TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posição anatômica

Tese: Posição anatômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 6

Posição anatômica.

Na posição anatômica, o corpo está ereto, os pés estão paralelos entre si pisando no chão, os olhos estão dirigidos para diante, e os membros superiores estão ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para diante e os dedos apontando diretamente para baixo.

Segmentação do copo.

1. Cabeça: A cabeça é dividida em região facial e crânio.

2. Pescoço: Região cervical sustenta a cabeça e seus movimentos.

3. Tronco: O tronco é a porção do corpo à qual se ligam pescoço e os membros superiores e inferiores. Inclui tórax, abdome e a região pélvica.

4. Membros superiores: O membro superior é anatomicamente dividido em ombro, braço, antebraço e mão (carpo, metacarpo e falanges).

5. Membros inferiores: O membro inferior consiste em quadril, coxa, joelho, perna e pé (tarso, metarso e falanges).

Termos de direção.

 Superior: para cima.

 Inferior: para baixo.

 Anterior: frente.

 Posterior: costa.

 Medial: próximo a linha mediana do corpo.

 Lateral: afastado da linha mediana do corpo.

 Interno: afastado da superfície do corpo.

 Externo: próximo da superfície do corpo.

 Proximal: próximo ao tronco do corpo.

 Distal: afastado do tronco do corpo.

Eixos anatômicos.

Linha imaginaria que quando se utiliza dois desses eixos poderemos realizar uma secção, são três eixos possíveis: Longitudinal (de cima para abaixo), Antero- posterior(de frente para traz) e Latero-lateral(da direita para a

esquerda).

.

Planos de secção.

A fim de estudar a estrutura dos órgãos o corpo pode ser seccionado e diagramado de acordo com três planos:

 Plano Sagital: união dos eixos longitudinal e o Antero- posterior que divide o corpo em duas pares direita e esquerda, o produto da secção sagital é antímero(esquerdo e direito)

 Plano Frontal ou Coronal: união dos eixos longitudinal e antero-lateral que divide o corpo em partes anterior(frontal) e posterior(dorsal), o produto da secção frontal é paquímero(anterior e posterior).

 Plano Transversal: união dos eixos antero-posterior e latero-lateral que divide o corpo em parte superior e inferior, o produto da secção transversal é metâmero(superior e inferior).

Sistema esquelético.

O nosso esqueleto tem como funções:

Sustentação: suporta massas mais moles como músculos e órgãos que podem pesar até cinco vezes mais que o osso.

Proteção: o crânio e a coluna vertebral protegem o encéfalo e a medula espinhal, a caixa torácica protege os órgãos internos, o osso pélvico sustenta e protege os órgãos genitais masculinos e femininos, local onde são produzidas células vermelhas (interior de alguns ossos esponjosos).

Movimento do corpo: servem como pontos de apoios para fixação dos músculos esqueléticos, atuando como alavancas na contração dos músculos que geram o movimento.

Hematopoiese: processo formador de células sanguíneas que ocorre na medula óssea vermelha localizada internamente do osso. Durante a infância são o fígado e o baço que produzem as células sanguíneas, mas quando os ossos amadurecem a medula óssea assume essa tarefa de produção.

O sistema esquelético adulto consiste em mais ou menos 206 ossos. No nascimento o esqueleto apresenta aproximadamente 270 ossos e com o envelhecer (ossificação) os ossos vão se fundindo e essa quantidade cai no decorrer da infância até a adolescência. A ciência que se relaciona com o estudo dos ossos chama-se osteologia.

Alguns adultos possuem ossos extranumerários no interior das suturas (articulações) do crânio chamados de ossos suturais (worminano: de Ole Worm 1588-1654). Os ossos extranumerários podem se desenvolver em tendões em resposta a tensões quando os tendões se movem repetidamente ao longo de uma articulação (ossos sesamóides). As patelas são dois ossos sesamóides que todas as pessoas possuem.

O esqueleto é dividido em partes axial e apendicular. O esqueleto axial consiste em ossos que formam o eixo do corpo, sustentam e protegem os órgãos da cabeça, pescoço e tronco. O esqueleto axial é dividido em: crânio, coluna vertebral e caixa torácica. Já o esqueleto apendicular é dividido em: membros superiores e sua raiz (escápula e clavícula), membros inferiores e sua raiz (osso pélvico onde há três ossos unidos: ílio, ísquio e púbis).

Os ossos do esqueleto são classificados de acordo com sua forma em cinco categorias principais. Ossos longos: comprimento predomina sobre a largura (úmero, rádio, ulna, ossos metacarpais, fêmur, tíbia, fíbula, ossos metatarsais e falanges). Ossos curtos: aparenta a forma de um cubo, são encontrados no punho e tornozelo onde fazem a transferência de força para o movimento. Ossos planos: apresentam a superfície larga para inserção de músculos ou proteção de órgãos (ossos do crânio, costelas e escápulas). Ossos irregulares: variam de forma e superfície (vértebras e alguns ossos do crânio). Ossos pneumáticos: é um osso que, dotado de cavidades, possui pequenos orifícios que permitem a passagem do ar chamado forames, como por exemplo, os ossos da face (forame mentual, forame infraorbital e forame supraorbital)

O tecido ósseo e composto de vários tipos de células incluídas em uma matriz de substância fundamental, sais inorgânicos (cálcio e fósforo) e fibras colágenas, são responsáveis para darem dureza, flexibilidade e força aos ossos.

Há cinco tipos e células ósseas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com