TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE MEDICINA PRÉ HISTORICA E PRIMITIVA

Por:   •  24/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDAD CENTRAL DEL PARAGUAY

FACULTAD DE CIENCIAS DE LA SALUD

1° PERÍODO TURNO: VESP.B DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MEDICINA - SEDE II

DOCENTE: Dra. JULIANE DE OLIVEIRA

RESUMO DE MEDICINA PRÉ HISTORICA E PRIMITIVA.

Nessa época onde tudo era mais escasso e realmente primitivo, onde medicina era considerada magia, o homem vivia em harmonia com a natureza e dela tirava tudo para sua sobrevivência, os processos de cura começaram a surgir de forma indutiva, experiências vividas na prática dia após dia, o curandeiro, sacerdote e médico começaram a aparecer de forma sutil, acreditava-se que a pessoa que tinha esse conhecimento tinha acesso a poderes extremos, a contatos diretos com deuses e influência sobre a vida e a morte, sendo considerados mediadores entre planos sobrenaturais por conhecerem melhor a natureza, os animais cujo o veneno era letal e plantas medicinais com poderes curativos, sendo capazes de curar enfermidades. Com o passar do tempo os conhecimentos só aumentava e isso tornava-os mais poderosos, constantemente eram realizados rituais sangrentos com animais, nesses rituais reconheciam que o sangue era a fonte da vida já que os primeiros caçadores diziam que a alma do animal estava no sangue, vindo daí a crença de que poderia apropriar-se da força vital do inimigo.

Era realizado desde o período neolítico cirurgias bem primitivas como, trepanação craniana que até hoje ainda acontece em algumas tribos africanas para mutilação e castração, principalmente em meninas cada vez mais jovens para cortar parte de seus órgãos gênitas. Não podemos deixar de citar os mais relevantes acontecimentos como a medicina mesopotâmica onde foi encontrada a primeira prescrição médica para tratamentos de feridas; Foi na Babilônia, durante o reinado de Hammurabi (1948 a 1905 a. C.) que ficou estabelecido que cumprisse o código de responsabilidade civil e penal da profissão médica, ficando determinado em artigo a recompensa financeira por cada cura realizada em cada paciente, o Hipócrates com sua doutrina que sempre repassava aos seus alunos repetindo a frase “toda doença tem uma causa natural e sem causas naturais nada acontece” e o seu marco foi o desenvolvimento da teoria, influenciada pelas outras culturas anteriores à dos gregos, segundo a qual o organismo é composto por quatro tipos de estados de ânimo: sangue, muco, bile amarela e bile negra.

A india se destaca pela divisão em três períodos: um período anterior, que vai de 1500 a 800 aC., chamado de período védico porque a informação é derivada principalmente dos Vedas. Os Vedas são hinos antigos, poemas filosófico-religiosos, orações e ensinamentos dos povos arianos, que invadiram o Vale do Indo por volta de 1500 aC. O período bramânico tem essa denominação porque se baseia em uma cultura dominada pela casta de dois sacerdotes dessa religião, assim como em um período budista, dominado por seus monges. Tanto o primeiro período, quanto o védico, correspondem ao da medicina mais primitiva. O período bramânico tem bases mais racionais, e a medicina hindu atingiu seu apogeu no período budista, onde o ensino médico passou a ter um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com