TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Impactos Ambientais De Residuos sólidos E Suas Implicações Pra Recuperações De Areas Degradadas

Ensaios: Artigo Sobre Impactos Ambientais De Residuos sólidos E Suas Implicações Pra Recuperações De Areas Degradadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Impactos ambientais de residuos sólidos e suas implicações pra recuperações de areas degradadas

USO E IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Nova união/R

USO E IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

RESUMO

O artigo mostra como o geoprocessamento auxilia no licenciamento ambiental desde em áreas de empreendimentos e obras até em pesquisas de recuperação de áreas danificadas. Alguns dos pontos citados no artigo são o uso

dos sistemas de informações geográficas (SIG) e as formas de representações do SIG. A partir de pesquisas bibliográficas para a criação deste artigo, pode se dizer que a necessidades de criações e desenvolvimentos de novas técnicas vem para ajudar e agilizar os trabalhos e projetos de um profissional não só no licenciamento mais em toda área ambiental. Como o SIG, por exemplo, que auxilia um licenciador em uma vistoria, analise ou em criação de projetos em uma área que será modificada e utilizada para um empreendimento. Podemos observar que ainda existe a falta de comprometimento por partes dos órgãos responsáveis pela fiscalização da Legislação Ambiental, dos próprios empreendedores e também da população prévia e posteriormente inserida na área.

Palavras-chave: Geoprocessamento; Licenciamento; projetos SIG;

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2. GEOPROCESSAMENTO E SIG.......................................................................5

3. GEOPROCESSAMENTO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL..............6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................7

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA ...................................................................8

1. INTRODUÇÃO

Um dos grandes problemas que certa mente ameaçam a vida na terra e o grande quantidade –lixo- produzido pela população alem da preocupação com a poluição do ar ,do solo e da água eles ainda contribuem para atrair animais que transmitem doenças ao homen .

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo que busca a fiscalização de empreendimentos e atividades que usam recursos ambientais e podem causar riscos e impactos ao meio ambiente.

O geoprocessamento acompanhado dos SIG é utilizado para transformar os dados em resultados visíveis para os desenvolvimentos de vistorias e projetos de uma área.

O uso do geoprocessamento como ferramenta para o licenciamento ambiental tem sido de muito amparo para o licenciador na hora de analisar uma área com intuito de construção de algum empreendimento, às vezes sem o auxilio do empreendedor que pode acabar atrasando o licenciamento, o profissional tem que adquirir dados espaciais de órgãos especializados e desenvolver com o SIG, através destes dados, são criados relatórios e pesquisas para o licenciamento da área. Por isso a ajuda do empreendedor é essencial, em casos de instalações de obras em uma área, dando informações corretas e permitindo o mais rápido acesso a área para a vistoria.

Com o avanço tecnológico, não só na área ambiental mais em outras, tem possibilitado o desenvolvimento de varias melhorias para a criação de pesquisas e soluções de um trabalho. Atualmente, a tecnologia tem sido usada com certa porcentagem como complemento ao meio ambiente para o controle e extinções de irregularidades que vem sido encontradas e sendo devidamente tratadas.

2. GEOPROCESSAMENTO E SIG

O sig foi concebido para ser acessado via intenet ,auxiliano no gerenciamento dos programas dos programas ambientais e estudos especifificos eventuaalmente necessarios na análise de viabilidade e no licenciamento de empreebdimento tambem demandan ferramentas de geoprocessamento com auxilio do SIG é usado como ferramenta no licenciamento ambiental facilitando e dando mais apoio nas atividades de um licenciamento.

Geoprocessamento representa a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais, fornecidas pelos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), para tratar os processos que ocorrem no espaço geográfico. Isto estabelece de forma clara a relação interdisciplinar entre a Cartografia e Geoprocessamento.

Para a utilização do SIG em analises é necessário à aquisição de dados aos órgãos apropriados (IBGE, DSG, Prefeituras, concessionárias e outros) ou através de geração de dados que irá envolver um processo de coleta que envolve equipes, tempo e dinheiro. O SIG diferente dos outros sistemas tem como diferencial a capacidade de estabelecer relações espaciais entre elementos gráficos, conhecida como topografia. “Sempre que aparecer, alguma questão sobre problemas que precisam ser resolvidos por um sistema informatizado, haverá uma oportunidade para considerar a adoção de um SIG.” (CÂMARA; DAVIS, 2001, P.1).

O SIG tem basicamente dois tipos de representações de dados, o vetorial (vector) e o Matricial (Raster), onde a estrutura vetorial centra-se na precisão da localização dos elementos no espaço enquanto e o matricial centra-se nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares.

3. GEOPROCESSAMENTO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O licenciamento ambiental surgiu no brasil na decada 70 e no mundo . meio ambiente. Como em qualquer a área o avanço da tecnologia, e novos recursos vem auxiliando e dando suporte em complexos processos que hoje sjão realizados com menos tempo e custos.

“Tem havido um grande processo de auxilio e renovação nos quadros de profissionais dos órgãos licenciadores, através de concursos públicos. Estes processos permitiu que hoje tivéssemos como analistas profissionais de bom nível técnico e de variadas formações, como biólogos, geógrafos, engenheiros de várias áreas, entre outros, que usam ferramentas de geoprocessamento correntemente no seu trabalho de análise e fiscalização”.

Com os surgimentos de vários profissionais na área ambiental, são descobertas ou apresentadas novas técnicas para as buscas de resultados.

O geoprocessamento auxilia os profissionais na agilidade de entrega de contrato e na vistoria pra um licenciamento, é comum temos hoje encontrarmos erros de postura dos empreendedores na hora do licenciamento: tentam fornecer informações erradas ou tentam adiar ao máximo as vistorias do agente licenciador ao local do empreendimento, para ocultar o início não autorizado de alguma obra ou "limpeza" do terreno (corte da vegetação, terraplenagem, desvio de curso d'água, etc.).

Com o apoio das imagens obtidas por satélites podemos ter acesso a imagens do terreno sem mesmo esta no local, podendo ter uma analise prévia de técnicas ou processos a ser utilizados nos terrenos ou até mesmo visualizar irregularidades feitas no terreno, que o fornecedor omite. Quando o empreendedor omite alguma informação relacionada à área analisada podem ser geradas altas multas e atrasos no processo de licenciamento.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Importante dizer que a área ambiental vem se desenvolvendo grandiosamente por causa dos avanços da tecnologia, das legislações, aumento de profissionais técnicos e literaturas especializadas ao tema.

Para o licenciamento de uma área podemos contar com o geoprocessamento como ferramenta para auxiliar a manipulação das imagens coletadas por satélite, imagens estas que leva o profissional a resultados ou previas de analises e permite o desenvolvimento, se for o caso, de soluções para a área analisada. Tornando o processo menos complexo e dando mais viabilidade ao profissional da analise.

A expectativa para o futuro é que o mundo se adéque ao meio ambiente e utilize a tecnologia para um mundo sustentável, assim visando a necessidade do meio ambiente e garantirmos um futuro sem misérias.

O licenciamento ambiental surgiu formalmente, no Brasil e em boa parte do mundo, na década de 70. Numa primeira fase, voltado para o controle da poluição industrial, como estabelecido nas diretrizes do Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (1975). Somente no início da década de 80 - com a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - 1981) e sua regulamentação (1983) - a base institucional e legal do licenciamento ambiental como o conhecemos hoje foi lançada. Dois elementos institucionais destacaram-se na PNMA: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), que tem por instância superior o CONAMA.

REFERENCIAS BIBLIOOGRAFICAS

WIKIPEDIA, Sistemas de Informação Geográficas. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o_geogr%C3%A1fica> Acesso em 18 Abril 2013

DOMINGOS, Thiago Augusto et al. Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais. Editora Pearson,P.107- 21 Abril 2013.

CARVALHO, Felipe. Figura1 retirado do site e editado pela autora. Disponível em:<http://filipecarvalho12c.blogspot.com.br/2012/01/formatos-de-ficheiros-de-imagem.html>Acesso em 20 Abril 2013.

SHIMADA, Hélio et al.A Utilização do Geoprocessamento no Licenciamento Ambiental da Atividade Mineraria na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba. Disponível em:< http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/holos/article/viewArticle/ 5636> Acesso em 21 Abril 2013.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Licenciamento Ambiental. Acesso em:<http://www.mma.gov.br/governanca-ambiental/portal-nacional-de-licenciamento-ambiental/licenciamento-ambiental>. Acesso em 21 Abril 2013.

JAMEL, Carlos Eduardo. Geoprocessamento no Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos. Disponível em: <WWW.GEOFISICABRASIL.COM/ARTIGOS/111-TECNOLOGIA11/1995-GEOPROCESSAMENTO-LICENCIAMENTO-AMBIENTAL.HTML>Acesso em 18 Abril 2013.

D'ALGE, Júlio César Lima. Geoprocessamento - Teoria e Aplicações - Parte I - Cap. 6 - Cartografia para Geoprocessamento. INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2001. Disponível em: <www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/> Acesso em 20 Abril 2013.

CÂMERA, Gilberto; DAVIS, Clodovel et al. Fundamentos de geoprocessamento. Disponível em: < www.ltc.ufes.br/geomaticsce/Modulo%20Geoprocessamento.pdf> Acesso

...

Baixar como  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »