TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA

Por:   •  10/10/2019  •  Artigo  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE PRÁTICA

  1. INTRODUÇÃO

O ácido acetilsalicílico, comumente chamado de AAS, é um medicamento com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas ainda muito utilizado mundialmente, mesmo tendo sua formulação e comercialização iniciada há mais de um século, mais precisamente no ano de 1897 e 1899, respectivamente. Quimicamente, o AAS trata-se de um éster do ácido acético, origina-se a partir do ácido salicílico, seu principal metabólito, e pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (BRUNTON et al, 2012, p. 977).

Os salicilatos têm sua devida importância e implicações clínicas no que diz respeito aos seus efeitos no corpo. Dentre os variados resultados terapêuticos estão a participação na biossíntese das prostaglandinas, assim como o mecanismo de atuação dos próprios salicilatos nas moléstias reumáticas, incluindo a notória capacidade de reagir a uma vasta quantidade de reações entre antígeno e anticorpos. Influencia, inclusive, no metabolismo do tecido conjuntivo, fator decisivo para proteção e até mesmo reparação tissular do local-alvo (BRUNTON, 2012, p. 977-978).

No entanto, apesar da perspectiva terapêutica benéfica desse fármaco, é crucial destacar que todas as precauções devem ser respeitadas no que tange ao controle da composição. O ácido acetilsalicílico quando hidrolisado gera como produto justamente o ácido salicílico, o que, quantitativamente, pode indicar indiretamente o valor do AAS absorvido pelo organismo. Com isso, torna-se possível a análise da preparação farmacêutica do medicamento por meio do ácido salicílico determinado, prezando pela qualidade industrial além da idoneidade do produto formulado (MATIAS et al, 2004).

Existem diversos métodos de análises rápidas e práticas de verificação das composições farmacológicas, dispensando de equipamentos sofisticados, além de gerar um resultado confiável e de fácil inferência. A reação do ácido salicílico com o cloreto férrico aquoso, geralmente a 10%, é um dos testes utilizados para verificar a pureza do AAS. De acordo com a coloração resultante da amostra pode-se deduzir a presença ou não do salicinato naquele composto. Esse método visual qualitativo baseado nessa alteração de coloração ocorre justamente pela reação química efetuada proporcional à concentração do ácido salicílico na amostra. Geralmente, esse tipo de avaliação tem sido empregada para detecção de intoxicação em fluidos biológicos, tais como a urina e o sangue (MATIAS et al, 2004).

O objetivo principal desse relatório é descrever e discutir as análises executadas durante o experimento laboratorial, o qual baseou-se no referido método acima supracitado, conciliando o que a literatura disponibiliza com as observações realizadas durante a prática.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  2. PROCEDIMENTO

Nesta seção serão descritas as etapas para a realização do procedimento, onde será descrito a forma de manejo dos materiais, assim como das substâncias utilizadas durante a atividade prática. Para um melhor entendimento dividiu-se em tópicos:

  • Inicialmente os tubos de ensaio foram identificados com B, 100 e 500, representando, respectivamente, urina branca do indivíduo que não fez uso do medicamento, urina da pessoa que fez a ingestão do ácido acetilsalicílico de 100 mg na noite anterior e urina da pessoa que ingeriu o comprimido de ácido acetilsalicílico de 500 mg na noite anterior;
  • Em seguida, do balão volumétrico coloca-se cerca de 10 ml de FeCl3(cloreto férrico) no béquer;
  • Foi fracionado um volume de 5 ml de urina usando uma pipeta de pasteur descartável de cada uma das 3(três) amostras presentes nos coletores (B, 100 e 500);
  • Adicionou-se 30 gotas de FeCl3 no tubo de ensaio B, 40 gotas no tubo de ensaio 100 e 140 gotas no tubo de ensaio 500;
  • Posteriormente, as substâncias de cada um dos tubos de ensaio foram homogeneizadas e analisadas desde a coloração até a textura e formação de possíveis precipitados.

Observação: Como a solução de FeCl3 não se comportou bem, foi adicionada quantidades variáveis em cada tudo de ensaio.(acho que isso é na conclusão).

  1. RESULTADOS

  2. DISCUSSÃO

  3. CONCLUSÃO

  4. REFERÊNCIAS

  • BRUNTON, L.L.; CHABNER, B.A.; KNOLLMANN, B.C. GOODMAN & GILMAN. As bases farmacológicas da terapêutica. 12 ed. Rio de Janeiro: McGrawHill, 2012.
  • MATIAS, Francisco A. A.; VILA, Marta M. D. C.; TUBINO, Matthieu. Quantitative reflectance spot test for the determination of acetylsalicylic acid in pharmaceutical preparations. J. Braz. Chem. Soc.,  São Paulo,  v. 15, n. 2, p. 327-330, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com