TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas na visão

Abstract: Problemas na visão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Abstract  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade de ciências

Aluno(a): __________________________________________________ 8º Ano

 Encontre no diagrama abaixo as palavras destacadas no texto.

A B C D A F G X P L P M C K C J B T A X

S Y K E S E N W L J B C L D V T M J C Ç

R W J F T P A B K E R M I O P I A C B J

A Z A G I S L P E T X C B M L J F D Z L

T X J Ç G É U G Á M E S T R A B I S M O

P M C L M A B R C L D E F G H I J K A W

Ç J L P A T G I F O P Y X M L Z Y L M E

M B M P T S H L E P N E W N K A X M E T

V T D V I R I A D Q M Z B O J B W N T B

B G Z Y S Q J T C R L A V R I C V O R M

D F A X M P K A B S K B U P A D U P O V

J E B W O U L R A T J C T Q H E T Q P S

L D C V F N M A Z U I D S R G F S R I R

C I T R H S K T G L A U C O M A F Ç A C

F W D C J A T A Y V H E H I J K L M I T

I V N L H P W C X W G F S R Q P O N E U

H I P E R M E T R O P I A P O T R E W X

P M V R T A I U W L B L E F A R I T E J

Problemas na visão

São várias as doenças que afetam os olhos, vamos destacar algumas delas:

• Astigmatismo: o astigmatismo ocorre quando a córnea apresenta uma maior curvatura em uma direção, o que distorce a visão para perto e à distância também. Sendo assim, os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina. Alguns são direcionados em mais de um ponto na retina e outros à frente ou atrás dela. Em virtude da curvatura irregular, a imagem levada ao cérebro torna-se deformada, distorcida ou desfocada. Causas: nem todas as córneas possuem uma forma perfeita. Tal como ocorre com os demais erros de refração, o astigmatismo pode estar relacionado a uma herança genética, porém, a causa dessa malformação ainda é desconhecida. Aparece ao nascimento e sofre poucas alterações durante o desenvolvimento. Pode ainda surgir depois de um trauma ocular e comprometer a córnea após intervenção cirúrgica intra-ocular ou estar relacionado com outras doenças oculares. É tratada com o uso de óculos, lente de contato ou cirurgia refrativa.

• Blefarite: a blefarite é uma inflamação comum e persistente das bordas das pálpebras. Apresenta irritação, prurido e, inclusive, olho vermelho. Na região palpebral aparecem granulações parecidas com "caspinhas", que podem se estender até os cílios. Pessoas com pele oleosa, caspa e olhos secos têm maior tendência de ter blefarite, a qual pode se iniciar na infância e se prolongar por toda a vida como uma alteração crônica. Em alguns casos, a blefarite produz somente irritação e prurido leves, mas pode também provocar ardência e sensação de areia junto dos olhos. A blefarite pode ainda levar a complicações graves, como inflamação dos tecidos oculares e atingir a córnea. As causas da doença são alérgicas ou infecciosas.

• Catarata: consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida. Os sintomas são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração. As causas mais comuns são: Catarata Senil:Tipo de catarata mais comum, ocorre em geral com o processo de envelhecimento, surgindo mais frequentemente após os 55 anos de idade; Catarata Congênita: Ocorre por doenças da mãe durante a gravidez, que atingem o feto. Com frequência é acompanhada de outras alterações; Catarata Traumática: Ocorre após acidentes que danificam os olhos. Geralmente é unilateral; Catarata Diabética: Geralmente, tem início precoce e provoca perda visual mais rápida do que a catarata senil; Catarata Decorrente de medicamentos: Principalmente os corticóides, quando usados por longos períodos. A catarata tem cura. O tratamento curativo da catarata é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intra-ocular (LIO). A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local (absolutamente indolor) sem a necessidade de internação hospitalar. Para a recuperação visual do portador de catarata, se faz necessária a retirada do cristalino opaco e o implante de uma lente intra-ocular. A qualidade de visão com a lente intra-ocular é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato. Por isto, o implante da lente intra-ocular é feito de rotina atualmente.

• Terçol: É a infecção de uma pequena glândula da pálpebra, podendo ser inter- no ou externo conforme a glândula atingida. Atinge a parte do olho que se conecta com os cílios ou a borda da pálpebra. Inicia-se como um pequeno carocinho, o qual apresenta vermelhidão na pálpebra e pode ficar um pouco dolorido. Geralmente o terçol forma um pequeno nódulo, incha com um ponto purulento e por o terçol mesmo vaza. O ponto, quando interno só é visto se virarmos a pálpebra. Normalmente é de resolução espontânea, supurando em poucos dias e tem evolução benigna. No caso de se tornar crônico evolui, sem sinais de inflamação pode deixar um nódulo indolor na pálpebra chamado calázio. O tratamento pode incluir calor local com compressas, pomadas à base de antibiótico e corticosteróide e tudo deve ser ter a devida orientação médica.

• Miopia:A miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão à distância. A miopia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma. O problema pode ter origem porque o olho é grande ou o cristalino tem uma distância focal curta e quem tem torna-se depende de recursos ópticos para corrigir esse erro de refração. Para quem tem miopia, os objetos distantes ficam embaçados e difíceis de serem visualizados, conforme a intensidade do problema. Os tipos de miopia descritos são: miopia congênita, miopia patológica, miopia de índice, miopia noturna, a falsa miopia e miopia instrumental. A miopia pode ser causada devido a uma sobrecarga do olho em trabalhos realizados muito perto. A miopia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com