TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica

Exames: Politica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  240 Visualizações

Pergunta 8

1. Quando refletimos sobre políticas públicas de educação, pensamos que são ações desencadeadas com o objetivo de intervenção na realidade educacional do país. Nesse sentido, podemos afirmar que há relação com o planejamento educacional, pois:

a. políticas públicas de educação e planejamento educacional são conceitos totalmente diferentes, e não há ligação entre eles.

b. políticas públicas de educação são ações de intervenção na realidade e, dessa maneira, estão intimamente ligadas ao planejamento educacional, responsável pela organização das ações, sua racionalidade, duração e contexto de atuação.

c. o planejamento educacional se preocupa com ações a serem desenvolvidas na área da educação, e não com as políticas públicas de educação.

d. políticas públicas de educação e planejamento educacional se preocupam com a distribuição igualitária da verba pública.

e. as ações de intervenção na realidade educacional são organizadas pelo Estado.

1. A Constituição Federal de 1988 reconhece a educação como um direito social e tem como princípios para o ensino o acesso e permanência na escola, a escola pública obrigatória e gratuita e a importância do respeito e reconhecimento da diversidade. Como esses princípios orientam as políticas públicas de educação?

a. São as orientações gerais que podem ou não ser seguidas.

b. São as finalidades da educação nacional como garantia do direito de cidadania.

c. São fins que serão alcançados em dez anos.

d. São orientações discutidas e que serão organizadas pelo MEC.

e. São somente atualizações das ações na área educacional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com