TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Em Assistencia Farmaceutica

Artigos Científicos: Relatorio De Estagio Em Assistencia Farmaceutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  11.865 Visualizações

Página 1 de 6

1INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade o registro das experiências vividas no campo de estágio em Assistência Farmacêutica, no Ambulatório Eurípedes Barsanulfo, localizado na Fundação Lar Harmonia, Rua da Fazenda, no bairro Piatã, Salvador, Bahia. Vale ressaltar, que o referido documento não se configura apenas como um registro descritivo, mas também crítico-reflexivo, pautado em observações e na prática do educando inserido no ambiente farmacêutico.

Por tratar-se de uma sociedade sem fins lucrativos, o trabalho desenvolvido pela Fundação Lar Harmonia atende, sobretudo, as comunidades mais carentes. As atividades desenvolvidas pelos estagiários, sob a supervisão do farmacêutico responsável, foram basicamente a organização da parte interna, dispensação de medicamentos e orientação ao paciente, compreendendo o período de vinte e sete de setembro de dois mil e doze à seis de dezembro de dois mil e doze, culminando nesta produção.

2 ASPECTOS RELEVANTES DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

A Assistência Farmacêutica se configura como um grupo de ações, que tem como propósito a promoção, a proteção e a recuperação da saúde (coletiva e individual), tendo como insumo essencial os medicamentos, objetivando o acesso a eles, bem como o uso racional. Ela está alicerçada em um ciclo composto pela seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação dos medicamentos, e permeada por elementos como fornecedores, conselhos de saúde (nacionais, estaduais e municipais), coordenação dos programas estratégicos, entre outros.

Foi possível observar, durante a prática no campo de estágio, que as ações referentes à Assistência Farmacêutica estabelecem uma relação com a epidemiologia, sobretudo no que tange a seleção e programação, onde se faz necessário o conhecimento acerca do perfil da comunidade que fará uso dos serviços. Seria muito difícil o planejamento dos serviços de saúde, ofertados pela unidade em questão, sem uma ideia daquilo que é preciso para atender as demandas da população.

Outro aspecto observado, que está inserido entre os objetivos da Assistência Farmacêutica, é a questão do uso racional de medicamentos, que ocorre quando o paciente recebe o medicamento apropriado ao seu quadro clínico, na dose e posologia corretas. Com frequência foi necessária a intervenção do farmacêutico responsável, no sentido de informar sobre o uso adequado dos medicamentos, tendo em vista o fato de que muitas pessoas, por desconhecerem os riscos atrelados ao seu uso irracional, solicitavam a dispensação dos mesmos sem sequer apresentar a prescrição de um médico. O acesso ao medicamento, ao qual a Assistência Farmacêutica está voltada, sempre deve ser pautado pela segurança.

3 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA

O estágio em Assistência Farmacêutica foi desenvolvido na drogaria do ambulatório da Fundação Lar Harmonia (organização não governamental, regida por estatuto próprio), situado na Rua da Fazenda, número 560, no bairro Piatã, Salvador, Bahia, conforme citado anteriormente. A unidade de prática caracteriza-se como drogaria pelo fato de apresentar-se unicamente como um estabelecimento de dispensação de medicamentos, não havendo a manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, como ocorre em farmácias. O projeto de ambulatório médico-odontológico da referida fundação, tem como principal alvo os habitantes do entorno da região do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo, devido ao baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) e renda per capita da referida população.

A drogaria mencionada conta com um pequeno espaço físico (aproximadamente doze metros quadrados), e é abastecida pela secretaria municipal de saúde bem como por doações de laboratórios. Durante o período de estágio, a unidade esteve sob a responsabilidade de três farmacêuticos, do grupo de discentes que estavam realizando a prática farmacêutica no campo em questão, e alguns profissionais voluntários.

A população conta também com várias especialidades médicas (ginecologia, oftalmologia, pediatria, dermatologia), além de atendimento odontológico. Após a consulta, os pacientes podem se encaminhar à drogaria para a retirada dos medicamentos prescritos.

A orientação técnica dispensada aos estagiários, dada pelo farmacêutico responsável, forneceu a base para o andamento da prática; por meio dela foi possível cumprir as atividades referentes à organização da parte interna, dispensação de medicamentos e orientação ao paciente de forma adequada.

4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

Tão logo foi iniciada a prática no campo de estágio, orientações quanto à estrutura, funcionamento e finalidade da drogaria, foram recebidas. Assim, o primeiro dia foi destinado a fazer com que os discentes tivessem uma compreensão acerca dos procedimentos a serem cumpridos, passando por um processo de capacitação.

Nas semanas seguintes, já mais capacitados, os estagiários passaram a atuar nas principais atividades da unidade, realizando tarefas comoorganização da parte interna do setor farmacêutico, dispensação aos pacientes, seguida de orientações acerca do uso dos medicamentos. É preciso ressaltar que a dispensação era feita mediante um rígido controle, com a utilização da ferramenta SISFARMA, Sistema de Controle de Farmácia do Município de Salvador, através do qual eram feitos os registros dos medicamentos que saiam do estoque. Era condição indispensável para a liberação do medicamento, a apresentação de duas vias da receita médica, uma cópia e outra original, junto à identidade do paciente.

No que tange a organização da parte interna da drogaria, os estagiários participaram ativamente da organização do estoque de medicamentos doados e do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com