TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre medicamentos

Exam: Respostas a perguntas sobre medicamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Exam  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 7

Questionário

Revisão da tentativa 1

Iniciado em quinta, 23 outubro 2014, 00:36

Completado em quarta, 5 novembro 2014, 22:33

Tempo empregado 13 dias 21 horas

Question1

Leia o texto a seguir:

A diabetes é uma doença que atinge cerca de 347 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Se bem controlada, ela não prejudica a qualidade de vida do paciente; porém, se não houver o controle adequado, o diabético pode ter riscos de problemas na visão, nos pés e também nos rins, nervos e coração [...].

Em relação à visão, o risco aumenta porque a diabetes provoca alterações nos vasos do corpo e, no caso dos vasos dos olhos, que são bem pequenos, pode causar também pequenos furos que dificultam a irrigação de certas áreas, o que leva à retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira [...].

(Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/diabetes-mal-controlada-aumenta-o-risco-de-problemas-nos-olhos-e-pes.html. Acesso em: ago. 2014)

Em relação ao diabetes e suas orientações dietéticas, podemos assinalar a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta.

a. A perda de peso de 10% a 20% para pacientes com diabetes pode reduzir os níveis de glicemia.

b. A quantidade energética ingerida deve ser adequada e fracionada em 5 a 6 refeições e lanches diários.

c. A prática de atividade física sob orientação profissional e em parceira com as refeições é extremamente benéfica ao paciente.

d. A ingestão de carboidratos deve ser realizada preferencialmente com grande quantidade de fibras, o que chamamos de carboidratos complexos, como cereais integrais, verduras, leguminosas e frutas.

e. Em pacientes que estão sob terapia medicamentosa de insulina, a ingestão de alimentos não precisar ser controlada.

Resposta correta: Em pacientes que estão sob terapia medicamentosa de insulina, a ingestão de alimentos não precisa ser controlada.

Comentário resposta correta: A insulinoterapia é fundamental para a qualidade de vida do paciente diabético, mas a alimentação sempre deve ser adequada para esse paciente. A alimentação deve estar em sincronia com a administração de insulina para evitar efeitos adversos como hipoglicemia.

Question2

A hipertensão arterial é considerada uma doença crônica não transmissível que atinge uma grande parcela da população. Em relação a essa doença, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. A perda de peso dos pacientes com hipertensão não melhora seus níveis de pressão arterial.

b. Medidas associadas à alimentação e ao medicamento devem ser indicadas, como a prática de atividade física e o abandono do tabagismo.

c. Paciente com esta doença não deve tomar nenhum tipo de medicamento e deve adotar hábitos alimentares mais saudáveis, como a redução do sódio da alimentação e a redução de consumo de gordura.

d. Os pacientes que tomam a medicação corretamente podem ficar curados desta doença.

e. Entre as recomendações nutricionais mais comuns estão: redução de consumo de embutidos, sal, utilização de ervas aromáticas e bebidas alcoólicas para melhorar a palatabilidade dos alimentos.

Resposta correta: Medidas associadas à alimentação e ao medicamento devem ser indicadas, como a prática de atividade física e o abandono do tabagismo.

Comentário resposta correta: Os pacientes com hipertensão arterial devem seguir uma série de tratamentos, como administração de medicamentos, abandono do tabagismo, abandono do consumo de álcool e diversas recomendações para a redução do consumo de sódio, assim como a prática de atividade física.

Question3

Leia o texto a seguir:

Um terço das crianças que tiveram o colesterol examinado em um estudo nos Estados Unidos registrava níveis altos ou no limite, o que representa um risco maior de doenças cardiovasculares na idade adulta.

Os cientistas analisaram o histórico médico de quase 13.000 crianças no Texas com idades entre 9 e 11 anos. O teste de colesterol era parte de exames de rotina.

Deste grupo, 4.700 crianças (30%) tinham o colesterol alto ou no limite, destaca o estudo apresentado na conferência anual do American College of Cardiology.

Os resultados preocupantes mostram que esta é uma população que precisa de atenção e potencialmente poderiam beneficiar-se de um tratamento [...]

(Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/03/um-terco-das-criancas-nos-eua-tem-colesterol-alto-ou-no-limite.html. Acesso em: ago. 2014)

Sobre a terapia nutricional em relação às dislipidemias, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. O fitosterol pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de dislipidemias mesmo em quantidades menores que 1 grama.

b. A adição de alimentos com soja como proteína texturizada de soja e tofu pode ser coadjuvante no tratamento dietoterápico para dislipidemias.

c. As fibras alimentares podem auxiliar na redução apenas dos níveis de triglicerídeos no sangue.

d. Para pacientes com altos índices de triglicerídeos, devemos sempre indicar a redução do consumo de carboidrato, que é o único fator determinante para o aumento dos triglicerídeos.

e. Para pacientes com níveis altos de colesterol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com