TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões Sobre Educação Em Enfermagem: ênfase Em Um Ensino Centrado No Cuidado

Trabalho Escolar: Reflexões Sobre Educação Em Enfermagem: ênfase Em Um Ensino Centrado No Cuidado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexões sobre Educação em Enfermagem: ênfase em um ensino

centrado no cuidado

A prática pedagógica, embora a disposição atual volte-se para uma tendência libertadora e emancipatória, ainda apresenta certa dificuldade para os docentes de enfermagem na execução prática desse pressuposto e observa-se, ainda hoje, uma aproximação com a tendência liberal tecnicista pautada pelo espírito de moldar o aluno aos padrões de conhecimento e comportamento, objetivando a produção de indivíduos para atender às demandas do mercado, com base na transmissão de conteúdos, de forma mais rápida e objetiva.

No entanto, o professor deve ser uma pessoa interessada, ter prazer em ensinar, estar motivado. Nesse sentido se enquadra o que se pensa como um ensino voltado ou centrado no Cuidado, ou seja, o docente deve ter motivação, desejo de mudar, inovar. Deve estar disposto a renovar-se, a refletir sobre sua prática pedagógica, a adotar valores de cuidado e compreender e exercitar o cuidar contribuindo para a criação de um ambiente de cuidado no meio acadêmico, por meio de relações de cuidado neste ambiente.

A concepção de ensino centrado em Cuidado, em enfermagem, está alicerçada não somente em conteúdos formais, mas também nas interações entre alunos e professores através de comportamentos construídos ao longo de suas atividades, que necessitam de fundamentações técnica, estética, ética e política.

Em geral esses comportamentos e atitudes incluem respeito, consideração, generosidade, solidariedade, compaixão, sensibilidade e responsabilidade.

Os educadores precisam oferecer espaços de liberdade, incentivar o questionamento, a curiosidade; devem educar a imaginação, o sonho, desenvolver a reflexão - na – ação, ou seja, o que pode ser feito, incluindo prever o que pode acontecer depois, que medidas podem ser tomadas para prevenir ou mudar o curso da ação. Todas estas ações abrangem também avaliação do processo e visa a atualizar, renovar, simplificar, tornar melhor e mais eficiente. e a reflexão sobre a ação,que consiste em refletir a ação depois de concluída. Depois de realizada a ação, a reflexão serve para compreender, aprender e integrar os acontecimentos. Através desta abordagem os alunos se identificam com o comportamento de cuidar e se espelham neles, o que assinalaria uma aprendizagem emancipatória, pois oportuniza o desenvolvimento de uma postura reflexiva, problematizadora, o estímulo à criatividade e à autonomia do discente. A prática reflexiva é considerada elemento-chave para a formação profissional. É um processo a ser desenvolvido de uma forma contínua. É uma atividade que deveria ser considerada central, como uma questão de identidade docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com