TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Psicologia Sócio Histórica

Por:   •  11/9/2017  •  Resenha  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  2.395 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia Sócio – Histórica

O objeto de pesquisa da psicologia refere-se a cada vivencia de cada sujeito, mas isso nem sempre foi tão simples assim, os objetos de pesquisa foram surgindo por diversas teorias diferentes para o surgimento da Sócio - Histórica e todas as suas características e foi caracterizada como abstrato e natural do ser humano.

A experiencia psicológica era dada como uma característica do homem, então ele sentiria, sonharia e desejaria coisas, ele seria consciente disso, simplesmente por sua condição de homem o permitiria, então o que é importante não era o seu surgimento ou construção, mas sim o seu desenvolvimento social e histórico.

 A sua origem é baseada no pensamento de Vigotsky, que afirma que o desenvolvimento humano se dá a partir das relações sociais em que o indivíduo mantem no decorrer de sua vida, e sua subjetividade é dada como uma conquista do ser humano a partir de suas ações e intervenções sobre o mundo.

 “A Psicologia Sócio – Histórica estuda o ser humano e seu mundo psíquico como construções histórica e sociais da humanidade” (página 73). O mundo psíquico de hoje nunca foi sempre assim e nem vai ser sempre igual, ele está em constante mudança. Assim o fenômeno psicológico é dado como o homem construiu, foi modificando e atuando no mundo para sobreviver.

Ocorreu uma mudança da capacidade humana com a descoberta da ferramenta que ajudava o homem a realizar tarefas, ou seja o homem só utilizava aquilo que era apresentado para ele sem precisar modificar ou precisar preparar para que pudesse utiliza-lo. Depois disso o homem não parou mais de construir e inventar instrumentos de sobrevivência e de produção coisas que nos ajudam até hoje, tudo em nossa volta é invenção do homem. Então com a ferramenta ele gerou a possibilidade de buscar e construir objetos. Mas o homem não inventou ou criou apenas objetos, ele criou a linguagem para se comunicarem, facilitando muito a sua vida coletiva.

Essas mudanças são muito importantes para os Sócio – Históricos, pois isso que ocorreu permitiu o surgimento do ser humano que é atualmente. Todas essas mudanças ocorridas que nos faz acompanhar de formas de subjetivação, como pensamos, agimos ou desejamos. Para a Sócio – Histórica o mundo psicológico é esse mundo com registros e possibilidades que acompanham as intervenções do ser humano, é um movimento de constante mudança. Então se o mundo muda é porque o ser humano mudou.

A natureza humana para os Sócio – Históricos não existe, o que existe é uma condição humana que tem como característica o fato das mudanças que o homem constrói suas formas de necessidades e satisfação e impõe isso para outros homens. Somos seres que construímos objetos de satisfação de nossas necessidades, mas isso tudo depende da situação e do seu momento histórico que estão vivendo.

“Condição humana, não é natureza humana. Condição humana é exatamente a possibilidade de os humanos criarem a si próprios, libertando-se dos limites impostos pelo biológico de seus corpos” (página 75)

“A cultura é a melhor expressão ou fotografia do avanço da humanidade. Nossas conquistas estão depositadas nos objetos e nas ideias que construímos ao longo desse tempo histórico em que nos desenvolvemos” (página 75)

A cultura é a humanização do mundo material, ou seja, o homem se coloca no mundo e põem suas mãos para modificar o mundo material, assim humanizando o que era apenas um objeto sem interferência do homem.

Criamos um mundo em nossa volta, além disso criamos rituais, criamos as ideias, ciências a escrita até as religiões, etc. aonde tudo foi criado há o trabalho humano, ideias e desejos do homem, tudo isso é cultura.

O homem está introduzido na cultura, pois todos os avanços e invenções a linguagem, possibilidades estão postos nos objetos da cultura.

A cultura carrega possibilidades psíquicas, de subjetividade que vão construindo no homem, é um movimento que não é repetitivo, pois cada um fara essa tarefa e se tornara um humano, todos com a mesma capacidade, mas mesmo assim são diferentes, porque cada um fara de seu modo de agir, pensar e sentir, cada um se construirá tornando-se um ser humano singular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com