TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Bioquímica Do Inferno

Casos: Respostas Bioquímica Do Inferno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

1. Explique cada uma das relações ocorridas no ERLENMAYER e nos tubos 1, 2, 3 e 4 fundamentando-as.

Erlenmayer: houve a formação de sabão.

Tubo 1:

Tubo 2:

Tubo 3:

Tubo 4:

2. Cite as principais funções biológicas dos lipídeos correlacionando-as com a estrutura dessa moléculas.

Reserva de energia; combustível celular; funciona como isolante térmico sobre a epiderme de muitos animais (tecido adiposo); isolante e proteção de órgãos; funções especializadas como hormônios.(MARZZOCO, 2007)

3. Porque se utiliza etanol na reação de saponificação?

Na reação de saponificação, são aquecidos uma base forte (geralmente NaOH ou KOH) e um triacilglicerídio para formar o glicerol (álcool) e o sabão (sal). O etanol é utilizado antes da reação acontecer pois, durante o aquecimento, ele ajuda a indicar o término da reação - quando o odor característico do etanol desaparece. (VOET, 2000)

4. Explique a ação dos detergentes dos sabões.

O sabão geralmente é o resultado da reação química entre uma base forte (geralmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio) e algum ácido graxo, numa reação chamada saponifição. Os ácidos graxos normalmente usados são os triacilgliceróis, presentes nas substâncias gordurosas. Na reação de saponificação o hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio ataca os triacilgliceróis, deslocando o glicerol e formando sais sódicos ou potássicos, que recebem o nome de sabões. (LEHNINGER, 2006)

Como eles possuem uma parte orgânica (longa cadeia carbônica, hidrofóbica) e uma parte inorgânica (íon proveniente da base, hidrofílico), eles dissolvem agordura e são solúveis em água. A parte orgânica se liga à gordura dos pratos, utensílios domésticos, etc., enquanto a parte inorgânica se liga à água, por ser polar. (LEHNINGER, 2006)

Ao contrário do que se pensa, o sabão por si só não limpa coisa alguma. Essa aparente contradição pode ser entendida quando se sabe que os detergentes - entre os quais a forma mais simples e conhecida é o sabão - são agentes umectantes que diminuem a tensão superficial observada nos solventes, permitindo maior contato dos corpos com os líquidos, que realmente limpa. (LEHNINGER, 2006)

O sabão é obtido fazendo-se reagir ácidos graxos com óleos, numa reação chamada saponificação. Os ácidos graxos normalmente usados são o oléico, o esteárico e o palmítico, encontrados sob a forma de ésteres de glicerina nas substâncias gordurosas. (LEHNINGER, 2006)

A saponificação é feita à quente. Nela a soda ou potassa atacam os referidos ésteres, deslocando a glicerina e formando, com os radicais ácidos assim liberados, sais sódicos ou potássico. (LEHNINGER, 2006)

A capacidade de limpeza dos sabões e detergentes depende da sua capacidade de formar emulsões com materiais solúveis nas gorduras. Na emulsão, as moléculas de sabão ou detergente envolvem a "sujeira" de modo a colocá-la em uma micela. (LEHNINGER, 2006)

Os sabões são agentes emulsificantes, pois tendem a tornar as emulsões mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com