TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer Do Colo De Utero

Pesquisas Acadêmicas: Câncer Do Colo De Utero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

O câncer de colo do útero, também chamado de Câncer Cervical, tem inicio no tecido que reveste esta região; e se desenvolve lentamente. Primeiramente, algumas células normais se transformam em células pré-cancerosas e , mais tarde, em cancerosas.

O câncer do colo do útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo.

A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com sua alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

Esse processo pode levar anos, embora em alguns raros casos seja acelerado. Tais alterações recebem o nome de Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC). Em algumas mulheres, elas desaparecem sem necessidade de tratamento, mas podem exigir tratamento para que não se transformem em câncer.

Há dois tipos principais de câncer de colo de útero: os Carcinomas de células escamosas- que representam entre 80% e 90% dos casos. E os adenocarcinomas,de 10% a 20% do total.

Lesões pré-cancerosas (ou mesmo o câncer de colo de útero e seus estágios iniciais) geralmente não apresentam sintomas. Estes só aparecem nos casos mais avançados. E o aparecimento de qualquer dos sintomas a seguir deve ser comunicado ao médico:

• Aparecimento de secreção, ou sangramento vaginal incomum;

• Sangramento leve, fora do período menstrual;

• Sangramento ou dor após a relação sexual, ducha intima ou exame ginecológico

Esses sintomas NÃO significam que a mulher tem câncer. Podem indicar vários outros problemas, mas revelam que é preciso consultar um médico.

Alguns fatores aumentam o risco de atingir o HPV e, consequentemente, de desenvolver esse tipo de câncer, como o inicio precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros, o tabagismo e a higiene intima inadequada. Como se não bastasse, mulheres com o sistema imunológico debilitado por doenças e por tratamentos também estão mais vulneráveis á ação do vírus.

O câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e de colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com