TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio Questões Anatomia Humana

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 7

PORTFÓLIO DA 7° SEMANA ANATOMIA HUMANA

RAFAEL CÉSAR DOS S. SUMBA, RA: 8018270

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

        TUTOR: GUILHERME TAMANINI        

CURITIBA – PR

2016

Questão 1:

Descreva a posição anatômica. E qual é a sua importância para a sua atuação profissional em sua área?

A posição anatômica foi adotada como uma referência para o estudo do corpo humano, pois essa posição facilita a ter acesso a maior parte dos órgãos, tecidos e membros do corpo, e através dela médicos e profissionais da saúde procuram se basear para facilitar seu trabalho.

Essa posição é importante pois irá me ajudar no processo de avaliação física de um humano, facilitando o meu conhecimento sobre o corpo e sua estrutura.

A posição anatômica é descrita com base em um corpo adulto em posição ortostática, com os membros superiores estendidos paralelos ao corpo com as palmas das mãos voltadas para frente, face voltada para frente com o olhar dirigido ao horizonte, membros inferiores unidos com as pontas dos pés voltadas para frente.

Questão 2:

Citar as regiões que formam o corpo humano.

O corpo humano é formado por cabeça, pescoço, tronco e membros.

Cabeça: é formada pelo crânio e a face.

Tronco: é composto pelo tórax e abdômen.

Membros: são classificados em membros superiores (ombros, braços, cotovelos, antebraços, punhos e mãos) e membros inferiores (pelves, coxas, joelhos, pernas, tornozelos e pés).

Questão 3:

Explique os planos de secção mediano ou sagital, plano frontal ou coronal e plano transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes plano de secção? Qual é a importância destes termos de relação para sua atuação profissional?

Planos de secção são os que divide o corpo em metades chamados como sagital, frontal e transversal.

O plano que divide o corpo em metades direita e esquerda é denominado de mediano. Toda dissecção do corpo feita por planos paralelos ao mediano é uma secção sagital.

Planos verticais que atravessam o corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo em parte anterior e posterior, são denominados planos frontais.

E o plano transversal são planos que passam através do corpo com ângulos retos com os planos coronais e mediano, dividindo em partes superior e inferior.

O termo de relação é importante para a área de educação física pois será muito usado, deixando assim mais fácil para descrever a localização de um músculo ou órgão do corpo durante um treinamento.

Questão 4:

Quais são os ossos do membro superior e inferior e a sua classificação quanto ao seu tipo?

Os ossos do membro superior são divididos em 4 segmentos:

  • Cintura escapular tendo a clavícula que é classificada como osso longo, porém sem cavidade medular e a escápula que é classificada como osso plano ou laminar, apresenta comprimento e largura equivalentes.
  • Braço que contém o Úmero que é classificado como osso longo porque tem o comprimento consideravelmente maior que sua largura e espessura. O osso longo possui duas extremidades chamadas epífises e o corpo denominado diáfise
  • Antebraço que é formado pelo rádio e ulna. Ambos também são classificados como ossos longos.
  • Mão que é constituída pelo carpo, metacarpo que são classificados como ossos curtos pois apresentam as 3 dimensões equivalentes e também tem as falanges que são classificados como ossos longos.

E os ossos do membro inferior também divididos em 4 segmentos:

  • Cintura pélvica com o osso Ilíaco que é classificado como um osso plano ou laminar.
  • Coxa com o fêmur que é classificado como osso longo e a patela que é classificada como osso curto, e também é conhecida como osso sesamoide.
  • Perna com a tíbia e a fíbula, ambos são classificados como ossos longos.
  • Pé com o tarso, meta tarso que são classificados como ossos curtos e as falanges como ossos longos.

Questão 5:

Descreva o que é uma juntura sinovial. Citar os elementos básicos desta juntura

A juntura sinovial é uma articulação formada para conectar os ossos de maneira em que aja um amplo movimento dos membros, tem boa absorção de impacto, ela é composta pela cápsula articular, cavidade articular, líquido sinovial e a membrana sinovial.

Questão 6:

Dê a classificação morfológica das articulações do ombro, punho e joelho. Qual é sua importância para sua atuação profissional?

Classificação morfológica do ombro: Esferóide, apresentam superfícies articulares que são segmentos de esferas e se encaixam em receptáculos ocos.

Classificação morfológica do punho: Condilar, são de forma elíptica, estas articulações permitem flexão, extensão, abdução e adução, mas não a rotação.

Classificação morfológica do joelho: Gínglimo, falsa dobradiça, as faces articulares estão moldadas de maneira a permitir movimentos de extensão e flexão.

É de extrema importância o profissional de educação física, ter pleno conhecimento de todos os movimentos e limitações do corpo humano.

Questão 7:

Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual é a importância destes tecidos?

São três tipos de tecido musculares.

Tecido muscular Liso: Que é importante pois forma a musculatura dos órgãos internos.

Tecido muscular estriado esquelético: Forma a carne do corpo, está ligado aos ossos e é importante pois atua na nossa movimentação.

Tecido muscular cardíaco: É exclusivo do coração, importante pois nunca se cansa de bombear sangue para o corpo.

Questão 8:

Quais são os componentes anatômicos do músculo esquelético?

Os componentes são: Ventre muscular, tendão, aponeurose, bainhas tendíneas e as bolsas sinoviais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (246.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com