TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de semiologia prática (ECTÓSCOPIA)

Por:   •  13/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE GENÉTICA

Nome: Gabriel  Freire Arraes Pierre

Matrícula: 1522040077

        O filme Gattaca relata um dos assuntos mais polêmicos no campo da genética, que é a manipulação genética. O filme se passa em um futuro onde o material genético do individuo pode ser acessado livremente para que sejam selecionadas as melhores características e assim favoreça a criação de descendentes com melhor expectativa de vida. Vemos a historia do ponto de vista de um personagem que não passou por um processo de seleção gênica antes de nascer, e que por isso possui uma grande quantidade de limitações que foram identificadas desde o dia de seu nascimento.

        Apesar de o filme ter sido lançado em 1997 ele aborda temas que são muito atuais. Atualmente já é possível realizar a manipulação genética, o que torna o cenário visto no filme completamente possível em um futuro próximo. Ainda há muita discussão com relação a manipulação genética em humanos, enquanto alguns países já permitem esse serviço outros ainda veem de maneira fria. No filme o mundo, de alguma maneira, superou todos os tabus e vivem em uma sociedade em que a manipulação de genes é ilimitada, e é criada uma sociedade onde aqueles com o melhor mapa genético estão destinados aos melhores cargos e a uma melhor qualidade de vida. Existem várias passagens do filme em que vemos a descriminação da sociedade com relação a aqueles que foram concebidos normalmente ao mundo, criando uma verdadeira eugenia. No filme é notável que existe uma verdadeira banalização do ser humano como um ser racional e que possui sentimentos.

        Durante vários momentos da história da humanidade vimos pequenas diferenças gerarem grandes tumultos dentro da nossa sociedade. Na Alemanha nazista, por exemplo, milhões de pessoas foram mortas por não apresentarem características que eram consideradas ideais do ponto de vista daquele meio social naquele momento.  A partir disso podemos ver que, se o cenário do filme realmente fosse possível, muito provavelmente a humanidade iria ter os mesmos problemas com relação a eugenia. No filme o personagem principal mostra que, mesmo com todos os seus problemas, ele foi considerado um dos melhores cientistas que já participaram do projeto espacial em gattaca. Isso demonstra que a capacidade do ser humano não está limitada por fatores genéticos, e sim a sua força de vontade.

        Essa obra nos convida a refletir sobre até que ponto a livre manipulação do material genético traria benefícios a humanidade. Será que isso favoreceria uma banalização do ser humano e de aspectos que determinam aquilo que é certo e errado do ponto de vista humano? Pessoalmente eu acredito que devemos colher o máximo de benefícios dos conhecimentos trazidos por meio do projeto genoma humano, mas não devemos esquecer que a ciência pode tanto ser um instrumento para trazer grandes vitorias para humanidade,quanto um instrumento que pode levar a nossa civilização á ruinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com