TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEIMADURAS

Tese: QUEIMADURAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  Tese  •  4.819 Palavras (20 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO:

As lesões por queimaduras são a terceira causa de morte acidental, podendo afetar qualquer pessoa a qualquer momento e em qualquer local. As queimaduras afetam pessoas de todos os grupos etários e grupos socioeconômicos. Aquele em risco m máximo são os muito jovens (menos de 4 anos de idade), os idosos (mais de 65 anos) e os muitos pobres. Pessoas que vivem em casas pré-fabricadas e aéreas rurais também estão em risco para lesão por queimadura (Centers for Disease Control and Prevention [CDC], 2003).

A incidência da lesão grave por queimadura permaneceu aproximadamente igual durante a última década. Cerca de 1,1 milhão de pessoas precisam de atenção médica para a lesão por queimadura nos Estado Unidos a cada ano. Destas, 50.000 precisam de hospitalização aguda. Aproximadamente 4.500 pessoas morrem por queimaduras e lesões inalatórias correlatadas por ano (U.S Fire Administration [USFA], 2005a). O risco de morte aumenta muito quando o paciente sofreu uma lesão por queimadura cutânea e uma lesão por inalação de fumaça.

A maioria das lesões por queimaduras são decorrentes de pequenos acidentes domésticos. As crianças jovens e os idosos estão em risco particularmente alto para lesão térmica. A pele nas pessoas desses dos grupos etários é fina e frágil, portanto mesmo um período limitado de contato com uma fonte de calor pode produzir uma queimadura espessura total. As lesões por escaldadura continuam a ser a lesão térmica mais freqüente entre pessoas nesses grupos etários (Dewar, Magson, Fraser, ET AL., 2004). O cozimento descuidado é a causa primária de quase um terço de todos os incêndios residenciais que começam na cozinha (USFA, 2005b; 2005c). Os principais fatores por cozimento incluem o cozimento sem assistência, graxas e materiais combustíveis na tampa do fogão. A queimadura também pode ocorrer em consequência um alto índice de lesões relacionadas com o trabalho.

É bom lembrar que as queimaduras graves não devem ser encaradas como lesões cutâneas, mas como trauma sistêmico, que produzem grande desequilíbrio hidroeletrolítico e hemodinâmico. Além disso, podem estar associadas a lesões em outros sistemas, como traumas abdominais fechados, traumas de extremidades, lesões inalatórias etc.

A queimadura constitui uma causa importante de morbimortalidade. A observação dos princípios básicos do atendimento inicial ao trauma, as manobras de reanimação e a inserção de medidas de emergência no tempo apropriado podem minimizar a mortabilidade e a morbidade causadas por estas lesões.

Estes princípios incluem um alto índice de suspeita de comprometimento das vias aéreas por inalação de fumaça, estabilização hemodinâmica e de um balanço hídrico adequado (ATLS). O enfermeiro deve estar atento a estes princípios e ainda, à prevenção de complicações.

QUEIMADURAS:

A queimadura é o resultado da exposição das células a uma temperatura ou agente incompatível com a vida celular. Para Carvalho, Leite, Oliveira e Bastos (2008), dependendo do agente causal elas podem ser classificadas em térmicas, elétricas e químicas. Esses agentes agem no tecido causando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camada profundas, como tecido subcutâneo, músculos, tendões e ossos. Dependendo da intensidade do agente térmico, se gerador ou transmissor de calor, e do tempo de contato com o tecido.

O fator determinante do resultado estético e funcional da queimadura e pode ser avaliada em graus, segundo Siviero do Vale (2005):

• Queimaduras de primeiro grau: são aquelas onde há comprometimento exclusivo da epiderme, apresentando coloração rosa avermelhada com o aparecimento de edema discreto e dor moderada, comum no verão devido à exposição solar. Pode atingir diferentes extensões da pele;

• Queimaduras de segundo grau: são mais profundas, podendo ser subdivididas em superficiais, aquelas que atingem a epiderme e o terço proximal da derme, apresentando coloração rósea e profunda que são aquelas que atingem a epiderme e dois terços da derme, apresentando coloração pálida e sendo mais dolorosa, devido à conseqüente exposição das terminações nervosas;

• Queimaduras de terceiro grau: atingem todas as camadas da pele e, às vezes, o tecido celular subcutâneo. Clinicamente apresentam-se inelásticas, indolores, esbranquiçadas e escurecendo com o passar dos dias; essas características se dão pela destruição total das terminações nervosas. Azevedo, Machado e Chassot ( 2002).

GRAVIDADES DAS QUEIMADURAS:

A gravidade da queimadura é determinada por:

1- Profundidade: primeiro grau, segundo grau (espessura parcial), terceiro grau (espessura completa);

2- Extensão: percentual de SCT (Superfície Corpórea Total);

3- Idade: os muitos jovens e muitos velhos apresentam prognóstico sombrio; o prognóstico alterna-se nos adultos após 45 anos de idade;

4- Área do corpo queimada: face, mãos, pés, períneo e queimaduras circunferências requerem cuidados especiais;

5- História clínica e lesões e doenças associadas;

6- Lesão por inalação.

PROFUNDIDADE DAS QUEIMADURAS:

As queimaduras são classificadas, de acordo com a profundidade da destruição tecidual, como lesões de espessura parcial superficial, lesões de espessura parcial profunda ou lesões de espessura total.

Em uma queimadura de espessura superficial, a epiderme é destruída ou lesionada e uma parte da derme pode ser lesionada. A pele lesionada pode estar dolorosa e parecer avermelhada e seca, como na queimadura solar, ou pode formar bolha. Eritema associado à dor. A dor deve-se à produção local de prostangladinas, produzindo efeito de vasodilatação.

Uma queimadura de espessura parcial profunda envolve a destruição da epiderme e as camadas superiores da derme e a lesão das porções mais profundas da derme. A ferida mostra-se dolorosa, avermelhada e exsuda o liquido. O enchimento capilar sucede o esmaecimento tecidual. Os folículos pilosos permanecem intactos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com