TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Efeito Tampão

Casos: Relatório Efeito Tampão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O controle do pH é crucial para a vida dos organismos, pois sua variação influencia o metabolismo destes seres. Uma solução onde está presente um ácido fraco ou uma base fraca e um de seus sais é chamada de tampão. As soluções tampões são soluções que resistem a mudanças de pH quando a elas são adicionados ácidos ou bases ou quando uma diluição ocorre. Essa resistência é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Um tampão é constituído de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado. Um tampão ácido é uma solução de ácido fraco e sua base conjugada na forma de sal que estabiliza soluções com pH menor que 7, de forma similar um tampão básico é uma solução de base fraca e seu ácido conjugado na forma de sal que estabiliza soluções com pH maior que 7.

Alguns exemplos de soluções tampões são:

1. ácido acético + acetato de sódio

2. ácido bórico + borato de sódio

3. ácido cítrico + citrato de sódio

Os tampões têm um papel importante em processos químicos e bioquímicos, nos quais é essencial a manutenção do pH. Assim, muitos processos industriais e fisiológicos requerem um pH fixo para que determinada função seja desempenhada.

Os tampões têm a propriedade de resistir a mudanças no pH. Isto ocorre porque essas soluções contêm um componente ácido e um básico em sua constituição.

Se um ácido for adicionado a um tampão, ocorrerá uma elevação na concentração dos íons H+ no meio (uma pertubação ao equilíbrio); de acordo com o princípio de Le Chatelier, essa pertubação será neutralizada pela base conjugada do tampão, restabelecendo o estado de equilíbrio, e o pH da solução irá variar pouco.

Se uma base for adicionada a um tampão, ocorrerá uma elevação da concentração dos íons OH- no meio e de acordo com o princípio de Le Chatelier, essa pertubação será neutralizada pelo ácido do tampão, restabelecendo o estado de equilíbrio, e o pH da solução irá variar pouco.

2. OBJETIVO

Determinar o pH de soluções pelo método colorimétrico utilizando-se o indicador universal, comparar o comportamento das soluções com e sem tampão e verificar a capacidade de tamponamento em função da concentração de tampão.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1 Materiais

• Tampões de pH: 3,0; 4,0; 5,0; 6,0; 7,0; 8,0; 9,0; 10,0

• Indicador universal

• Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L

• Solução de ácido clorídrico a 0,1 mol/L

• Solução de ácido acético a 0,1 mol/L

• Tampão fosfato 0,1 mol/L, pH 7,0

3.2 Métodos

Inicialmente foi construída uma escala cromática de pH. Foram necessários oito tubos de ensaios enumerados de 3 a 10, nos quais foram adicionados 2 mL da solução tampão com pH 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 em seus respectivos tubos. Foram adicionadas aos tubos duas gotas do indicador universal e 8 mL de água destilada. Os tubos foram agitados para a homogeneização e colocados em uma estante. A coloração de cada um dos tubos foi observada e correlacionada com o valor de pH.

Após a construção da escala padrão de pH, foram necessários mais quatro tubos de ensaio, que foram enumerado de 1 a 4. Foram adicionadas três gotas do indicador universal em cada tubo. Aos tubos 1 e 3, adicionou-se 10 mL de água destilada e aos tubos 2 e 4, adicionou-se 3 mL de solução tampão pH 7,0 e 7 mL de água destilada e foram agitados. Adicionou-se uma gota de NaOH 0,1 mol/L aos tubos 1 e 2 e foi observado o resultado. Com uma pipeta foi soprado ar na solução do tubo 1 por 45 segundos e observadas as mudanças na coloração. O mesmo foi feito para o tubo 2. Por final,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com