TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção

Casos: Projeto De Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

Qualidade de vida dos profissionais de enfermagem

DEFINIÇÃO:

Qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como a saúde, a educação, o bem estar físico, psicológico, emocional e mental, expectativa de vida e etc. A qualidade de vida envolve também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstancias da vida.

INTRODUÇÃO:

A qualidade de vida no trabalho é o maior determinante da qualidade de vida. Vida sem trabalho não tem significado... Sendo assim, o trabalho passou a ocupar um lugar central na vida do homem, mais especificamente o trabalho organizacional. A necessidade de reconhecimento e prestígio social que o homem busca só pode ser alcançado através do exercício profissional e nas relações de trabalho onde ele dispõe de maiores oportunidades para atender a essas necessidades.

Em decorrência dessa busca exacerbada por status surgem reações como a insatisfação generalizada com o modo de vida, o tédio, a angústia, as ambigüidades, a ansiedade, a despersonalização, a frustração e a alienação no trabalho. Esses fatores constituem-se na essência de mecanismos de auto defesa do homem, evidenciando assim a deterioração qualidade de vida nos dias atuais.

A enfermagem é uma profissão que exige bastante dedicação, pois envolve atividades estressantes, num ambiente onde freqüentemente as pessoas estão enfermas ou debilitadas, exigir constante atualização e habilidades manuais, havendo permanente cobrança de responsabilidades, submeter-se a políticas que restringem a sua atuação com a falta de recursos humanos e matérias.

Isso tudo reflete num elevado índice de estressores no ambiente de trabalho. Cada profissional trás consigo influências culturais, familiares, convívios diferentes que precisam ser levados em conta e devem ser analisados para entender a qualidade de vida no trabalho.

Esse tema esta freqüentemente associado à melhoria das condições físicas do servidor, programas de lazer, estilo de vida, instalações organizacionais adequadas, atendimento a reivindicações dos trabalhadores e ampliações do conjunto de benefícios. Entretanto, o atendimento a essas necessidades envolvem custos adicionais, o que já é um obstáculo para implantação de programas de qualidade de vida no trabalho.

A qualidade de vida no trabalho (QVT) vem sendo estudada para agilizar, facilitar a vida do trabalhador. Tornar o trabalho mais prazeroso, trazer bem estar e amenizar o sofrimento no trabalho. Está ligado diretamente com a satisfação dos clientes internos e externos. Segundo estudos o profissional satisfeito veste a camisa da empresa, ou seja, a satisfação no trabalho reflete num melhor produto ou maior qualidade nos serviços prestados.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A presente pesquisa justifica-se pela importância na qualidade de vida dos profissionais de enfermagem, para que estes consigam atuar com qualidades nos serviços de saúde.

A qualidade de vida foi citada pela primeira vez em 1964 por Lyncon.

Segundo WALTON (1973) cita que para que haja QVT fora e dentro da empresa são necessárias varias medidas:

• COMPENSAÇÃO ADEQUADA E JUSTA

Refere-se ao salário justo ou à adequação entre o trabalho e o pagamento nos seus diversos níveis relacionados entre si.

• CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Os trabalhadores não devem ser expostos a condições físicas e psicológicas que sejam perigosas ou a horários excessivos de trabalho que sejam prejudiciais a saúde

• OPORTUNIDADE IMEDIATA PARA A UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE HUMANA

Para que os trabalhadores possam usar e desenvolver suas habilidades e capacidades são necessários: autonomia no trabalho, utilização de múltiplas habilidades, informação e perspectiva de crescimento profissional, realização de tarefas completas e planejamento das atividades.

• OPORTUNIDADE PARA CRESCIMENTO CONTÍNUO E SEGURANÇA

É importante que o trabalhador tenha a possibilidade de autodesenvolvimento, aquisição de novos conhecimentos e perspectivas de sua aplicação prática, oportunidades de promoções e segurança no emprego.

• INTEGRAÇÃO SOCIAL NA ORGANIZAÇÃO

Para haver um bom nível de integração social é necessário que o ambiente de trabalho seja sem preconceitos, de senso comunitário, fraca estratificação, existência de mobilidade ascendente e franqueza interpessoal.

• CONSTITUCIONALISMO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

São as normas que estabelecem os direitos e deveres dos trabalhadores. Os aspectos mais significativos versam sobre a privacidade, a liberdade de expressão ( o diálogo livre) e o tratamento justo em todos os assuntos.

• TRABALHO E O ESPAÇO TOTAL DA VIDA

O trabalho, muitas vezes, absorve parte da vida extra-organização do empregado, afetando consideravelmente o seu tempo de dedicação à família, tempo de lazer e sua convivência comunitária.

• A RELEVÂNCIA SOCIAL DA VIDA NO TRABALHO

Os trabalhadores, através de seus empenhos e comprometimentos, esperam que, socialmente, a instituição não deprecie o seu trabalho e conseqüentemente a sua profissão.

Segundo CECAGNO, CECAGNO e SIQUEIRA (2003) vários são os danos acarretados ao ser humano e seu comportamento, devido às tensões no ambiente de trabalho, condições negativas, levando ao estresse profissional, conseqüente da insatisfação profissional, excitação, depressão, perda do interesse, desmotivação, podendo culminar em uma baixa qualidade nos serviços prestados.

De acordo com BORSOI & CODO (1995), o cuidado tornado profissão deixa de ser executado pela afetividade expressa e espontânea,seja na forma de carinho ou na forma de agressão,como pode ocorrer no ambiente doméstico. O trabalhador de enfermagem é preparado para auxiliar na recuperação do doente ou assiste-lo em sua dor. Ao remunerar o cuidado prestado, espera-se qualidade e para isso é necessário além do domínio das técnicas media-lo por afetividade, nem que a expressão deste afeto seja uma representação necessária, pois uns dos códigos internalizados pela enfermagem são a devoção e generosidade em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com