TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultados e discussão concepção Obesidade

Resenha: Resultados e discussão concepção Obesidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Resenha  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 15

Resultados e Discussão

Conceito

A obesidade é o acúmulo de gordura corporal, devido ao consumo excessivo de alimentos do que é necessário ao organismo, associada a problemas de saúde, ela acontece quando a ingestão alimentar e maior do que o gasto energético de um indivíduo.

Diagnostico de Obesidade

Recomendado pela organização mundial da saúde para o diagnóstico da obesidade e feita pela avaliação do peso corporal em adultos é o IMC (Índice de Massa Corporal) calculado pela seguinte formula: dividindo-se o peso do paciente em quilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado (quadrado de sua altura), o valor obtido de formula estabelece o grau de risco e tipo de obesidade em que o indivíduo se encontra.

IMC (kg/m2) Grau de Risco Tipo de obesidade

18 a 24,9 Peso saudável Ausente

25 a 29,9 Moderado Sobrepeso (Pré-Obesidade)

30 a 34,9 Alto Obesidade Grau I

35 a 39,9 Muito Alto Obesidade Grau II

40 ou mais Extremo Obesidade Grau III ("Mórbida")

Tabela de resultado de cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal)

Exemplo

IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)

Exemplo: individuo (x) tem 83 kg e sua altura é 1,75 m

Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625

IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10

O resultado de 27,10 de IMC indica que indivíduo (x) está acima do peso desejado (sobrepeso).

Causa e Consequência

Causas

De uma forma generalizada, a obesidade surge no organismo de alguém quando a quantidade de gorduras ingeridas é muito superiores às gorduras queimadas. O fato disso acontecer tem inúmeras causas, algumas delas nem sequer estão ligadas à alimentação, por isso as causas da obesidade são várias, incluindo fatores genéticos, ambientais, psicológicos e até sociais.

A obesidade não é hereditária, isto é, não é por possuir um familiar próximo com obesidade que terá obrigatoriamente esse problema de saúde. No entanto, com a convivência regular com essa pessoa, terá grandes probabilidades de adotar o mesmo tipo de hábitos que ela, incluindo até na alimentação, que muitas vezes é afetada pelo ambiente envolvente ou até por opiniões de outras pessoas. Adotando o mesmo estilo de vida de alguém que sofre de obesidade, é muito provável que mais ano menos ano esteja na mesma situação ou até pior. Existem alguns estudos que referem a genética como uma causa da obesidade, mas nenhum desses estudos foi comprovado cientificamente, mesmo tendo alguns exemplos concretos, por isso não pode ser considerado uma das causas da obesidade.

O ambiente social em que está inserido é também um dos fatores para o surgimento da obesidade no seu organismo, isto é, deve evitar mudanças drásticas de hábitos alimentares, deve aprender a escolher as refeições de acordo com as suas, e do seu organismo, necessidades e ainda a reconhecer quando está a ser influenciado pelo ambiente para fazer uma má alimentação (com os odores convidativos, por exemplo), deve ainda combinar todos estes cuidados com uma atividade física regular, e para controlar tudo isto é essencial que faça o registo da sua atividade, alimentar e física.

Muitas vezes a comida é vista como uma fuga a certas emoções sentidas no momento, isto é, a maioria das pessoas que possuem peso a mais, geralmente têm alguns problemas psicológicos que lhes faz ingerir uma grande quantidade de comida quando se sentem confusos, tristes ou até nervosos. Geralmente esta situação é encarada com naturalidade, mas quando a pessoa não consegue controlar os seus atos, e a ingestão de comida se torna um ato mecânico, então é sinal que a obesidade estará bastante próxima.

Existem ainda outras causas que podem levar à obesidade, ou simplesmente ao excesso de pesa, como por exemplo: o hipertireoidismo, a síndrome de Cushing, a depressão ou esgotamento ou certos problemas neurológicos que levam a pessoa a mudar de vida completamente. Há ainda alguns medicamentos que têm como efeitos secundários ganhar algum peso, mesmo sem mudar o seu tipo de alimentação ou a quantidade. Nestes casos, é importante que o seu médico de família tenha conhecimento da situação o quanto antes para modificar o medicamento para evitar o excesso de peso.

São muitas as causas da obesidade, embora as mais comuns tenham sido faladas aqui, no entanto é importante referir que nem todos os seres humanos reagem da mesma forma às mesmas situações, por isso nem todos os fatores servem para todo o tipo de pessoas. No caso de ganhar algum peso que não seria normal e com uma enorme dificuldade no emagrecimento, deve contar ao seu médico de família o quanto antes para que o seu diagnóstico seja feito e seja recomendado o melhor tratamento o mais depressa possível.

Consequências

As consequências da obesidade para a saúde incluem distúrbios psicológicos como baixa autoestima e, físicos como as doenças cardíacas. Outras consequências da obesidade para o corpo são:

 Aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2;

 Aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas pelo acumulo de gordura no interior das artérias;

 Hipertensão arterial;

 Acidente vascular cerebral;

 Insuficiência renal;

 Aumento dos triglicerídeos;

 Aumento do colesterol;

 Aumento do risco de desenvolvimento ou agravamento das varizes;

 Desgaste precoce das articulações da coluna, quadris, joelhos e tornozelos devido ao excesso de peso;

 Aumento do risco de desenvolvimento de câncer colo-rectal e câncer da próstata no homem, e câncer de mama, do endométrio, do ovário e das vias biliares, nas mulheres.

Estas consequências surgem porque o corpo humano não consegue lidar com o acumulo de grandes quantidades de gordura e então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com