TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Poríferos Não Apresentam Celoma

Por:   •  29/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.184 Palavras (17 Páginas)  •  2.537 Visualizações

Página 1 de 17

Poríferos

        Os Poríferos também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos. Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e heterótrofos que se agrupam em colônias. Em razão da ausência de órgãos ou tecidos especializados, as funções fisiológicas são desempenhadas independentemente pelas células, por isso elas poderiam ser consideradas simples agregados das células cuja forma e simetria são difíceis de serem definidas.

[pic 1]

Celoma:

        Os poríferos não apresentam celoma, sendo assim são chamados de acelomados (que é a cavidade que se forma dentro da mesoderme).

Número de Folhetos:

        Os folhetos embrionários podem existir em numero de 3 ou 2, levando a classificação dos animais em diblásticos ou triblásticos. Nos diblásticos as camadas são: endoderme e mesoderme. Já nos triblásticos, as camadas são endoderme, mesoderme e ectoderme.

        No caso dos Poríferos, eles são diblásticos, porém não possuem tecido verdadeiro, pois em suas camadas externa e interna, as células não apresentam lâmina basal( parazoas), assim como não apresentam músculos, sistema nervoso, órgãos internos.[pic 2]

Células Principais:

        O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios denominados poros em todo o corpo do animal. Por isso recebem o nome de Poríferos. Desta forma, as principais células são:

  • Coánocitos: Responsáveis pela movimentação da agua, captura de nutrientes, pode iniciar o processo de digestão ou repassar os nutrientes aos amebócitos.
  • Amebócitos: São responsáveis pela distribuição de nutrientes, transporte do espermatozoide ao óvulo, digestão de nutrientes, formação dos elementos esqueléticos e também podem originar outros tipos celulares.
  • Pinacócitos: São encontrados na parede externa das esponjas.
  • Esclerobastos: Formam espiculas de sustentação silicosas ou calcárias.
  • Espongroblastos: Formam fibras proteicas de sustentação feita de esponginina.
  • Porócitos: permitem a entrada de agua na esponja.

Doenças:

        Não apresenta doenças, ou seja, não há doenças associadas.

Classes:

As classes são:

  • Classe Calcária – espiculas de carbonato de cálcio;
  • Classe Desmoponginal – fibras de espongina e/ou espiculas de sílica.
  • Classe Hexactineallidae – espiculas de sílica.

Digestão:

        Não possuem sistema digestório, e a digestão é exclusivamente intracelular.

A parede do corpo das esponjas é formada por diversos tipos de células como pinacócitos, coanócitos, amebócitos, porócitos que iram ajudar no sistema digestório. Se alimentam de pequenas partículas em suspensão na agua que circula em seu corpo. Eles entram pelos poros juntamente com a agua, caindo no átrio que é a cavidade interna da esponja, após saem pelo ósculo, uma abertura maior. As partículas de alimento que ali entram podem ficar retidas no colarinho de células flageladas chamadas coanócitos, que promovem a movimentação e circulação de agua no átrio da esponja.

Os coánocitos fagocitam e digerem parcialmente estas partículas transferindo-as para amebócitos, estes terminam de digerir as partículas e destruir por todo o corpo o produto dessa digestão.

[pic 3]

Respiração:

Não apresentam sistema respiratório. A respiração é realizada diretamente por difusão como o meio aquático pelo fato de que as esponjas não suportam aguas estagnadas (“aguas paradas”).

Excreção:

        A excreção dos Poríferos é o mesmo caso da respiração, as excretas entram na célula e saem delas por difusão e são levadas pela corrente de agua.

Circulação:

        A circulação é basicamente de agua e espermatozoides que entram pelos poros e saem pelo osculo, promovida pelo movimento dos flagelos dos coánocitos. A única circulação que ocorre no corpo das esponjas é corrente unidirecional de agua.

Os arqueócitos (tipos de amebócitos) promovem a distribuição dos nutrientes entre os diversos tipos celulares, então podemos dizer que um importante fator na circulação é a aquisição de nutrientes.

Reprodução:

        A reprodução é assexuada (brotamento) ou sexuada (hermafrodita).

Estrutura:

        Há três tipos: áscon, sícon e lêucon.

Cnidários

Os Cnidários são animais aquáticos, em sua grande maioria marinha. Existem dois tipos: os pólipos e as medusas. Os pólipos vivem fixos e as medusas são livres e nadantes.

[pic 4]

Celoma:

        Os Cnidários são acelomados (não apresentam celoma).

Número de Folhetos:

        Eles formam a ectoderme (epiderme) que reveste o corpo do embrião, e a endoderme (gastroderme) que reveste o tubo digestório. Ou seja, estes animais são diblásticos.

Célula Principal:

        Nos Cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, esta mais localizada nos tentáculos. Estas células fazem parte do sistema de defesa, que ao serem tocadas liberam um liquido urticante causando paralização. Por isso devemos ter muito cuidado com os tentáculos das águas- vivas.

  [pic 5]

Doenças:

        Cnidários não transmitem doenças, porém o que podemos analisar é que algumas espécies possuem toxinas muito fortes, que aliás, uma espécie possui o veneno mais letal do mundo que é a vespa do mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (500.1 Kb)   docx (504.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com