TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pomada VAselina

Exames: Pomada VAselina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

Vaselina Salicinada ou Pomada de Ácido Salicílico

A pomada é uma forma farmacêutica semi-sólida (plásticas deformáveis) que constituem preparações de aplicação tópica, constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. Devendo apresentar aspecto homogêneo, ser inerte, inodoro e de boa consistência. Uma das principais características da pomada é que não fluem em condições normais, somente quando aplicada alguma tensão. Nestas condições, amolece ou funde com a temperatura corporal e devem apresentar boa espalhabilidade. Possuem poder de penetração epidérmica, sendo pouco; endodérmicas, possuindo poder de penetração na epiderme, atuando nas camadas mais profundas, mas sem ingressar na corrente circulatória; e diadérmica, sendo uma pomada de penetração tão profunda que o ativo ingressa na corrente circulatória. Alguns fatores interferem na absorção que são pH, concentração, solubilidade, veículo e coeficiente de partição. Possuem ação emoliente ou protetora.

Podem ainda ser classificadas como hidrofóbicas, sendo de baixa penetração na pele (oclusivas), não são laváveis e possuem substâncias graxas que atuam pelo efeito congestivo, impedindo a perspiração pela oclusão; pomadas que absorvem água, com incorporação de soluçõea aquosas, sendo umectantes, composta de componentes hidrossolúveis; ou pomadas hidrofílicas.

Pasta

Pastas são formulações farmacêuticas semi-sólidas que contêm uma elevada concentração de pós finamente dispersos, variando normalmente este conteúdo de 20% até 60%, sendo mais firmes e espessas que as pomadas, mas sendo, geralmente, menos gordurosas e mais absorventes que elas. Destinam-se à aplicação externa e apresentam, geralmente, comportamento reológico dilatante. São ideais para absorver secreções no local da aplicação, sendo contra indicadas para regiões pilosas. A conservação das pastas exige a adição de agentes conservantes fungicidas.

Objetivos:

Preparar base de Pomada e Pasta d’água aplicando conhecimentos e teorias abordadas em sala de aula sobre tais veículos farmacêuticos, prevendo uma maior interação do aluno com as práticas farmacêuticas visando um futuro técnico químico farmacêutico capacitado.

Material Utilizado:

Balança Analítica de precisão 0,00001g Espátula Béqueres de 20 mL e 50 mL Bastão de Vidro Pão Duro Álcool para higienização e rinsagem Pote para armazenamento Água Destilada Gral e Pistilo Ácido Salicílico

Vaselina Líquida Vaselina Sólida Óxido de Zinco Talco (Silicato de Magnésio) Glicerina Água de Cal

Procedimento Operacinal:

1. Base Pomada

a) No gral pulverizamos 1 grama de Ácido Salicílico.

b) Bem pulverizado, adicionamos, aos poucos, 0,3 gramas de vaselina líquida e misturamos.

c) Por fim, adicionamos 98,7 gramas de vaselina sólida e misturamos bem.

2. Base de Pasta d’água

a) Misturamos 25 gramas de óxido de zinco e 25 gramas de talco seguindo o método geométrico.

b) Após, adicionamos 25 gramas de glicerina e continuamos a misturar.

c) Por fim, adicionamos 25 gramas de água de cal até apresentar o aspecto desejado.

Resultados Obtidos:

1. Base de Pomada

Após o preparo da pomada, essa apresentou aspecto muito gorduroso, homogêneo e opaco.

2. Pasta D’Água

Após o preparo da pasta, essa apresentou aspecto homogêneo, um pouco fluido, com cheiro característico, provavelmente da água de cal, e de coloração branca

Discussão:

1. Base de Pomada

A base de pomada possui um efeito lubrificante ou emoliente, sendo usado como veículo para a preparação de pomadas medicinais. Pulverizamos o máximo possível o Ácido Salicílico para ter o maior contato com a vaselina líquida.

O Ácido Salicílico que possui propriedades antimicrobianas, podendo ser regularizador da oleosidade e também antiinflamatório potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com