TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Sistema Abo

Trabalho Escolar: Relatorio Sistema Abo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema ABO

O sistema ABO determinam o tipo sanguíneo de cada individuo, são eles de quatro tipos: A, B, AB e O , que se diferenciam por presença ou ausência de certas substâncias na membrana das suas hemácias. São essas substâncias: aglutininas e aglutinogênios que determinam a compatibilidade e incompatibilidade do sangue das pessoas.

Pessoas do tipo sanguíneo A possui aglutinogênio A e aglutinina anti – B , sendo assim pode doar sangue para pessoas do grupo A e AB e podem receber sangue de A e O.

O grupo B possui aglutinogênio B e aglutinina anti- A, podendo doar para grupo AB e B e receber do tipo B e O.

O grupo AB possui o aglutinogênio A e B e não possui aglutinina e doa apenas para indivíduos do tipo sanguíneo AB e pode receber sangue de todos os tipos sanguíneos.

Já o grupo O não possui aglutinogênio e possui aglutininas anti- A e anti – B, pessoas desse grupo sanguineo doa sangue para todos os tipos e recebe apenas do tipo O.

Fator Rh

O grupo sanguíneo Rh é assim conhecido pelo fato do antígeno Rh ter sido identificado primeiramente através de pesquisas no sangue de um macaco Rhesus ,que ao inserir o sangue do macaco e outras cobaias houve reação produzindo anticorpos, pois aquele sangue do macaco era algo estranho no organismo das cobaias.

As pessoas que apresentam o fator Rh em seus glóbulos vermelhos são identificadas como Rh+ (Rh positivas). Aquelas que não apresentam o antígeno Rh são denominadas Rh- (Rh negativas).

Quando se realiza uma transfusão de sangue é necessário verificar se o receptor tem Rh-, pois, se assim for, ele não poderá receber sangue do tipo Rh+, pois seu sistema imune produzirá anticorpos anti-Rh.

Uma pessoa do grupo sanguíneo Rh+ pode receber transfusão de sangue tanto do fator Rh+ quanto do Rh-; já as pessoas do fator Rh- podem somente receber sangue Rh-.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com