TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Anatomia

Por:   •  14/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 8

Dentição

- Dente é uma estrutura rígida, com coloração branca, tendendo ao amarelado (geralmente é reflexo de alimentação com pigmentos naturais dos alimentos)

- Os dentes estão implantados nos alvéolos dos ossos (ou dentários) que vão se encontrar no osso incisivo, maxilar e mandíbula, formando um arranjo tecodonte. Vão formar uma arcada dentária.

- Dente não é osso. Não tem a mesma composição celular, não tem os mesmos elementos de interstício. A única coisa que aproxima dente de osso é a decomposição de cálcio.

- Os dentes estão implantados nos alvéolos por um tipo de articulação fibrosa: as gonfoses. Não é uma articulação verdadeira, pois articulação é osso com osso, mas acaba a gonfose se tornando uma articulação por ser dente, uma estrutura rígida.

-  Função dos dentes: em geral, apreensão e maceração dos alimentos, também é órgão de ataque e defesa. Outras funções mais especificas que variam de espécie para espécie: os canídeos vão usa os caninos para se coçar, por exemplo. Essa “apreensão” não é uma função associada com os bovinos, pois eles apreendem o alimento com a língua.

- Todos os animais domésticos têm 2 dentições, decídua e permanente.

Dentição decídua:  é uma dentição “de leite”, é temporária, que vai ser completada com uma dentição permanente.

Os mamíferos são difiodontes, ou seja, tem 2 dentições. E também, são classificados como meterodontes (vários formatos de dente).

  • Incisivo, canino, pré-molar e molar.

O dente permanente já está presente mesmo com o dente decíduo exposto. O botão germinativo já está presente antes mesmo da erupção desse dente.

A medida que o dente permanente se desenvolve, vai ocorrendo a reabsorção dentária do dente decíduo. A raiz dele vai sendo consumida e a coroa acaba caindo.

Partes do dente

- Raiz: é a porção que não dá para ver. É a parte implantada no alvéolo dentário. A quantidade de raiz é variável

                     > Incisivos e caninos tem uma raiz, devido ao seu formato mais alongados; os pré-molares e molares, tem 3 ou 4 raízes, devido aos seus formatos mais extensos, formando uma chamada mesa dentária.

 

- A raiz é revestida por cemento. O cemento é um tecido mais áspero e irregular do dente.

                    > O         que mantem a raiz colada no alvéolo é uma série de ligamentos (tecido fibroso) que necessitam de uma superfície áspera e irregular para haver pontos de fixação, e o cemento com toda sua irregularidade auxilia exatamente nisso.

- Coroa: toda a porção que naturalmente está além da gengiva, é revestida por esmalte dentário (substancia branca, calcificada, resistente, brilhante e acelular.) É uma substancia produzida na formação do dente e uma vez perdida não há mais recuperação.

                   

                        > A superfície dentária menos atritante se deve ao revestimento do esmalte.

- Colo:  é a transição. A porção que fica entre coroa e raiz é o colo dentário. É o principal ponto de fixação entre gengiva ao dente e ao alvéolo.

[pic 1]

- Dentina é o componente mais expressivo. Tem dentina da coroa até a raiz.

- Esmalte:  está presente só na coroa.

- Cemento: está presente só na raiz.

- COROA CLÍNICA x COROA ANATOMICA:

- Existem animais que coroa clínica e coroa anatômica são a mesma coisa. Mas existem animais que a coroa observada no dente é só o início, pois ao observar tem um espaço muito pronunciado penetrado no alvéolo que tem a mesma composição de uma coroa, ou seja, tem um fechamento de esmalte, por exemplo. Então, anatomicamente tem animais que tem a coroa observada externamente que é menor do que ela representa.

- A coroa de um cavalo, a coroa vista externamente, é a coroa clínica, mas se olharmos a composição dentária, a quantidade de espaço de coroa real do animal é muito maior do que a observada (coroa clínica). A coroa real é a coroa anatômica.

> Animais branquidontes (branquidontia): os carnívoros e os primatas são. Tem coroa anatômica baixa. A coroa anatômica e clínica são a mesma coisa nesses animais.

> Animais Braguinatas (braguinatia): é uma situação por indivíduo.  As dentições podem ser alteradas quanto a oclusão, ou seja, o encaixe de uma dentição com a outra, de acordo com o formato de mandíbula. Os animais braguinatas tem a arcada inferior mais aboral do que a superior.

> Animais Prognatas: tem a arcada inferior mais oral.

- A braguinatia e a prognatia são condições anormais, enquanto a hipsodontia e a baquiodontia so normais.

> Herbívoros são anisognatas. Não tem encaixe das arcadas. As dentições se encostam mas fazem movimentos laterais para moer alimentos. Essa formação dentária se dá pelo hábito alimentar. Os músculos mastigatórios permitem os movimentos laterais; também os ramos mais longos da mandíbula tornam os movimentos possíveis e a própria sínfise da mandíbula é mais móvel, permitindo um pequeno deslocamento.

> Carnívoros são isognatas. Há o encaixe de arcada, principalmente pré-molares e molares, formando uma espécie de tesoura em corte. Isso garante uma força da mordida muito grande, além do grande volume muscular massetérico. Eles não tem o deslocamento latero-lateral tão evidenciado, pois a articulação é muito estável, pela formação óssea, pela capsula articular ser mais espessa e resistente e também porque os ramos da mandíbula são menores.

ESTRUTURA DO DENTE:

- Dentina: é o componente mais abundante. Vai estar na coroa, colo e raiz. Ela termina no forame apical do dente (por onde há abertura da raiz, onde penetram vasos e inervação.) Forma o formato principal do dente. É dura e sua composição lembra muito a matriz óssea (tecido rico em colágeno e permite a deposição de cálcio). É oca e vai apresentar uma cavidade dentária preenchida por tecido vivo e bastante ativo, chamado de polpa dentaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (104.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com