TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio

Por:   •  23/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANÁLISES CLÍNICAS

Curso: Biomedicina                                                                Período: 6º Período

Nome: Jéssica Lorraine dos Santos                                        Código: 20134961

Instituição Concedente: Cento Universitário de Rio Preto – UNIRP

Supervisora de estágio: Greice Gomes Tozo

Aula Prática realizada no dia 01/09/2016 

Título: PREPARO DE MEIOS DE CULTURA

  1. Introdução

Os meios de cultura são utilizados com finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, contendo todos os nutrientes necessários para o crescimento de organismos. Desta forma, os meios de cultura precisam ter em sua composição, nutrientes indispensáveis ao crescimento. Além disso, após sua preparação, cada meio deve ser sujeito à esterilização, de forma que seja eliminado qualquer organismo vivo contaminante. Sabendo disso, para manter uma cultura pura, é necessário que o meio de cultura, do qual se pretende utilizar seja mantido desprovido de qualquer organismo vivo contaminante. Em linhas gerais, os meios de cultura podem ser classificados, levando-se em conta o seu estado físico, sua composição química e os objetos funcionais a que se destinam. Assim, alguns fatores são importantes no isolamento como o conhecimento dos nutrientes apropriados ao cultivo e as condições ambientais – pH, temperatura, umidade, que permitirão um melhor desenvolvimento.

  1. Objetivos

Preparar meio de cultura a ser utilizado para o cultivo de microrganismos, uma forma de familiarizar com os métodos de preparo e esterilização de meios de cultura, bem como conhecer a aplicação dos diferentes tipos de meio, visto que, o crescimento dos microrganismos nos diferentes meios de cultura fornecerão as primeiras informações para a sua identificação.

  1. Materiais

  • Água desmineralizada
  • Água destilada
  • Autoclave
  • Balança
  • Bastão de vidro
  • Bico de Bunsen
  • Erlenmeyer
  • Estufa
  • Fita para autoclave
  • Luva
  • Papel alumínio
  • Pinça
  • Placas de Petri
  • Proveta
  • Tela de amianto
  • Tubos de ensaio

  1. Procedimentos

Em aula prática, alguns procedimentos foram importantes na hora da preparação de cada meio de cultura, objetivando obter melhores resultados. Foram realizados quatro meios de cultura, os quais, após preparo, foram devidamente identificados, sendo eles:

  1. CASO Ágar ( Tryptic Soy Agar)

Realizou-se o peso em balança, de 40 gramas de Caso ágar, para ser dissolvido em 1000 ml (1 Litro) de H2O desmineralizada. Foram colocadas as 40 gramas no Erlenmeyer para a diluição, completando para 200 ml com água, levando a dissolver o ingrediente. Com auxílio do bastão de vidro agitou-se para auxiliar o processo, de forma que evitasse a formação de espuma. Após a formação homogênea, foi completado com o volume total (1000 ml) com o restante da água desmineralizada. Em seguida, foi necessária a utilização a chama do bico de Bunsen para melhor dissolver o meio, protegida com tela de amianto até o começo da ebulição, agitando-o sempre. Completada essa fase, tamponou-se com papel alumínio e fita adesiva deixando o material pronto para esterilização em autoclave, na qual o meio ficou a 121ºC por 15 minutos.

A autoclave consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos. Primeiro foi embalado o erlenmeyer com papel alumínio e fita adesiva indicadora de esterilização que mudará de cor após a esterilização. Em seguida fechou-se a autoclave, rodando as chaves dispostas, e foi ligada no máximo. Esperou-se um tempo até começar a sair um jato de ar residual e foi fechada a válvula, na qual depois de fechada, a temperatura e pressão começaram a subir. Após aproximadamente 15 minutos, registrou-se 121°C e foi colocada na temperatura média, e logo após desliga.

Esperou-se a temperatura abaixar antes de abrir o equipamento, foi retirado o material ainda úmido com a pinça, e semeado o meio de cultura nas placas de Petri ao redor das chamas do bico de Bunsen para evitar a contaminação do material. Em seguida as placas foram levadas à estufa para a solidificação do meio.

  1. Ágar Cetrimide

Realizou-se o peso em balança, de 45,3 gramas de Ágar Cetrimide, para ser dissolvido em 1000 ml (1 Litro) de água. Foram colocadas as 45,3 gramas no Erlenmeyer para a diluição, levando a dissolver o ingrediente. Com auxílio do bastão de vidro agitou-se para auxiliar o processo, de forma que evitasse a formação de espuma. Após a formação homogênea, foi completado com o volume total (1000 ml) com o restante da água desmineralizad. Completada essa fase, tamponou-se com papel alumínio e fita adesiva deixando o material pronto para esterilização em autoclave, na qual o meio ficou a 121ºC por 15 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com