TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Sistema Respiratorio

Exames: Questionario De Sistema Respiratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 4

]Cite os componentes da porção de condução e da porção respiratória do sistema respiratório.

O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.

2. Dê as funções da cavidade nasal, faringe e laringe.

Cavidade nasal: Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.

Faringe:conduz o ar e os alimentos

Laringe:é responsavel pela condução do ar.

3. Cite o trajeto do ar inspirado.

Primeiramente o ar entra pelas nossas narinas (ou boca) e passa pela faringe, laringe, que são tubos que vão direcionar o ar até a traquéia, onde inicia o trato respiratório.

Até aí, o ar primeiramente foi aquecido, filtrado (pelos pêlos do nariz e pequenos pelos dos outros tubos) e direcionado então para os brônquios que são ramificações da traquéia e que continuam a se ramificar de forma que chega em "tubos" cada vez menores e mais finos.

Até chegar no alvéolo pulmonar, pequenos saquinho com muita irrigação (vasos sanguíneos) onde ocorrerá a troca gasosa, entrando oxigênio na corrente sanguínea e saindo gás carbônico da corrente sanguínea para o alvéolo.

Assim, o gás carbônico agora pode sair do nosso corpo da mesma forma que o O2 entrou.

4. Comente sobre a estrutura do nariz e da cavidade nasal

Nariz: Situa-se no centro do rosto e a parte exposta recebe o nome de nariz externo e o interior recebe o nome de cavidade nasal.

As fossas nasais são compostas por duas cavidades (aberturas) paralelas, que se iniciam nas narinas e terminam na faringe. A função delas é aquecer e filtrar o ar que entra no sistema. O septo nasal é o divisor entre as duas cavidades e formado de cartilagem. Na parte de cima das fossas, existem células sensoriais capazes de captar diferentes cheiros – o que chamamos de olfato.

5. Cite a divisão anatômica da cavidade nasal e da faringe.

A cavidade nasal é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana.

Na parede lateral da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos) que são divididas em superior, média e inferior.

O esqueleto ósseo do nariz é formado pelo osso frontal, ossos nasais e maxilares. A cavidade nasal contém várias aberturas de drenagem, pelas quais o muco dos seios paranasais é drenado. Os seios paranasais compreendem os seios maxilares, frontal, etmoidal e o esfenoidal.

A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe

6. Cite as comunicações da faringe. Defina faringe e comente sobre sua estrutura

A porção superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faringeos das tubas auditivas e com a orofaringe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com