TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoologia Dos Poríferos

Ensaios: Zoologia Dos Poríferos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

Os poríferos, ou esponjas, surgiram há cerca de 1 bilhão de anos e, provavelmente, se originaram de seres unicelulares e heterotróficos que se agruparam em colônias. Não possuem tecidos, órgãos ou sistemas; são animais exclusivamente aquáticos.

Os cnidários (ou celenterados) surgiram provavelmente entre 1 bilhão e 800 milhões de anos atrás, depois dos poríferos, portanto. Ao contrário dos poríferos, os celenterados apresentam cavidade digestiva. São também animais exclusivamente aquáticos.

O corpo de uma esponja tem grande número de células que apresentam uma certa divisão de funções. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira, que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos. O corpo do porífero geralmente tem a forma de uma bolsa. A cavidade interna chama-se átrio. Na parte superior do átrio existe uma abertura, o ósculo, que serve para eliminar a água com as substâncias desnecessárias à nutrição do animal e com os detritos resultantes da atividade celular.

Esses animais não possuem órgãos especializados para digestão, excreção ou reprodução. Todas essas funções são realizadas por diferentes células.

O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas, destacam-se as espículas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo foram muito utilizadas para banho e limpeza. Como a indústria passou a produzir esponjas

Sintético, o uso das esponjas naturais para essa finalidade foi substituído consideravelmente. A maioria dos poríferos vive no mar. Podem ser encontrados desde a linha da maré até seis mil metros de profundidade. Alguns são de água doce. Vivem presos nas rochas, nas conchas, ou associados à areia do fundo do mar ou de um lago, etc.

As esponjas são animais filtradores: a água penetra em seu corpo através dos poros e cai no átrio; então certas células retiram gás oxigênio e capturam partículas alimentares presentes na água, ao mesmo tempo que elimina resíduos não aproveitáveis e gás carbônico. Essa água sai do corpo da esponja através do ósculo.

Em sua alimentação, as esponjas retiram da água detritos diversos e microorganismos, como protozoários e certas algas. O alimento assim obtido é digerido no interior de certas células - por isso se diz que os poríferos têm digestão sempre intracelular. As esponjas podem filtrar em uma hora um volume de água centenas de vezes maior que o

volume de seu corpo.

LOCAL DE PESQUISA:

O ambiente que foi explorado para a coleta de materias para o estudo filos em questão, foram as regiões de Infra Litoral (Região permanentemente submersa, apresentando seu limite superior caracterizado pela zona de Sargassum sp. O limite inferior pode ser determinado pelo encontro das rochas com o substrato arenoso, perpendicular ao costão.) e MesoLitoral (Região sujeita às flutuações da maré, submersa durante a maré alta e exposta durante a maré baixa.) da Praia do Coqueiro, localizada na cidade de Luiz Correia.

OBJETIVOS:

O objetivo da aula prática é nos proporcionar a oportunidade de ter contato direto com alguns dos táxons estudados, além de representar um momento para tirada de dúvidas sobre os assuntos estudados; objetiva-se ainda por meio da aula prática especificadamente a observação de exemplares de cnidários e poríferos, e a análise dos exemplares disponibilizados com a identificação das principais estruturas morfológicas.

METODOLOGIA:

Iniciamos a aula prática com uma caminhada pela praia para a obervação de estruturas de cnidários e poríferos. Depois de algum tempo conseguimos localizar primeiro as esponjas (poríferos) desde as asconóides, de estrutura corporal mais simples, até as leuconóides, de estruturas corporais mais complexas, a partir de peças encontradas na via úmida. Foi-se utilizado papel, lápis para registro das devidas informações disponibilizadas mediante a observação das estruturas durante a aula, usou-se bisturi para a coleta de poíferos e cnidários, potes com àlcool para a conserva dos materias colhidos.

Exemplar de Cnidários colhidos para análise:

Exemplar de Poríferos colhidos para análise

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://reino-animalia.blogspot.com.br/

http://poriferosecnidarios.no.comunidades.net/

http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/costao/zonacao/infra.htm

http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/costao/zonacao/meso.htm

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »