TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de palestra sobre cancer no colo de útero

Artigo: Relatório de palestra sobre cancer no colo de útero. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Artigo  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A semana de enfermagem foi uma experiência única e bem aproveitada por muitos, muitas palestras e salas temáticas de suma importância para o nosso aprendizado acadêmico com a qual pude enaltecer mais ainda meus conhecimentos em muitos assuntos, seguem a baixo alguns dos assuntos que tive o prazer e a satisfação de presenciar.

Com isso fiz alguns relatos desses assuntos e de forma clara e simples, porém mais técnica possível para que possamos compartilhar nossos conhecimentos.

RELATÓRIO DE PALESTRA SOBRE CANCER NO COLO DE ÚTERO

No dia 15 de maio de 2014, foi realizado uma semana de enfermagem onde foi abordado a palestra com o seguinte tema: “CÂNCER NO COLO DE ÚTERO”.

Este é o único câncer para a qual se dispõe de tecnologia para prevenção, detecção precoce e tratamento curativo. Entretanto, não obstante todos estes recursos estarem disponíveis desde adécada de 40, a mortalidade por esta doença não registrou qualquer queda nos últimos 20 anos, o que parece estar relacionado à utilização inadequada da tecnologia e dos recursos disponíveis, na medida em que a sua utilização não estava prioritariamente dirigida a população sob maior risco.

Trata-se de uma doença lenta, com um interregno aproximado de 10 anos, entre a lesão precursora e o câncer. Assim, quanto mais precoce for a intervenção maior a chance de sobrevida e menor o custo do tratamento.

Sabe-se que todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual, são potencialmente susceptíveis aodesenvolvimento da afecção especialmente se estiverem presentes os fatores de risco representados por algum tipo de infecção cérvico-vaginal sexualmente transmissível, início precoce da vida sexual, a multiplicidade de parceiros, o tabagismo e más condições de vida.

O teste de Papanicolaou é considerado internacionalmente como o instrumento mais adequado, mais sensível, de baixo custo e bem aceito pelas mulheres, podendo a coleta de material ser feita, não apenas por médicos, mas também por outros profissionais de saúde (enfermeiros e auxiliares deenfermagem), adequadamente treinados, transforma-se em procedimento de fácil difusão.

Tratamento primário

Considerando-se os resultados do Programa DST/AIDS que estimam a presença, em 30% das mulheres atendidas, de processos infecciosos e sabendo-se que, para o êxitoterapêutico destes processos a necessário tratamento simultâneo do parceiro;

Providenciou-se:

Reavaliação e padronização do tratamento dos cérvico-colpitesAquisição e distribuição nos estados, para posterior encaminhamento aos municípios dosmedicamentos - METRONIDAZOL- TINIDAZOL E MICONAZOL.

Acompanhamento das pacientes cujo resultado citopatólogico traduz presença de alteraçãocitológica compatível com atipias de significado indeterminado ou Iesões de baixo grau.

Tratamento Secundário

Realização de colposcopia para: Identificação das Iesões cervicais.

Realização de Cirurgia de Alta Freqüência, para diagnóstico e tratamento das Iesõespré-invasoras.

Realização de biópsia, nos casos sugestivos, para confirmação de câncer invasor.

Acompanhamento das pacientes tratadas e encaminhamento para tratamento em nívelterciário.

Tratamento Terciário

Tratamento cirúrgico, e ou radioterápico das pacientes cujo diagnóstico histopatológicoconfirmou a presença de câncer invasivo.

Acompanhamento destas pacientes.

RELATÓRIO DE SALA TEMÁTICASOBRE AS DST’S

Na sala temática que fora realizada na semana de enfermagem com sede na unidade 1 da universidade do norte(uninorte), conseguiu transmitir de forma clara e bastante interessante os seguintes assuntos HIV (sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana), Sífilis, Gonorreia, Herpes e gravidez na adolescência,, prendendo a atenção de todos e promovendo uma série de perguntas, as quais foram esclarecidas e materializadas através de imagens e conceitos fundamentais para que os alunos pudessem compreender a importância da prevenção. Através da sala temática foi explicado que doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), antigamente chamadas de doenças venéreas, são aquelas que você adquire ao ter contato sexual com alguém que já tenha DST. Causadas por várias bactérias e vírus, mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres. Ainda que algumas doenças sexualmente transmissíveis tenham cura, outras acompanham a pessoa por toda a vida (não têm cura). Doenças sexualmente transmissíveis podem afetar a saúde física, emocional e a qualidade de vida da pessoa. Especialistas acreditam que ter uma doença sexualmente transmissível eleva as chances da pessoa ser infectada com o HIV, o vírus que causa AIDS.

É muito comum a pessoa não apresentar sintomas das doenças sexualmente transmissíveis, na maioria das vezes nos estágios iniciais da doença. Isso pode ocasionar a falta de tratamento até que a doença fique severa. A falta de tratamento precoce pode causar problemas sérios como infertilidade. Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem passar para o bebê durante o parto ou gravidez.

Com relação a adolescência e gravidez, foi observado que quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois trazem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

Nos últimos anos, o número de gravidez entre as adolescentes vem aumentando. E este é um fato muito preocupante na sociedade, pois traz sérias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com