TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recuperação De Areas Degradadas

Exames: Recuperação De Areas Degradadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ALVES FARIA

Avenida Mutirão, n° 2600, esquina com Av. T-9, Setor Bueno. Goiânia – Go, telefone: 62 3520 9405

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Adnor Batista Rezende

Goiânia, julho de 2013.

ADNOR BATISTA REZENDE

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Trabalho realizado sob a orientação do Prof. Jair Abú Bechir Láscar Alarcón, na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação no MBA em Engenharia de Produção da Faculdade Alves Faria para obtenção de nota parcial.

Goiânia, julho de 2013

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é descobrir a relação dos sistemas de TI (Tecnologia da informação) com o dia-a-dia de uma empresa. A importância do trabalho é poder aliar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a realidade industrial de uma empresa.

As entrevistas para o trabalho ocorreram no dia 28 de junho de 2013, nas instalações da unidade Tropical Bioenergia com os respectivos funcionários da area de TI. Dentre os impedimentos encontrados podemos apontar a dificuldade da liberação de algumas informações, devido à política de segurança da empresa.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

BP biocombustíveis atua na area agroindustrial brasileira, mais especificamente no ramo sucroenergético, fabricando açúcar VHP (Very High Polarization) e cristal, álcool anidro e hidratado e cogerando energia elétrica. Atualmente conta com cerca de 4500 funcionários diretos e indiretos. A previsão de produção é baseada nas vendas dos últimos anos, desta forma utiliza o módulo ERP para controlar os processos de produção, vendas, compras e todos os demais relacionados aos processos industriais. A estrutura organizacional conta com a seguinte formação: Presidente; Vice-presidente; Diretores; gerentes coorporativos; gerentes setoriais para cada filial; coordenadores setoriais; lideres setoriais e operadores. A empresa entrevistada foi a Tropical Bioenergia a qual é a matriz da BP Biocombustíveis.

A Tropical Bioenergia está localizada no sudoeste goiano, na cidade de Edéia, especificamente na Rodovia GO-401, km 51, próximo à cidade de Porteirão. A empresa pertence a BP (British Pretoleum), cuja, origem é inglesa.

3. DESCRIÇÃO DO AMBIENTE DE TI

O departamento de TI conta com 11 colaboradores em seu quadro de funcionários, que trabalham sob a direção de um único gerente que responde diretamente ao Diretor Executivo Administrativo da BP Biocombustíveis. A empresa possui o sistema Citrix como principal ferramenta para gerir todo o processo de produção industrial. Conta ainda com Gatec, MLA, Datasul entre outros como sistemas legados ao Citrix.

O sistema Citrix é utilizado em todas as filiais da empresa. Além disso, esse sistema é novo na empresa o que está causando certa dificuldade para readaptação dos colaboradores de uma forma geral.

4. DADOS A SEREM COLETADOS

1) Qual é o seu ramo de atividade?

O ramo de atividade da empresa entrevistada é o agroindustrial, com foco na area sucroenergética.

2) Qual é o seu faturamento anual?

O faturamento anual está próximo de R$ 200 milhões.

3) Quais são os sistemas de TI mais importantes?

Os sistemas de TI mais importantes utilizados na empresa são o Citrix, Gatec, Intranet, MLA, Datasul.

4) Quais estão integrados?

Os sistemas Datasul, Gatec e MLA estão integrados ao Citrix.

5) Motivos para buscar novos sistemas? Quais?

O motivo para buscar novos sistemas é alcançar a melhoria da comunicação entre as partes dos processos tanto administrativos, quanto agrícolas e industriais, e também fazer com que essas informações sejam para frente com rapidez e confiabilidade. Os sistemas que estão sendo utilizados atualmente na empresa são Citrix, Datasul, Gatec, dentre outros.

6) Como realizam a busca de novos sistemas?

A busca por novos sistemas é realizada de acordo com as necessidades que aparecem com o dia-a-dia da empresa.

7) Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com