TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poríferos e Acnidários

Por:   •  27/11/2015  •  Artigo  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO ESTADUAL PIO ALVES DOS SANTOS

2º ANO “A”

NARIELA SANTOS

THAIS SATELES

THALITA GOMES

THAYANNE GOMES

ARTIGO ACADÊMIDO: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS

Baianopolis-BA

2015

NARIELA SANTOS

THAIS SATELES

THALITA GOMES

THAYANNE GOMES

ARTIGO ACADÊMIDO: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS

Artigo acadêmico sobre Poríferos e Cnidários apresentado como avaliação, do Colégio Estadual Pio Alves dos Santos como requisito parcial à obtenção de média da III unidade, feito por requerimento do orientador: Profo Cleudimar

Baianopolis-BA

2015

RESUMO

Poríferos são os animais mais simples que existem, pois não formam tecidos, órgãos ou sistemas. São animais sésseis, não apresentarem sistemas, suas funções fisiológicas são realizadas por difusão. Assim, os poríferos dependem da circulação da água pelo seu corpo, cheio de poros para facilitar essa circulação, já que a água trará alimento e gás oxigênio, e levará embora os produtos eliminados pelos poríferos. Os cnidários são animais ainda muito simples, mas um pouco mais complexos que os poríferos. Ainda realizam a excreção, a respiração e o transporte de substâncias dentro do organismo por difusão, mas já apresentam alguns sistemas: digestório, nervoso e locomotor. São sistemas bem simples, o sistema digestório é incompleto, pois só há boca e cavidade gastrovascular; e o início da digestão é extracelular, mas o final é intracelular. Nos poríferos a digestão é completamente intracelular. O sistema nervoso é difuso, formado por uma rede de neurônios espalhados pelo corpo. Os poríferos não possuem sistema nervoso. O sistema locomotor é formado por células com função muscular, que promovem contração do corpo dos cnidários, o que os faz “nadar”  ou para realizar movimentos de proteção.

Palavras chaves: difusão, poros, excreção, sistema simples, contração.

SUMMARY

Porifera are the simplest animals are therefore not form tissues, organs or systems. They are sessile animals, do not present systems, their physiological functions are carried out by diffusion. Thus, poríferos depend on the movement of water through the body, filled pores to facilitate this movement, since the water will food and oxygen gas, and take away products eliminated by poríferos. Cnidarians animals are still very simple, but a little more complex than poríferos. Still do excretion, respiration and transport of substances within the organism by diffusion, but already have some systems: digestive, nervous and locomotor. Are very simple systems, the digestive system is incomplete because there is only mouth and gastrovascular cavity; and the commencement of digestion is extracellular, but the end is intracellular. In poríferos digestion is entirely intracellular. The nervous system is diffuse, consisting of a network of neurons throughout the body. The poríferos have no nervous system. The musculoskeletal system is made up of cells with muscle function, which promote body contraction of cnidarians, what makes them "swim" or to take protective movements.

Key words: diffusion, pore excretion, simple system, contraction.

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais predominam-se os avanços tecnológicos, que trás consigo grandes passos para a medicina, logo não se deve menosprezar nenhum ramo ecológico, pelo contrario, deve-se preservar a biodiversidade, pois é dela que vem os mecanismos para evolução. Para justificar-lhe isso, pode-se usar o exemplo da ERIBULINA, uma substância presente na esponja (porífero) marinha que recentemente foi comprovado que a mesma pode ser usada como quimioterápico em certos casos de câncer de mama avançado.

PORÍFEROS

Segundo estudos e afirmação dos professores biólogos, Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder, os poríferos são absolutamente todos os representantes do filo PORIFERA, são seres aquáticos, tendo como maioria, marinha. Complementam dizendo que, nenhum ser desse ramo possui órgãos de locomoção e grande parte deles está presa a rochas e podem viver isolados ou até mesmo formam colônias de diversos tamanhos e cores. Os professores deixam claro que, são seres de uma organização simples, que não tem tecido definido e muito menos sistema nervoso. O que faz deles únicos nesse ultimo aspecto. Por consequência dessa organização, estudiosos dividem os poríferos em um grupo a parte, os parazoários e os outros desse  mesmo reino ficam no eumetazoários. Para concluir essa idéia, veja a citação de outra especialista.

“Os poríferos ou espongiários (esponjas) constituem-se nos animais menos evoluídos de todos. São multicelulares, mas suas células não formam tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em órgãos. A sua constituição é muito simples. Por isso, muitos especialistas preferem distingui-lo dos outros grupos de animais, dividindo o reino Metazoa em dois sub-reinos: O Parazoa (onde se situam os poríferos) e o Eumetazoa (que engloba todos os demais filos)”. (Professora Andreia, 2011)

De acordo com os biólogos apresentados, a superfície de qualquer esponja é contida de muitos poros, também chamados de óstis, e são através deles que a água penetra, trazendo o sustento para a mesma. Já no interior, há uma cavidade chamada de átrio, - na parte superior contém uma grande abertura, chamada de ósculo e é por onde sai água e demais excretas e gases liberada pelo organismo da esponja.

Sergio e Fernando alegam que, que o corpo da esponja apresenta um revestimento de células, os pinacócitos, células com poro que facilita a entrada da água, tendo como camada interna os coanócitos que, a partir dos batimentos que seus flagelos promovem na água, a mesma fagocita partículas de alimentos dispersas na água. Entre essas duas camadas já citadas anteriormente contêm o amebócito, arqueócitos, espongioblastos e escleroblastos.  

“A parede do corpo é formada por duas camadas celulares. A camada mais externa é dermal, de origem ectodérmica, e a mais interna, denominada gastral, tem origem endodérmica. Entre as duas camadas celulares, há um mesênquima gelatinoso. A cavidade central do corpo é chamada átrio ou espongiocela” (Professora Andreia, 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com