TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Diabetes Mellittus E Hipertensão Arterial Severa Com Insuficiência Renal

Trabalho Universitário: Relação Entre Diabetes Mellittus E Hipertensão Arterial Severa Com Insuficiência Renal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Vamos aqui abordar assuntos relacionados à Diabetes Mellitus, sistema renal, hipertensão arterial, insuficiência renal. Nosso objetivo será oferecer as pessoas uma classificação para cada doença que apesar de terem nomes e processos diferentes acabam atingindo um único local com mais precisão que é o Rim.

Diabetes Mellitus

Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina; hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações:

a) Diabetes tipo I – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina;

b) Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade.

c) Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe;

d) Diabetes associados a outras patologias - como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc.

Tipos de Diabetes

Infanto Juvenil ou tipo I: que se instala no período do crescimento, caracteriza-se por falta de produção de insulina.

Do ponto de vista clínico, é o mais grave, também chamado de insulino-dependentes.

Do adulto ou tipo II: que surge no período da maturidade (mais ou menos por volta dos 40 anos ) e, de maneira geral, caracteriza-se por uma diminuição da produção de insulina pela pâncreas.

É controlado usualmente apenas com dieta e hipoglicimiantes orais. Um dos mais importantes processos metabólicos do organismo é a conversão de alimentos em energa e calor dentro do corpo. Os alimentos são constituídos de três nutrientes:

 Carboidratos – (digestão).

 Glicose (açúcar do sangue ).

 Proteínas – (digestão ) – aminoácidos.

 Gorduras – (digestão ).

Anatomia do Sistema Renal

• Rins

– Orgãos retroperitoniais

– Corte coronal

• Cortéx

• Medula

– Externa

– Interna

Nefrónio

• É a unidade funcional do rim:

– Nefrónios corticais

• Tornam a urina fluída

– Nefrónios justamedulares

• Tornam a urina concentrada

Nefrónio

• Dois componentes:

– Vascular

• glomérulo

– Tubular

• túbulo proximal

• ansa de Henle

• túbulo distal

• túbulo coletor

• ducto coletor

Formação da Urina

Cada rim humano é formado por inúmeros néfrons. Cada néfron, por sua vez, inicia-se por uma cápsula de Bowman, onde ocorre a filtração glomerular do sangue. O plasma que se extravasa para o interior dos néfrons tem o nome de filtrado e não deve conter células sanguíneas nem macromoléculas, como proteínas. O filtrado contém moléculas relativamente pequenas, passíveis de filtração nos glomérulos. O filtrado passa da cápsula de Bowman para o interior do túbulo proximal, onde se reinicia a reabsorção renal. Na alça de Henle, em sua porção ascendente, ocorre a absorção de Na+, por transporte ativo. E ocorre um fluxo de Cl- do filtrado para o sangue. O sangue, assim, readquire uma razoável quantidade de NaCl, fazendo com que, ao atingir o túbulo distal, a concentração do filtrado se torne hipotônica em relação ao sangue. Assim, no túbulo distal deve ocorrer um fluxo osmótico de água para o interior dos capilares sanguíneos. Os hormônio antidiurético (ADH) aumenta a permeabilidade do túbulo distal e, dessa forma, determina maior reabsorção de água. O líquido restante no interior do túbulo distal passa para o interior dos túbulos coletores, onde a reabsorção de água continua, formando a urina.

Produção de Hormônios

Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções

entre as células, também chamados de "mensageiros químicos", os hormônios regulam o crescimento e o desenvolvimento.

Os hormônios são sintetizados por glândulas ou tecidos especializados, que os secretam conforme as necessidades do organismo.

Existe também nos rins uma parte endócrina, que produz alguns hormônios, como a renina (que controla a pressão arterial), a eritropoetina (que estimula a produção dos glóbulos vermelhos do sangue) e o calcitriol (que participa do controle do metabolismo ósseo).

Insuficiência Renal Crônica

O que é Insuficiência Renal Crônica ?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com