TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Filme Do Filme Twister

Ensaios: Questionário Filme Do Filme Twister. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  4.090 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário

1) Qual o objeto de pesquisa?

O objeto de estudo são os tornados que ocorrem nos Estados Unidos. O objetivo da pesquisa é saber como funciona a estrutura interna de um tornado e como ele se comporta, podendo assim criar um sistema mais eficiente de aviso de tornados.

2) Quais as metodologias usadas?

Existem dois grupos de pesquisa e suas metodologias são bem semelhantes, pois possuem o mesmo objetivo e objeto de estudo.

Ambos utilizam minis laboratórios ambulantes equipados com computadores com tecnologia avançada, ligados a radares e a satélites, e vários outros equipamentos que podem prever com certa antecedência os tornados. Para chegar a seus objetivos eles construíram uma máquina que possuem centenas de pequenos sensores, que uma vez dentro do tornado irão transmitir informações do mesmo como velocidade e direção do vento, pressão e temperatura.

A diferença básica da metodologia entre Jo (e Bill) e Jonas Miller, é o formato dos sensores e como eles vão transmitir esses dados: a Dorothy irá transmitir esses dados via rádio através de sensores que parecem uma pequena bola; o OT.O.D.3 (Telômetro Ortográfico Digital) transmitirá as informações via satélite e seus sensores tem a forma de um quadrado com uma pequena antena.

E por fim, para alcançar seus objetivos Jonas Miller utilizou apenas métodos de indução e conhecimento científico. Enquanto a equipe de Jo e Bill usaram conhecimentos empírico e científico, com métodos de indução e dedução.

3) Quais as técnicas usadas?

*Para prever onde os tornados apareceriam, utilizaram vários equipamentos, computadores com programas avançados, radares e satélites que medem a velocidade do vento e sua direção, a temperatura e pressão atmosférica.

*Para registrar o experimento usaram câmeras fotográficas e de vídeo.

*O experimento só pode ser realizado com o novo equipamento construído: Dorothy ou OT.O.D.3.

*Utilizaram mapas para se localizarem e decidirem qual seria a melhor estrada para chegar ao tornado.

*O rádio é utilizado para comunicação.

*Fizeram pequenos “cata-ventos” para acoplar aos sensores da Dorothy para que pudessem voar.

*E o carro foi utilizado para levar Dorothy ao tornado.

4) Onde o conhecimento científico foi usado?

Para chegarem ao local dos tornados às duas equipes utilizaram o conhecimento científico. Possuíam um conhecimento sistematizado, mas nem sempre eficiente. Os dados eram transmitidos por radares, satélites e programas de computador que informavam informações sobre os furacões possibilitando prever sua localização e seu tamanho.

A equipe de Jonas Miller foi a que mais utilizou o conhecimento científico. Além do laboratório móvel, ele possuía uma grande equipe num laboratório fixo que lhe fornecia informações sobre o tornado via rádio.

Para resolver o problema dos sensores Jo também utilizou do conhecimento científico. Ela observou o sistema de alerta de Meg após a passagem do furacão, a partir disso criou uma nova hipótese: que os sensores conseguiriam voar se tivessem fixado uma espécie de cata-vento, tornando-os mais pesados. Ela parte para experimentação de sua hipótese e constata que ela é verdadeira. Esse é o método usado que podemos classificá-lo como indutivo.

5) Onde o conhecimento do senso comum foi usado?

Bill utilizou seu conhecimento empírico praticamente durante todo o filme. A primeira vez que ele usa desse artifício é quando ele está fora da lanchonete logo após sua briga com Jonas. Ele usa seu conhecimento anterior, do seu cotidiano de caçador de tempestades, para observar a direção e velocidade do vento, a cor do céu (“verdinho”), deduzindo que o tornado estava para aparecer. Em vários momentos do filme Bill percebe a mudança de trajetória do tornado ou quando irá aparecer, sem nenhum embasamento científico, apenas usando sua “intuição”, a sua observação.

6) Quais as hipóteses?

1ª hipótese: Ao colocar Dorothy no caminho da zona de sucção do tornado seus sensores voarão automaticamente, enviando informações sobre o mesmo. Observação: é mesma hipótese do equipamento de Jonas.

2ª hipótese: Os novos sensores com pequenos “cata-ventos” acoplados voarão assim que Dorothy for colocada na zona de sucção do tornado.

7) Onde a indução foi usada?

No momento em que Jo observa o sistema de alerta de Meg após a passagem do furacão, ela cria a seguinte hipótese: que os sensores conseguiriam voar se tivessem fixado uma espécie de cata-vento. Ela parte para experimentação de sua hipótese e constata que ela é verdadeira. Esse é o método usado que podemos classificá-lo como indutivo.

8) Onde a dedução foi usada?

Dedução é quando descobrimos uma verdade a partir de outras verdades que já conhecemos. Sendo assim, foi o que Bill fez ao observar a cor do céu (“verde”) e a direção do vento ao jogar a areia no chão, partiu do seu conhecimento empírico para deduzir que o tornado estava para começar. E foi observando o tornado, o vento e o céu que conseguiu deduzir a mudança de trajetória do furacão.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »