TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiras Formas De Vida

Ensaios: Primeiras Formas De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 6

1. Os seres vivos apresentam características particulares que fazem com que eles se diferenciem da matéria inani- mada. Sobre essas características, responda às perguntas a seguir: a) Quase todos os seres vivos apresentam metabolismo. Defina de forma geral como ele ocorre nos seres vivos e cite exemplos de atividades metabólicas:

b) Como são chamadas as unidades funcionais da maioria dos seres vivos? E como são classificados os organis- mos de acordo com esta estrutura funcional?

c) Cite e explique um exemplo em que ocorre a reação de um organismo a um estímulo ambiental:

d) Existem seres vivos que não apresentam constituição celular?

e) Como ocorre o funcionamento das diversas reações que garantem a sobrevivência de um indivíduo nos organis- mos unicelulares?

2. Explique como ocorre a organização do corpo humano, citando os níveis a partir de um átomo:

seres ViVOs

Caderno de Atividades

4

3. Os seres vivos sofrem várias interferências am- bientais que podem causar alterações heredi- tárias, permitindo ou não a adaptação do orga- nismo. Organismos que apresentam variações favoráveis possuem maiores chances de sobre- viver e gerar descendentes. Esse processo está relacionado com: a) nutrição b) metabolismo c) evolução d) inteligência e) imunologia 4. São exemplos de indivíduos unicelulares: a) todos os animais b) todas as plantas c) todos os fungos d) apenas os animais invertebrados e) todos os protozoários 5. Algumas características específicas dos vírus levam cientistas a considerá-los como seres vivos. Essas características são: a) reprodução e metabolismo b) reprodução e material genético c) material genético e organização celular d) metabolismo e reação a estímulos e) organização celular e evolução

6. (FUVEST – SP) Considere as seguintes característi- cas atribuídas aos seres vivos: I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células. II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal. III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo. Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III. b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I. c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I. d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II. e) os vírus não são seres vivos, porque não preen- chem os requisitos I, II e III. 7. (UESPI) Não são características comuns à maioria dos seres vivos: a) metabolismo e crescimento. b) hereditariedade e constância genética. c) reprodução e adaptação. d) reação e movimento. e) composição química e organização celular.

Anotações

Biologia

5

1. Complete a informação a seguir: Muitas são as teorias sobre a origem da vida na Terra primitiva e, em especial, sobre a evolução dos processos energéticos dos primeiros organismos que surgiram na Terra. De acordo com a hipótese sugere- -se que a forma mais primitiva de vida era incapaz de fabricar o seu próprio alimento. 2. Explique como deveria surgir a vida de acordo com as ideias propostas pela Teoria da Geração Espontânea ou Abiogênese:

3. Oparin e Haldane, cientistas envolvidos em estudos sobre a origem da vida na Terra, defenderam a hipótese de que a atmosfera primitiva do nosso planeta era formada por quais substâncias?

4. O que foram os coacervados?

5. O que é a hipótese da panspermia cósmica?

6. Qual das hipóteses sobre a origem da vida na Terra é mais aceita atualmente?

7. Que elementos físicos contribuíram para a grande quantidade de energia disponível no ambiente primitivo da Terra, na época da origem da vida?

OrigeM DA ViDA

Caderno de Atividades

6

8. A hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos, de Oparin, diz respeito ao surgimento da vida na Terra. De acordo com esses pressupostos, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os primeiros seres vivos se formaram espontaneamente nos mares aquecidos da Terra primitiva, centenas de milhões de anos depois que ela se formou. ( ) Acredita-se que as primeiras moléculas orgânicas tenham se formado na atmosfera graças à ação das descargas elétricas próprias de frequentes tempestades, que desencadearam reações entre alguns dos componentes da atmosfera primitiva. Essas moléculas, extremamente simples, foram levadas pelas chu- vas aos mares. ( ) O aumento progressivo de moléculas orgânicas nos mares primitivos formou uma “sopa nutritiva”, rica principalmente em aminoácidos e proteínas. ( ) Nos mares primitivos, desenvolveram-se sistemas coloidais, ou seja, em determinadas condições, as mo- léculas de proteínas envoltas por moléculas de água aproximaram-se umas das outras, formando nume- rosos aglomerados, que Oparin denominou coacervados. ( ) Alguns cientistas demonstraram que as condições iniciais postuladas por Oparin podem ter sido favorá- veis ao surgimento das moléculas precursoras da vida na Terra. ( ) De acordo com Oparin, as primeiras células que surgiram no ambiente primitivo do planeta eram autotróficas fotossintetizantes, cujos cloroplastos absorviam a energia do Sol e com ela sintetizavam moléculas orgânicas. 9. (PUCRJ) O gráfico mostra a sequência cronológica de alguns acontecimentos no planeta.

20

10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com