TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto 2 La La La

Artigo: Projeto 2 La La La. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

descontinuidade espacial independe de um único fator intraurbano específico, ocorre a partir da convergência de inúmeros subsistemas que convergem para uma dinâmica associada à transição de fases, semelhante ao que ocorre nos demais fenômenos complexos. Uma propriedade discreta que confere às cidades propriedades de permanência ao longo dos tempos, o que na ecologia urbana tem sido tratado em termos da resiliência.

Embora o processo fragmentação urbana também possa ser explicado através de outros fatores urbanos, como questões sociais (industrialização, formação de bairros proletariados, etc.) ou a preexistência de infraestrutura (sistema viário), a morfologia urbana também está associada aos aspectos da paisagem natural. No processo de produção espacial continuada da fábrica urbana, os recursos hídricos estão indicados como locais de convergência do sistema para a descontinuidade espacial urbana, tipping points para da alternância morfológica do crescimento urbano (phase transitions), onde os múltiplos subsistemas influenciam (catastrophic cascades) na descontinuidade espacial urbana.

A ocorrência da forma urbana fragmentada permite que os vazios urbanos possam coincidir espacialmente com locais de interesse do ambiente natural. Desta forma, a dinâmica do crescimento e a descontinuidades espacial podem ser de fato um caminho para melhor coexistirem sistemas urbanos e ecossistemas naturais. Entretanto, para que de fato ocorra a cidade articulada à paisagem natural, antes é preciso indicar uma escala para induzir a ocorrência da fragmentação urbana e os vazios urbanos efetivamente coincidam com locais de interesse da ecologia da paisagem.

Neste sentido, alguns autores têm-se antecipado e indicado a articulação entre sistemas de transporte e as bacias hidrográficas como uma possibilidade para reduzir custos de implantação de infraestrutura e reduzir os impactos do crescimento urbano sobre a paisagem natural. É nesta perspectiva e escala espacial que se associa o trabalho.

Contudo, a possibilidade de um modelo urbano fragmentado e eficiente, que articule crescimento urbano à escala das bacias hidrográficas, ocorre somente se as facilidades urbanas foram equanimente distribuídas entre o núcleo principal e núcleos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com