TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistência

Trabalho Universitário: Resistência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

-Resistência—Tensão máxima que uma estrutura pode suportar sem sofrer uma quantidade característica de deformação plástica ou tensão no ponto de fratura.

-Tensão—Força por unidade de área no interior da estrutura submetida a uma força externa ou pressão.

-Deformação—Alteração no comprimento de um material pela ação de uma força.

-Tenacidade—Capacidade do material de absorver energia elástica e se deformar plasticamente antes da fratura.

-Resiliência—É a quantidade relativa de energia elástica por unidade de volume liberada ao remover a carga de um corpo-de-prova.

-Ductibilidade—Capacidade relativa de um material ser deformado plasticamente sob uma tensão de tração antes de sofrer a fratura.

-Maleabilidade—Capacidade de o material suportar uma deformação permanente considerável sem ruptura sob compressão.

-Dureza—Resistência de um material à deformação plástica tipicamente medida sob uma carga de penetração.

- Tenacidade: quantidade de energia de deformação elástica e plástica necessária para fraturar um material. A tenacidade aumenta com o aumento da resistência e ductilidade. Quanto maiores forem a resistência e ductilidade (deformação plástica total), maior será a tenacidade. O inverso de tenacidade é fragilidade.

-Tenacidade à Fratura: uma medida da absorção de energia de materiais friáveis, a qual está relacionada ao nível de estresse (tensão) antes da fratura ocorrer (Rosenstiel, Porter15, 1988). Segundo Fischer, Marx4 (2002) quanto maior o valor do KIC, melhor é o comportamento mecânico do material. Várias características, como resistência mecânica, resistência ao choque térmico, susceptibilidade ao desgaste erosivo, são controladas por esta propriedade (Morena et al.10, 1986).

-Fragilidade: incapacidade de um material de suportar uma deformação plástica antes de sofrer uma fratura. Podemos dizer que são materiais duros, que tendem a quebrar quando sofrem choques ou batidas.

-Ductibilidade: é o oposto de fragilidade, são materiais que, ao sofrerem a ação de uma força, deformam-se plasticamente sem se romperem.

-Maleabilidade: capacidade de o material tem de suportar uma deformação permanente considerável sem ruptura sob compressão, tal como acorre no martelamento ou laminação de uma chapa é denominada de maleabilidade.

-Mensuração da Ductilidade: Existem 3 critérios para se mensurar a ductilidade do material: (1) o percentual de alongamento após a fratura; (2) a redução de área do corpo de prova sob tração; e (3) o número máximo de flexões obtidos em teste de flexão à frio.

-Dureza: propriedade do material de resistir à penetração. Existe vários tipo de testes para se medir a dureza de um material.

-Tensão: é a força aplicada por unidade de área, em um dado plano de um material submetido a uma aplicação de carga. Sempre que uma tensão estiver presente, uma deformação será induzida. Essa variação de comprimento (por unidade de comprimento), é a deformação relativa de um objeto submetido a uma tensão.

-deformação elástica: é reversível; o objeto recupera totalmente a sua forma original quando a força é removida.

-deformação plástica: representa uma deformação permanente no material, que nunca se recupera quando a força é removida.

-tensão de tração: é causada por uma carga que tende a esticar ou alongar um corpo. Ela está sempre acompanhada por uma deformação de tração.

-tensão cisalhante: é aquela que tende a resistir ao deslizamento de uma porção de um corpo sobre outro. Tensões de cisalhamento também podem ser produzidas pela torção de um material.

-tensão de flexão: é composta por mais de uma tensão atuando em conjunto, por isso é uma tensão complexa. Essas tensões podem ser produzidas por forças de flexão sobre aparelhos odontológicos de duas maneiras: submetendo a estrutura, como uma PPF, à aplicação de cargas em três pontos, onde os pontos finais são fixos e uma força é aplicada entre eles; ou submetendo uma estrutura em cantiléver, que é suportada em apenas uma extremidade, a uma carga ao longo de qualquer parte da seção sem suporte.

-Módulo de elasticidade- Descreve a relativa rigidez de um material, que é medida pela curva da porção elástica de um diagrama tensão/deformação. O módulo de elasticidade de um material é uma constante e não é afetado pela quantidade de tensão elástica aplicada ao material, então não constitui uma medida de resistência do material.

-Flexibilidade- Existem situações que pode ser necessária uma deformação maior que o limite elástico, quando o material consegue isso dizemos que ele tem flexibilidade.

-Resiliência- É a quantidade de energia absorvida por uma estrutura quando esta é tensionada até seu limite proporcional.

-Propriedades de Resistência: A resistência é a tensão necessária para causar fratura ou uma quantidade específica de deformação plástica. A resistência de um material pode ser descrita por uma ou mais das seguintes propriedades: (1) limite proporcional, uma tensão acima deste ponto não seria mais proporcional à deformação; (2) limite elástico, tensão máxima que um material pode suportar antes que seja deformado plasticamente; (3) limite de escoamento ou prova de tensão, a tensão necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com