TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poriferos

Exames: Poriferos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2012  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 2

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com Martins (2006, p.84) a fundamentação teórica,

É a ocasião de se relacionar a literatura mais relevante sobre o assunto, estabelecendo um diálogo crítico com diversos autores que escreveram sobre o tema em estudo. A revisão bibliográfica [ou fundamentação teórica] procura estabelecer o estado atual da questão e examinar as diversas correntes teóricas sobre o assunto. Daí resulta a escolha do marco teórico que será utilizado para orientar e embasar o trabalho. Trata-se também de conceituar os termos que são essenciais para a melhor compreensão do trabalho. O objetivo da definição de termos é torná-los claros, compreensivos, objetivos e adequados ao contexto do trabalho.

A fundamentação teórica neste Relatório de Estágio refere-se à busca por bibliografias sobre Formação Docente. Feito o levantamento das bibliografias a respeito dos vários temas que envolvem a docência (Projeto Político Pedagógico, Princípios Éticos, Planejamento, Currículo, Interdisciplinaridade, Regras, Linguagens Tecnológicas, Educação Inclusiva, Avaliação, entre outros), elabora-se um texto onde o acadêmico dialoga com a visão dos autores referenciados. O acadêmico reflete a respeito de um determinado tema, expondo os seus conhecimentos e dos autores referenciados, procurando traduzir o domínio do autor sobre o tema abordado e as opiniões pessoais construídas ao longo deste diálogo.

Os autores e/ou documentos podem ser utilizados de forma direta (utilizando palavras tiradas literalmente da obra do autor e/ou documento), ou de forma indireta (quando a idéia é retirada do autor, porém a escrita é feita com a interpretação de quem escreve no caso o acadêmico).

No caso de citações diretas de até três linhas, a citação permanece no parágrafo. Exemplo:

De acordo com Martins (2006, p. 84) a fundamentação teórica, “É a ocasião de se relacionar a literatura mais relevante sobre o assunto, estabelecendo um diálogo crítico com diversos autores que escreveram sobre o tema em estudo”.

No caso de citações diretas com mais de três linhas, a citação se desprende do parágrafo, na próxima linha a 4,0 cm da margem esquerda, como exemplo acima escrito, no primeiro parágrafo dessa seção.

Quando os autores e/ou documentos são utilizados de forma indireta, faz-se necessário o nome do autor entre parênteses, com letras maiúsculas, vírgula e ano. Exemplo:

O conhecimento é social, histórico e culturalmente construído. Desde o nascimento, os sujeitos constroem e adquirem significados, por meio do convívio familiar, da relação com outras pessoas e pelo uso de objetos necessários a sua sobrevivência (VYGOTSKY, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com