TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Dissertações: IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 6

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

WILSON APARECIDO RAMOS

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

IBAITI-PARANÁ

2013

WILSON APARECIDO RAMOS

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Trabalho do curso de TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito de média semestral para as disciplinas de Atividades Interdisciplinares:Portfólio Individual.

Orientadores: Profºs.Leliana Casagrande, Luciana Andréia Pires, Luciana Trigueiro, Rodrigo Trigueiro, Sérgio de Góes Barbosa e Thiago Augusto Domingos.

IBAITI - PARANÁ

2013

SUMÁRIO

RESUMO....................................................................................................4

INTRODUÇÃO..........................................................................................5

DESENVOLVIMENTO............................................................................6

CONCLUSÃO............................................................................................9

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................10

RESUMO

Um dos principais problemas da qualidade ambiental das cidades brasileiras é o volume cada vez mais crescente do lixo produzido pela população. A destinação final dos resíduos sólidos urbanos de maneira incorreta tem levado a sociedade a discutir as técnicas eficientes para a recuperação das áreas degradadas. As buscas de solução por parte dos gestores públicos esbarram da carência de recursos que são necessários para a implantação de Aterros Sanitários Controlados; Usina de Reciclagem, Compostagem, Coleta Seletiva dentre outras. Neste artigo pretende-se demonstrar que a eficiência na recuperação destas áreas, passa pela análise e avaliação criteriosa dos comumente chamados “lixões a céu aberto”.

Os gestores públicos em parceria com a sociedade pode e deve estabelecer um parâmetro de conscientização para a minimização dos impactos causados pelo próprio homem.

Palavras chave: Resíduos; Recuperação; Meio ambiente.

INTRODUÇÃO:

A produção de lixo gerada pela população brasileira cresce a cada dia e em quantidades cada vez maiores, notadamente pelo aumento do consumo, e pela inclusão das camadas mais empobrecidas do País, nos programas sociais do Governo Federal, tais como Bolsa Família, Bolsa Escola, Vale Gás, Tarifas Sociais de Água e Luz, etc..., tornando um dos principais problemas ambientais do País.

A disposição final destes Resíduos Sólidos Urbanos em áreas adequadas, visando à prevenção dos impactos negativos ao meio ambiente ou à saúde pública tem sido uma das grandes preocupações dos gestores públicos, pois o Ministério Público, a todo instante multam as administrações municipais, para que seja feito a destinação final dos resíduos sólidos urbanos de forma adequada.

Destarte a pressão exercida pelos órgãos de fiscalização, as administrações públicas esbarram ainda, na falta de capacitação técnica e o alto custo de investimento para a implantação de Aterros sanitários controlados, com aproveitamento do material reciclável e/ou compostagem dos resíduos orgânicos.

A aplicação de técnicas e metodologias permite o tratamento eficiente dos RSU e dos efluentes líquidos, alem de promover um melhor aproveitamento das áreas disponíveis para a destinação final dos resíduos.

Este estudo demonstra a maneira adequada para a recuperação das áreas degradadas pela disposição dos resíduos sólidos urbanos e os entraves que os administradores públicos enfrentam para o enfrentamento dos problemas causados.

DESENVOLVIMENTO

A maioria das cidades, segundo a Confederação Nacional dos Municípios, cerca de 62% dos municípios brasileiros deposita os seus resíduos sólidos urbanos em lixões a céu aberto. A escassez de recursos e a falta de capacitação técnica além da falta de uma política municipal para a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos (constante mudança administrativa) por eleições sucessivas tem colocado esta opção como a mais acessível, embora não seja a mais correta.

Os impactos ambientais derivados desta prática agravam a poluição do ar, solo e das águas, além da desvalorização das propriedades vizinhas.

É comum também o impacto social, pois nestes lixões são concebidas as populações mais carentes da população a separação dos materiais recicláveis, que são comercializados oportunizando renda a estes trabalhadores que na maioria das vezes, laboram sem nenhuma proteção e em condições sub-humanas.

A recuperação de uma área degradada por disposição inadequada do lixo urbano envolve a retirada total do lixo acumulado, transferindo-o para um aterro sanitário controlado, que demanda da escavação de uma área delimitada, após análise criteriosa das condições do solo, vegetação, recursos hídricos.

A transformação de um aterro comum, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com