TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DO SEU PROCESSO DE TRABALHO

Casos: REFLEXÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DO SEU PROCESSO DE TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

REFLEXÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DO SEU PROCESSO DE TRABALHO

O trabalho é uma atividade estruturante do ser social, pelo seu valor intrínseco à vida humana e pelo conhecimento que ele proporciona na relação dos seres humanos com a natureza e com os demais. Além de ser atividade vital dos seres humanos, incorpora a relação homem-natureza e a relação dos homens entre si e consigo mesmo, que se estabelece pela interação social. O modo como os seres humanos produzem e reproduzem seus valores, regras de convivência e a vida material, deve ser analisado como um fenômeno social que implica e é implicado por relações sociais, por disputas de interesses, conforme diferentes experiências de vida, inserção de classe e cultura. Neste contexto, ao pensarmos no trabalho em saúde, consideramos que este vai muito além do resgate do corpo para a produção da saúde, compreende elementos objetivos e subjetivos que permeiam todo o processo

O processo de trabalho em saúde, sofreu grandes transformações, especialmente com a industrialização e com a incorporação de inúmeros avanços e descobertas científicas, no sentido de preservar a vida. Entretanto, se, por um lado, a superespecialização permitiu o avanço do conhecimento específico, por outro, consolidou o parcelamento do ser humano e de suas necessidades, quando tomados como objetos da ação.

O trabalho institucional em saúde é desenvolvido, predominantemente, como um trabalho coletivo. “É realizado por diversos profissionais ou trabalhadores treinados para realizar uma série de atividades necessárias para a manutenção da estrutura institucional. O trabalho dos diferentes profissionais (médico, enfermeiro, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros), apesar de suas especificidades de conhecimentos e de prática, é parte do conjunto que resulta na assistência a seres humanos, que são totalidades complexas”. A não articulação interdisciplinar, em prol do assistir à saúde do usuário, gera fragmentação da assistência, dificultando avanços nesta prática.

O objeto de trabalho em saúde tem várias dimensões, como a biológica, psicológica, social e cultural, possibilitando a construção da atenção integral, atendendo as necessidades em saúde através de diferentes intervenções profissionais.

A finalidade do trabalho profissional em saúde é derivada de um modo próprio de apreender as necessidades que demandam este trabalho e passa a exigir e organizar diversos profissionais que contribuem para o resultado ou produto, a assistência em saúde. Ao focar o olhar nas atividades realizadas pelos diversos profissionais, podemos descrever processos específicos. Contudo, salientamos que a organização do processo de trabalho e o envolvimento dos diversos profissionais de saúde são fundamentais para que se alcance uma assistência de qualidade, buscando a integralidade.

Em relação ao trabalho em enfermagem, a ação/atividade que identifica a Enfermagem como profissão da saúde é o ato de cuidado, sendo este a própria ação transformadora sobre o “objeto”, que é o ser humano que precisa do cuidado em saúde. Por esta característica própria da Enfermagem, o cuidado, além de ação, passa a ser o objeto epistemológico da profissão.

A percepção dos trabalhadores e gestores sobre o processo de trabalho em saúde influencia as formas de organizá-lo e, consequentemente, o próprio cuidado. Nesta perspectiva.

No conjunto do trabalho coletivo, os médicos avaliam o paciente/cliente, elaboram um diagnóstico e prescrevem as medidas terapêuticas realizadas por ele e pelos outros profissionais de saúde, além de decidirem sobre a alta hospitalar(5). Para os médicos, a finalidade do seu trabalho é, em suma, promover o bem-estar, melhorar o estado de saúde do paciente.

A enfermagem é responsável pelo cuidado direto ao paciente/cliente, em toda sua integralidade, como ser biológico e social. Historicamente, os profissionais de Enfermagem dominam o campo de conhecimentos que lhes dá competência para cuidar das pessoas, em todo o seu processo de viver, do nascimento à morte.

O resultado do trabalho em saúde não é materializável, ou seja, o produto final é a própria prestação da assistência que é consumida, no momento que é produzida. Não há um produto separado do processo de produção. Teoricamente, há uma diferença entre finalidade (ação orientadora – onde quero chegar) e produto do trabalho (o resultado – onde cheguei/o que obtive). É possível dizer que a finalidade do trabalho na emergência é a recuperação do indivíduo, a sua cura/recuperação da saúde, ou tirá-lo da situação aguda que motivou a procura da ajuda profissional; e que o produto, consumido no próprio processo de produção da ação assistencial, seria o resultado da ação, que pode ser o alívio da dor, a finalização de um curativo, de um procedimento cirúrgico, a aplicação de um analgésico, a conclusão de uma avaliação e orientação para prevenção de doenças ou para a promoção da saúde.

É importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com