TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recuperação De Áreas Degradadas

Casos: Recuperação De Áreas Degradadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

BRUNA ZANELLA DE MELLO

Santiago

2012

Bruna Zanella de Mello

Recuperação de Áreas Degradadas

Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão de Residuos Sólidos.

Santiago

2012

1. Identificação:

Aluno: Bruna Zanella de Mello

Cidade do Polo: Santiago/RS

Município (localização da área degradada): Nova Palma

Agente responsável pela degradação (empreendimento): Heriberto JP Pesamosca Extração de Basalto (Pedras ornamentais).

2. Introdução:

O uso de rochas utilizadas na construção civil é uma atividade praticada já a longas décadas devidas sua durabilidade, resistência, segurança e beleza, além de após a extração estar pronta para sua utilização poupando-as de processos com produtos químicos que são ainda mais prejudiciais ao meio ambiente. Os usos conscientes destes minerais resultam na utilização dos recursos ambientais tão necessários a manutenção da vida e desenvolvimento

A área onde esta localizada a jazida de extração de basalto esta localizado no interior do município de Nova Palma. A região é conhecida por este tipo de atividade devido apresentar vários locais propícios a esta atividade e material de qualidade, onde o mesmo movimenta grande parte da renda do município empregando varias famílias na atividade de extração.

As atividades minerais provocam alguns impactos ambientais devido a vários fatores como a influencia e presença do homem junto ao ambiente, neste caso um ambiente mais característico de área antrópica, fator o qual influencia na tipologia de impactos ambientais.

3. Caracterização da área degradada:

Os impactos causados na Área de Influência Direta primeiramente estão relacionados na topografia do terreno a qual foi alterada da sua forma original dando um impacto visual. Outros impactos a serem considerados serão a fauna e flora os quais na Área de Influência Direta são alterados profundamente devido a remoção do solo, os ruídos provocados pelo maquinário e as influência direta do homem nesta área.

Ainda em tempo podemos citar as alterações dos níveis de emissão de gases e partículas na atmosfera associado ao funcionamento dos motores movidos a óleo diesel os qual podem ser considerados de fraco impacto considerado a área de abrangência.

Os impactos causados na Área de Influência Indireta são considerados mais amenos podendo ser citados os ruídos e emissões de partículas provocadas pelo funcionamento e movimentação das máquinas, os quais podem primeiramente assustar a fauna local, a Área de Influência Indireta tem um fundamental papel na recuperação da área minerada, pois é ela que abriga toda a fauna e preserva a flora a qual ira se reconstituir com o fim da extração.

As proximidades da área degradada é caracterizada por um sistema de drenagens, que em época de cheias surgem córregos temporários, essas drenagens contam com mata ciliar bem estruturada. As águas irão desaguar no Arroio das Pedras Brancas, caindo na sub bacia do rio Soturno, bacia hidrográfica do Jacuí.

Imagem 01: Local da extração de basalto.

4. Aspectos legais para a recuperação:

Os bens minerais são de grande importância para a sociedade. O grande desafio é explorá-los com responsabilidade e sustentabilidade, sem degradar o meio ambiente, ou ao menos minimizar estes impactos. E, para que isso ocorra é preciso haver uma conscientização do empreendedor de que é perfeitamente possível o desenvolvimento da mineração dentro de um conceito de sustentabilidade onde o mínimo de agressão ao ecossistema e o melhor aproveitamento dos recursos minerais são a base para prevenir futuras penalizações dos órgãos competentes, melhorarem seu desempenho ambiental e garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos.

É preciso lembrar que o ambiente não se refere apenas as áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem, etc. Cada um desses itens está sofrendo algum tipo de degradação. Por isso neste empreendimento, algumas medidas deverão ser seguidas, como o cumprimento da legislação ambiental, manutenção das máquinas, cortinamento vegetal.

As medidas de compensação ambiental são aquelas que deverão ser adotadas após o término das atividades de mineração. E que devem obrigatoriamente ser realizadas, selando assim a exploração com sustentabilidade.

 Medidas Mitigadoras:

- Para medidas mitigadoras, recomenda-se o cumprimento das normas a serem seguidas pela legislação, bem como o controle na extração de basalto;

- Recomenda-se também a manutenção das máquinas utilizadas para a extração do basalto;

- Orientação aos funcionários responsáveis pela operação à frente de lavra para a execução correta das atividades;

- Não devem ser abastecidos na área os caminhões e máquinas;

- Instalação de placas indicativas, sinalizando área de mineração;

- Instalação de placas indicativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com