TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistenci e resistividade eletrica

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO  POLITÉCNICO  CENTRO  UNIVERSITÁRIO  UNA / CAMPUS LINHA VERDE

TURMA: ENCESPN-LVC2                                               Prof.ª: Paula Magda Roma da Lapa

Nomes:  Gleiciele Evelyn 313114559/ Hugo Leonardo 31420101/ Tiago Oliveira 31411917  

Paulo Henrique Evangelista 314115978                                          

PRÁTICA 3 - RESISTÊNCIA E RESISTIVIDADE ELÉTRICA

INTRODUÇÃO

Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Quando uma corrente elétrica (I) é estabelecida em um condutor, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o condutor. Portanto, os elétrons encontram certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência elétrica (R) à passagem da corrente no condutor. A resistência elétrica de um corpo qualquer depende do tipo de material, das dimensões deste corpo, da temperatura e do valor da tensão aplicada. Há, no entanto, outra grandeza relacionada à resistência que não depende das dimensões do material: a resistividade elétrica. A resistividade elétrica é uma propriedade especifica dos materiais e depende de características microscópicas intrínsecas. Significa que duas peças de diferentes dimensões, de um mesmo material, apresentaram resistências distintas, embora possuam a mesma resistividade. Para um condutor homogêneo de comprimento L e área da seção reta uniforme A, a resistência elétrica Ser relaciona com a resistividade ρ por meio da expressão(3):[pic 1]

Onde a unidade de medida é Ω.m

A tabela 5 mostra os valores da resistividade de alguns materiais.

[pic 2]

OBJETIVOS

Verificar a dependência da resistência com o comprimento e com a área de diferentes condutores; determinar a resistividade desses condutores.

         Material

  • Placa com fios de diferentes diâmetros e bornes para conexão;
  • 1 multímetro digital;
  • Cabos banana/banana

PROCEDIMENTOS

Os condutores utilizados nessa pratica estão fixados em uma placa. A figura 21 a seguir, mostra uma representação da placa com fios condutores de diferentes diâmetros (Φ) e materiais. São três fios de uma liga de níquel e cromo (Ni-Cr) e um fio de aço. Os fios de Ni-Cr possuem diâmetros diferentes e, portanto, áreas da seção retas são diferentes. Todos os fios possuem um comprimento total de 1m, divididos em 5 pedaços de 20cm por meio de bornes permitindo que se conecte o ohmímetro em diferentes pontos, variando o comprimento.

[pic 3]

     I – verificando a variação da resistência com o comprimento

Configuramos o multímetro como ohmímetro em escala de 200 Ω, conectamos um dos cabos do ohmímetro ao borne de um dos fios que se encontra na extremidade da placa, conectamos outro cabo do ohmímetro ao borne subsequente lendo o valor da resistência, mudando sucessivamente o cabo do ohmímetro de modo a variar o comprimento do fio cuja resistência está sendo medida.

Anotando todos os valores na tabela 6, repetindo o procedimento para todos os fios. Obtivemos:

[pic 4]

Utilizando o programa Excel, fizemos os gráficos (em anexo) da resistência (R) em função do comprimento (L) para todos os fios, obtendo a equação da curva do gráfico por meio de uma regressão linear.

    II – Verificando a variação da resistência com a área

Nesta parte, mantemos fixo o valor do comprimento do condutor (1m) e variamos a área do condutor conectamos os cabos do ohmímetro nas extremidades dos fios de Ni-Cr, registrando os valores na tabela 7.

[pic 5]

Utilizando o Excel e os dados da tabela 7 fizemos um gráfico da Resistência em função da área da seção reta do fio. E através de um processo de linearização obtivemos o inverso da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (360.3 Kb)   docx (282.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com