TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressão Arterial Sistólica e Diastólica

Seminário: Pressão Arterial Sistólica e Diastólica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  Seminário  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 3

Pressão Arterial Sistólica e Diastólica

Posted on July 15, 2011 by Sem Pressão

A pressão arterial pode ser definida de uma forma bastante simples, como sendo a força que o próprio sangue, depois de bombeado pelo seu músculo cardíaco, exerce sobre as paredes dos seus vasos sanguíneos enquanto percorre cada milímetro do seu corpo, garantindo assim que todo ele receberá a “visita” do seu sangue. É indispensável que todo o seu organismo seja bombeado pelo seu sangue, pois sem isto este vai ficar “sem circulação”, podendo ate sentir algumas zonas do corpo sem reação, ou mesmo dormentes.

A circulação do seu sangue é feita através de um sistema “fechado”, isto é, a pressão exercida assim que o sangue saí do coração é a mesma durante toda a circulação no seu corpo, precisamente graças ao impulso dado pelo seu músculo cardiovascular. De uma forma geral, o seu coração tem um ritmo entre os 60 a 80 batimentos por minuto, assim todo o seu organismo recebe a quantidade de sangue necessária para que este funcione da forma correta. Em cada um desses momentos, o seu coração bombeia uma certa quantidade de sangue diretamente para a artéria aorta (que tem uma das principais funções em toda a circulação do seu corpo), sendo depois encaminhado para as inúmeras ramificações que se espalham por todas as partes do seu organismo.

A pressão arterial é medida em dois tipos, a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica. Principalmente porque esta sofre algumas oscilações ao longo do seu caminho por todo o corpo, daí existir dois valores que são necessários para definir qual é a sua pressão arterial no momento.

Pressão arterial sistólica – geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.

Pressão arterial diastólica – normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg.

Para que a sua saúde se mantenha uniforme e sem qualquer tipo de problema é indicado que faça a medição da sua pressão arterial, pelo menos, uma vez por mês. Assim, poderá verificar os valores da mesma consoante o tipo de vida que está a levar, e para o caso dos valores não estarem dentro dos parâmetros normais, é indicado que faça alguns cuidados e restrições durante o próximo mês até voltar a medir, e só depois, caso os valores continuem fora do normal, é que é aconselhável a visita a um médico de família para que seja encaminhado para o tipo de tratamento correto para o seu problema e para a sua saúde.

Porém, existem algumas cuidados imprescindíveis para evitar que a sua pressão arterial esteja fora dos parâmetros normais, como por exemplo, uma dieta equilibrada mas com todos os nutrientes e proteínas necessárias, a eliminação do álcool, tabaco, drogas e excesso de sal do seu dia-a-dia, e ainda a inserção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com