TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reabilitação Cardiovascular

Artigo: Reabilitação Cardiovascular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

A reabilitação cardiovascular (RC) apresenta uma série de benefícios bem estabelecidos na literatura, tais como melhora na capacidade funcional, redução de fatores de risco, redução dos sintomas, melhora na qualidade de vida e detecção precoce de sinais e sintomas que antecedem sérias complicações. A RC tem sido recomendada para pacientes após infarto agudo do miocárdio e após cirurgia de revascularização do miocárdio; estudos recentes também têm recomendado no pós-operatório de cirurgias cardíacas, insuficiência cardíaca crônica estável, pré e pós-transplante cardíaco, intervenções percutâneas do miocárdio, doenças valvares e doença arterial periférica.

Segundo definição da OMS, a RC é um conjunto de atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares as melhores condições sociais, mentais e físicas possíveis, para que possam alcançar com seu próprio esforço uma vida normal e produtiva. Programas de RC são uma realidade em países desenvolvidos e contam com a participação de uma ampla gama de profissionais, com importante papel nas três fases da RC: a fase I inicia-se na internação hospitalar; a fase II vai da alta hospitalar até dois a três meses após o evento; e a fase III é considerada de recuperação e manutenção. Recomenda-se que a RC seja implementada e executada por uma equipe multiprofissional, formada por médico, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, educador físico, assistente social e terapeuta ocupacional.

Fase I: O paciente é atendido pela equipede fisioterapia na unidade coronariana e na enfermaria de cardiologia. Nesta fase, a intensidade dos exercícios realizados segue uma sequência crescente de etapas, denominadas steps, que vão de “um” a “sete”, sendo que o primeiro gera um menor gasto calórico e o ultimo um maior gasto. O primeiro steps o paciente realiza os exercícios deitado no leito e no sétimo steps ele pode chegar a caminhar até 15 minutos, além de subir e descer dois lances de escada. Após a alta hospitalar todos os pacientes atendidos na fase I são convidados a participar da fase II. Para isso é agendado no prazo de 15 a 30 dias um teste de esforço, para estratificação de risco e prescrição de esforço. Nos pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca, utiliza-se o teste cardiopulmonar (TCP) e o teste de caminhada de seis minutos, sendo a intensidade do treinamento prescrita de acordo com a curva do consumo oxigênio no TCP (10 % a baixo e 10% acima do limiar de anaerobiose ventilatório) e para o restante dos pacientes aplica-se o teste ergométrico convencional, prescrevendo a intensidade através da frequência cardíaca pico (50 % a 70 % da frequência cardíaca de reserva).

Fase II: Os pacientes são submetidos a treinamento físico aeróbico em esteira ergométrica ou cicloergômetro três vezes na semana, uma hora cada sessão, durante três meses e com a intensidade prescrita através do teste de esforço. Nessa fase o paciente recebe inicialmente o atendimento da equipe de enfermagem para a verificação de parâmetros hemodinâmicos, em seguida é encaminhado para a equipe de fisioterapia onde realiza cinco minutos de alongamento global, cinco minutos de aquecimento já no ergômetro no qual irátreinar, trinta minutos de condicionamento, segundo a intensidade prescrita,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com