TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PILATES COMO FORMA DE VIDA, SAÚDE E LAZER

Artigo: A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PILATES COMO FORMA DE VIDA, SAÚDE E LAZER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 6

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PILATES COMO FORMA DE VIDA, SAÚDE E LAZER

LUCAS HUMBERTO MAZOCCO

RESUMO

O objetivo geral deste trabalho é apresentar o método Pilates e sua história seguindo a perspectiva de vida de seu criador, Joseph Hubertus Pilates. O método utilizado foi o de análise interpretativa seguindo com pesquisa bibliográfica com referencia no material disponibilizado pela agência Metacorpus Studiopilates em seu curso de formação, com a edição intitulada Pilates: uma visão atual na área da saúde e a dissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciência da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul elaborada por Silvana Junges e intitulada Eficácia do método pilates no tratamente de mulheres adultas com cifose. O presente trabalho, conta a vida de Joseph Hubertus Pilates e também a criação do método Pilates por seu início.

PALAVRAS-CHAVE

Joseph Hubetus Pilates; Método Pilates; Vida saudável; Atividade física.

INTRODUÇÃO

Estamos em uma era aonde a mecanização das atividades e a necessidade de produção mo trabalho estão levando, cada vez mais cedo, indivíduos a inúmeras disfunções musculoesqueléticas, dentre outras. A tendência do mundo informatizado é exigir o máximo de produção das pessoas e em um período de tempo cada vez menor. Sendo assim, temos visto muitas pessoas com DORT (Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho) e progressivamente estas doenças vão evoluindo para síndromes mais complexas. Outro aspecto concomitante é que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde.

Com o aumento da procura pela atividade física principalmente nas academias foi surgindo a necessidade de aulas específicas para determinados indivíduos portadores destes distúrbios, pois foi percebido que uma aula em grupo não respeitava os limites biológicos e fisiológicos de cada um. Assim começou o Pilates. Aulas personalizadas, associado a uma técnica que se bem trabalhada, não causará danos, além de promover a manutenção e obtenção de saúde. Este tem sido o método que vem fazendo sucesso no Brasil. Aulas “individuais” onde a pessoa receberá atenção, orientação, carinho e cuidados com seu corpo e mente.

Hoje cada vez mais pessoas procuram o método Pilates para reabilitar vários tipos de patologias, além de promover a prevenção de doenças através da atividade física, e também para obter uma melhor forma física com um melhor padrão estético.

Sendo assim, nos dias de hoje as pessoas buscam cada vez mais a forma física perfeita. Mas também existem inúmeras pessoas a procura pela reabilitação de patologias. Portanto, de que forma podemos conciliar estes aspectos sem prejudicarmos ainda mais o nosso corpo?

O presente trabalho se divide em 2 partes. A primeira intitulada Joseph Hubertus Pilates, que tem a finalidade de descrever a história da vida do criador do método Pilates. Enquanto a segunda se intitula O método Pilates, no qual é descrito os conceitos básicos, características físicas e algumas formas de atividades do método Pilates.

JOSEPH HUBERTUS PILATES

O objetivo geral deste trabalho é apresentar o método Pilates seguindo pela perspectiva de vida de seu criador, Joseph Hubertus Pilates.

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar varias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica.

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração. Pilates tornou-se então enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com os exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiram a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967, aos 87 anos.

Pilates naquela época já estava 50 anos à frente do seu tempo. A definição de Pilates para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades de vida diária.

Todos os exercícios para Joseph Pilates eram baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso ele já dizia na época: se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem.

Sendo assim, nos dias de hoje as pessoas buscam cada vez mais a forma física perfeita. Mas também existem inúmeras pessoas a procura pela reabilitação de patologias. Portanto, de que forma podemos conciliar estes aspectos sem prejudicarmos ainda mais o nosso corpo?

O MÉTODO PILATES

Os princípios do método dividem-se em concentração, que no caso os exercícios devem ser executados sempre com muita atenção. É importante pensar sempre em quais músculos estão realizando o movimento, isto vai ajudar o sistema nervoso central a mandar o maior numero de impulsos nervosos para o exercício. Com a mente e o corpo trabalhando juntos os movimentos terão uma melhor eficiência.

Um dos aspectos educacionais importantes deste método é a aplicação adequada dos princípios criados por Joseph Pilates. Princípios denominados de “Contrologia”, definido como: “A Ciência e a Arte de coordenar do desenvolvimento do corpo, da mente e do espírito por meio de movimentos naturais sobre o rígido controle da vontade”. O método surgiu através destas observações: a busca do conhecimento e observação do próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com