TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protozoarios

Resenha: Protozoarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

Protozoários:

Classificação: Os protozoários são unicelulares e com mobilidade especializada sendo este o principal critério para definir sua classificação. A maioria deles é minúscula, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente.

Alguns na maioria heterótrofos ( precisam dos outros para se alimentar) e outros autótrofos ( produzem seu próprio alimento).

Os autótrofos fazem fotossíntese e se alimentam como as plantas, outros são heterótrofos e se alimentam comendo diversos alimentos principalmente matéria orgânica em decomposição, folhas mortas, animais mortos, fezes, etc. Sua forma de nutrição podem ser predadoras ou filtradores, herbívoras ou carnívoras, parasitas ou mutualistas, mas, a principal forma de alimentação deles é a nutrição sapófrita (plantas que não possuem a capacidade de produzir fotossíntese).

A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma “boca”, o citóstoma. A célula desses micro-organismos unicelulares é muito especializada e cada organela tem uma função vital.

O sistema locomotor é bem primitivo com o uso de flagelos, cílios, membranas ondulantes,cirros ou pseudópodes. Há um sistema hidrostático constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose nos protozoários dulcícolas, estabelecendo assim o equilíbrio osmótico.

O citoesqueleto também é especializado para manter a forma da célula, emissão de pseudópodes, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias.

Estes micro-organismos de vida livre estão presentes em muitos ambientes, mas alguns levam vida parasitaria, causando doenças em animais, febres, cistos dolorosos e outros males em seus hospedeiros. Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos e outros animais vertebrados. O Trypanosoma Cruzi por exemplo, é um protozoário flagelado causador da doença de Chagas.

Os protozoários servem como indicadores da qualidade do ambiente, sendo que em águas poluídas por resíduos industriais normalmente não aparecem muitos protozoários, enquanto que em água e solos onde exista matéria orgânica em decomposição eles aparecem em abundancia, fazendo a decomposição de fezes e qualquer matéria orgânica morta, com isso, colaborando com a limpeza do meio ambiente. A presença de muitos protozoários indica que aquele ambiente está ecologicamente saudável.

Apesar de minúsculos, os protozoários tem grande importância para os seres humanos e animais. Milhões deles são encontrados nos oceanos e mares, onde servem de alimento para animais marinhos. Certos protozoários, como os foraminíferos, são revistidos por conchas pétreas. Quando esses animais morrem, seus corpos se acumulam no fundo dos oceanos e contribuem para a formação das rochas calcarias.

Há dois tipos de hospedeiros dos protozoários parasitas:

Hospedeiro Intermediário, nesse caso, está infectado por um protozoário parasita que se reproduz assexuadamente e se hospeda temporariamente para depois terminar seu ciclo vital em um hospedeiro definitivo que irá, em muitos casos, adoecer.

Hospedeiro Definitivo Nelo o protozoário parasita já atingiu um desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com