias.

3) Explique as seguintes estruturas ou termos:

a) proglótides - Nome dado a cada segmento do corpo das tênias; cada proglote contém os órgãos reprodutores de ambos os sexos b) escólex-Parte da "cabeça" presente nas tênias.

c) autofecundação- Se dá entre gametas produzidos pelo mesmo organismo d) sistema digestório incompleto-A boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. Se alimentam por difusão, absorvendo os nutrientes pré-digeridos do hospedeiro.

4) Quais são os vermes causadores das seguintes verminoses:

a) Esquistossomose - Schistossoma mansoni. b) Teníase- Tênia

c) Cisticercose cerebral - Taenia solium d) Trematódeo do fígado do carneiro- Schistosoma mansoni

e) Ascaridíase - Ascaris lumbricoides f) Ancilostomíase- Necator Americanus, Duodenalis e também pelos Ceylanicum.

g) Filariose - Nematoides as filárias

5) Caracterize as formas larvais dos vermes de corpo chato.

a) Miracídio- Forma que infecta o caramujo da espécie Biomphalaria b) Cercária-Larva já desenvolvida com uma pequena cauda que abandona o caramujo depois de 4 a 6 semanas até penetrar na pele das pessoas

c) Metacercária- Forma que infecta animais e humanos

6) Quais são as medidas profiláticas das seguintes verminoses:

a) Esquistossomose- Evitar tomar banhos em locais desconhecidos, lagos e córregos de regiões com histórico evidente, onde seja comprovado o grande número de casos da doença;

- Promover o controle da população de caramujos planorbídeos;

- tratar os doentes e fornecer saneamento básico, garantindo condições básicas de higiene b) Cisticercose cerebral- lavar as mãos depois de defecar e antes de manipular alimentos, beber água mineral ou fervida, lavar e retirar a casca das frutas antes de consumi-las, evitar alimentos que possam estar contaminados com fezes, evitar o consumo de carnes cruas ou mal passadas.

c) Trematódeo do fígado do carneiro- A prevenção da doença é feita evitando-se o consumo de agriões crus, principalmente se cultivados em terra irrigada por rios ou adubada com estrume de cabrito. Também recomenda-se o controle das populações do caramujo Lymnaea, através do uso de mulusquicidas, como sulfitatos de potásio, Frescon ou Bayluscide; a drenagem de pastagens alagadas e a variação periódica do nível da água em açudes. Existe ainda, a possibilidade de realizar-se o controle biológico através da criação do molusco Solicitoides sp que é predador das formas jovens do Lymnaea. Tem-se usado experimentalmente o látex de coroa-de-cristo, Euhorbis splandens, na proporção de 12 mg/l, em valas de irrigação, alcançando 05% de eliminação dos moluscos Lymnaea, sem matar peixes. d) Oxiurose- A profilaxia da oxiurose consiste em medidas higiênicas, como limpeza das unhas e do corpo, uso de vasos sanitários e lavatórios, ingestão de água tratada ou fervida, adequada higienização dos alimentos e saneamento básico.

e) Elefantíase-O antiparasítico usado é dietilcarbamazina (DEC) que elimina as microfilárias e o verme adulto. Pode-se recorrer a cirurgia reparadora em caso de elefantíase (fase crônica da doença).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com