TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações De Caracterização Dos Glicidios

Casos: Reações De Caracterização Dos Glicidios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução 4

2 Objetivo 5

3 Parte experimental 6

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO AMIDO 6

3.2 PRECIPITAÇÃO DO AMIDO 6

4 Resultado e discussão 7

4.1 Teste do Iodo 7

4.2 TESTE DE PRECIPITAÇÃO DO AMIDO 7

4.2.1 Precipitação do amido por solução saturada de sulfato de amônio 7

4.2.2 Precipitação com álcool etílico 8

5 Questôes 9

1 Introdução

O amido é um alimento de reserva em plantas (tubérculos, caules, raízes e algas) e um nutriente importante para os animais. As plantas sintetizam uma mistura de glicanos, tranformando na principal reserva de alimento, e está depositado no citoplasma das células de plantas como grânulos insolúveis compostos por αamilose e amilopectina. 1 A α-amilose é um polímero linear de milhares de resíduos de glicose ligados por ligações α(1 4). Apesar da α-amilose ser um isômero da celulose, ela possui propriedades estruturais muito diferentes. Isso ocorre porque as ligações βglicosídicas da celulose causam nos resíduos sucessivos de glicose uma rotação de 180º em relação ao resíduo anterior, fazendo com que o polímero assuma uma conformação completamente distendida e facilmente empilhável. As ligações αglicosídicas da α-amilose fazem com que ela adote uma conformação helicoidal. (figura 1) irregularmente agregada (Figura 2). 1

Figura 1 Confomação helicoidal do polissacarídeo Figura 2 Conformação do polissacarídeo

2 Objetivo O objetivo desta prática foi extrair e caracterizar o amido da batata.

3 Procedimento

Foi feito o procedimento com uma quantia não específica de material ralado, adicionado água (50 mL) onde foi agitado e parcialmente moído, Foi então filtrado em algodão (gaze), pois o filtro de papel iria reter o amido da solução. O filtrado ficou em um béquer em repouso para decantação. Depois de aproximadamente 10 minutos, o amido encontrava-se no fundo do béquer e foi então retirado o excesso de água (sobrenadante)

Logo que o amido foi separado, foi levado a aquecimento com adição de 50mL de água destilada quente, que em termos mais simples foi feito um cozimento do amido, até que ficasse uma solução esbranquiçada. Os testes de caracterização foram realizados com amostras desta solução, denominada “Solução de Amido”.

4 Parte experimental

4.1 CARACTERIZAÇÃO DO AMIDO Reação com Iodo

Foram separados 2 mL de solução de amido preparada anteriormente em um tubo de ensaio (tubo 1) e adicionou-se 3 gotas de Lugol (uma solução com Iodo) e logo que o lugol entrou e contato com a solução de amido ficou azul escuro e completamente turvo. Foi então levado a aquecimento e em poucos minutos deixou a cor azul para ficar da cor do lugol. Quando resfriado voltou a cor azul intensa de antes.

4.2 PRECIPITAÇÃO DO AMIDO Precipitação com solução salina

Em um tubo de ensaio (tubo 2) foram colocados 5 mL da solução de amido com 5 mL de solução saturada de sulfato de amônio após agitação a mistura ficou em repouso durante aproximadamente 10 minutos. Foi então filtrado para ser analisado o líquido filtrado e o produto que ficou no filtro.

Precipitação com álcool etílico

Em um tubo de ensaio (tubo 3) foram separados 5 mL da solução de amido com 5 mL de álcool etílico e após agitação, a mistura foi filtrada.

5 Resultados e discussão 5.1 Teste do Iodo

Com o resultado de coloração azul na solução de amido em contato com o lugol quando aquecido muda e refrigerado volta ao estado original azul. O amido é formado pela combinação da amilose com a amilopectina. Também sabemos que a amilose forma um complexo azul com o iodo, o iodo se aloja dentro da cadeia do polissacarídeo.(Figura 3).

O resultado da mudança de cor, é por que o amido perde sua estrutura espiral quando aquecido assim o iodo sai do interior do polissacarídeo e o complexo que tem cor azul é momentaneamente desestruturado. Quando resfriado volta a forma espiral do amido (desnaturação reversível) e o iodo forma novamente o complexo, voltando a forma azul.

Figura 3, Iodo dentro da estrutura do amido

5.2 TESTE DE PRECIPITAÇÃO DO AMIDO

5.2.1 Precipitação do amido por solução saturada de sulfato de amônio

Depois de 10 minutos de repouso, observa-se a formação de um precipitado no fundo do tubo, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com