TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Genética

Exames: Respostas Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Respostas do Atps de Genética

1. Letra (A). Porque ela se reproduz por autofecundação, é de fácil polinização e se desenvolve rápido, traz consigo muitos descendentes e características hereditárias bem visíveis e fáceis de serem observadas.

2. Letra (B). Muitas características dos seres vivos, tais como altura, QI e talentos artísticos, resultam do efeito cumulativo de muitos genes, cada um contribuindo com uma parcela no fenótipo. Essa herança em que participam dois ou mais pares de genes, com ou sem segregação independente, é denominada herança quantitativa ou poligênica. As características que seguem herança poligênica, além de variarem em consequência do grande número de genótipos possíveis, sofrem forte influência do ambiente, o que aumenta ainda mais a gama de variação fenotípica. Como os gêmeos idênticos possuem carga genotípica idêntica, o fato de as características citadas serem diferentes é explicado simplesmente pelo efeito do ambiente, que interage com os genes no desenvolvimento e expressão das características herdadas.

3. Letra (A). Crossing-over é o período na meiose (momento quando ocorre a criação dos gametas) em que há ''a mistura'' de uma parte dos cromossomos vindo do pai com os cromossomos vindo da mãe. Durante esse momento, se cria um novo cromossomo e suas características. Simples, genoma é o nome dado ao conjunto de genes diferentes de um indivíduo. Alelos são genes que ocupam o mesmo lugar nos cromossomos, sendo que eles trabalham para 'fazer' uma determinada característica do indivíduo juntos, mas não necessariamente eles precisam ser iguais. Exemplos, os cromossomos de um homem XY e os cromossomos femininos XX.

Fenótipo é o conjunto de características que não são herdadas dos pais. Elas surgem na 'adaptação' ao ambiente. Exemplo, um bebê nasce branco e ao longo do tempo e em muito contato com o sol, a cor dele muda para parda. Diferente de genótipo, que são características herdadas, como a cor dos olhos, que nunca vão mudar ou a cor do seu cabelo.

4. Letra(B). Com seus experimentos, Mendel percebeu que cada característica era condicionada por 2 fatores que se segregavam na formação dos gametas. Hoje, reconhecem-se tais fatores como genes, estes se unem durante a fecundação e determinarão as características do novo indivíduo.

5. Letra(B). De acordo com a Segunda Lei durante a meiose os pares de alelos se comportam independentemente.

6. Letra(C). Herança quantitativa é aquela em que a quantidade de alelos dominantes forma uma gradiente de fenótipos possíveis. Desta forma, existe um fenótipo extremo determinado por todos os alelos dominantes (como AABBCC) e outro extremo totalmente recessivo (como aabbcc). Os genótipos intermediários formam um gradiente de possibilidades de fenótipos.

7. Letra(B). Isso se deve ao fato de que apenas indivíduos heterozigotos podem produzir descendentes com 50% fenótipo dominante e 50% com fenótipo recessivo.

8. Letra(C). O albinismo tem origem genética, seu gene é recessivo, ou seja é aa.

9. Letra(B). Digamos que o gene recessivo para o albinismo seja o: a

Os pais saudáveis têm:

AA Aa

eles podem gerar:

AA Aa Aa aa

ou seja, temos 1/4 de chance da criança nascer albina (aa)

como os gêmeos são dizigóticos, multiplica-se essa fração por ela mesma:

1/4 * 1/4 = 1/16

10. Letra(E). Flor vermelha = VV; Flor branca = BB; Flor rosa = VB.

I) VV x VB:

VV; VB; VV; VB. = 50% VERMELHA e 50% ROSA.

II) VV x BB:

VB; VB; VB; VB. = 100% ROSA.

III) VB x VB:

VV; VB; VB; BB. = 25% VERMELHA; 50% ROSA e 25% BRANCA.

IV) VB x BB:

VB; VB; BB; BB. = 50% ROSA e 50% BRANCA.

11. Letra (C) é correta porque, se cruzarmos brancas e vermelhas e só nascerem vermelhas, significa que vermelho é o alelo dominante, por que: Admitindo BB para vermelhas e bb para brancas.

BB x bb: Só nascerão indivíduos Bb, sendo todos vermelhos, confirmando que o alelo da planta vermelha é dominante.

12. Letra (C). Porque a primeira lei diz que cada caráter é condicionado por dois fatores, os quais se separam na formação dos gametas - meiose nos seres humanos.

13

14. A letra (C) é correta: o fenótipo (produtividade no caso) resulta da interação entre o genótipo (genes/linhagem) e o meio ambiente.

Mesmo plantas com o mesmo conjunto de genes, se colocadas em condições de solo diferentes, terão produtividade distinta. Pode ser, por exemplo, que um determinado solo seja pobre em nutrientes, muito ácido, entre outras...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com